A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPACIALIZAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO ANIMAL PELO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE (ITU) Elisa dos Santos Schütz; Sandra Regina Pires de Moraes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPACIALIZAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO ANIMAL PELO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE (ITU) Elisa dos Santos Schütz; Sandra Regina Pires de Moraes."— Transcrição da apresentação:

1 ESPACIALIZAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO ANIMAL PELO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE (ITU)
Elisa dos Santos Schütz; Sandra Regina Pires de Moraes

2 OBJETIVO Espacialização do conforto térmico de bovinos, aves e suínos, pelo índice de temperatura e umidade - ITU, no estado de Goiás.

3 PRODUÇÃO ANIMAL rebanho suíno 32.978.541 cabeças
Brasil 2004- produção carne de ave t rebanho suíno cabeças rebanho bovino cabeças 2005- produção carne de ave t rebanho suíno cabeças rebanho bovino cabeças 2006- produção carne de ave t rebanho suíno cabeças rebanho bovino cabeças Fontes: Embrapa, IBGE

4 PRODUÇÃO ANIMAL Goiás rebanho suíno 1.724.589 cabeças
2004- plantel aves cabeças rebanho suíno cabeças rebanho bovino cabeças 2005- plantel aves cabeças rebanho suíno cabeças rebanho bovino cabeças 2006- plantel aves cabeças rebanho suíno cabeças rebanho bovino cabeças Fontes: Embrapa, IBGE

5 ESTADO DE GOIÁS Localização e extensão territorial
. Região Centro-Oeste . Área ,5 km² Classificação clima Köppen: . tipo- Aw . características- clima quente e úmido, com uma longa estação seca, e precipitações pluviais anuais na ordem de 1600mm.

6 ANIMAL X AMBIENTE = AMBIÊNCIA
O animal exige do meio em que habita condições satisfatórias para que seus processos fisiológicos não sejam afetados negativamente, repercutindo no seu rendimento e na produção de carne, leite, ovos, lã, etc. A ambiência tem o objetivo de minimizar os efeitos adversos dos valores extremos das condições climáticas.

7 CONFORTO TÉRMICO O conceito de conforto térmico, está diretamente relacionado com a questão do microclima (clima interior da instalação), por isso, condições ambientais inadequadas afetam diretamente o desenvolvimento dos animais. As condições de conforto térmico para os animais são fundamentais para que esses expressem suas potencialidades.

8 Temp. corporal / Calor metabólico
Diagrama com as diferentes zonas de conforto, com as condições da temperatura corporal e da produção de calor pelo metabolismo. Temp. corporal / Calor metabólico Letal Temp. Corporal Produção de calor pelo metabolismo A B C D E F Estresse por Frio Estresse por calor Temperatura do ar

9 ÍNDICES PARA AVALIAR CONFORTO ANIMAL
. Elementos climáticos: temperatura ambiental, umidade do ar, precipitação pluvial, radiação solar, ventos. . ITGU – Índice de temperatura do globo negro e umidade . ITU – Índice de temperatura e umidade . ITUV – Índice de temperatura, umidade e velocidade do ar; e outros.

10 ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE
. Simples . Menor número de variáveis - Temperatura - Umidade relativa do ar . Informações meteorológicas disponíveis em estações e em bancos de dados obtidos a partir de imagens de satélite (OLIVEIRA, 2006). . Largamente utilizado . Alta eficiência

11 ESPACIALIZAÇÃO . Previsão de locais adequados para instalação de determinada criação. . Avaliação da influência climática. . Aconselhar tipo de exploração adequada para determinada região. . Recurso para aumentar a eficiência da produção.

12 METODOLOGIA . Dados climatológicos – INMET
. Estimativa temperatura média mensal do ar (Tx) conforme PEREIRA et al. (2002): Tx = a + b.alt + c.lat + d.long em que: a,b,c,d = coeficientes estimados estatisticamente para cada região; alt =altitude(m); lat = latitude(min); long = longitude(min) . ITU calculado de acordo com a equação proposta por BUFFINGTON et al. (1982): ITU = 0,8.Tbs + UR(Tbs-14,3)/ ,3

13 . Espacialização do ITU para o estado de Goiás de acordo com o mês representativo de cada estação do ano. . Programa SURFER ® - ferramenta auxiliar para processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica e consulta a banco de dados espaciais. . Geração de mapas referentes aos meses de janeiro, abril, julho e outubro.

14 - RESULTADOS E DISCUSSÕES
Figura 1- Espacialização do ITU no mês de Janeiro

15 Figura 2 - Espacialização do ITU no mês de Abril

16 Figura 3 - Espacialização do ITU no mês de Julho

17 Figura 4 - Espacialização do ITU no mês de Outubro

18 - De acordo com ARMSTRONG (1994) valores de ITU > 72 representam condições adversas para a produção de leite. - Para exploração de suínos, SAMPAIO et al. (2004) comentam que valores de ITU > 70 não proporcionam conforto térmico.

19 - Para aves de postura, BARBOSA FILHO (2004) considera como ambiente confortável aquele no qual o ITU varia entre 71 e 75 e um ambiente estressante, entre 84 a 87.

20 Para frangos de corte, MORAES & OLIVEIRA (2007) definiram as faixas de conforto:

21 CONCLUSÕES - A espacialização do Estado de Goiás não apresentou valores de ITU nas faixas de perigo ou de extremo perigo, respectivamente, de 78 a 82, e ≥83, situações que são necessárias medidas de segurança que devem ser empreendidas para evitar perdas desastrosas, conforme apresentado por SILVA (2004) e DU PREEZ et al. (1990).

22 - As regiões norte e noroeste do estado de Goiás apresentaram os maiores valores de ITU e são as menos recomendadas para criação de animais (Jan/Abr: ITU > 72; Out: ITU >74).

23 AGRADECIMENTOS . PIBIC/CNPQ como bolsista.
. Profª Drª. Sandra Regina Pires de Moraes pelo apoio e orientação.


Carregar ppt "ESPACIALIZAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO ANIMAL PELO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE (ITU) Elisa dos Santos Schütz; Sandra Regina Pires de Moraes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google