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OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.

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1 OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM

2 Diana Regina Vicente Vivian; e Valeria Maria Bianchini Johann.
AUTORAS: Diana Regina Vicente Vivian; e Valeria Maria Bianchini Johann.

3 OS TEMPOS ESCOLARES PASSAM
A SER PERSPECTIVA DE MUDANÇA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM.

4 MUDAR O TEMPO ESCOLAR... É OUSADIA? É ARRISCAR? OU É APOSTAR NA TRANSFORMAÇÃO?

5 ACREDITAR: NA CAPACIDADE DO EDUCANDO; NO BOM-SENSO E COMPETÊNCIA DE CADA EDUCADOR.

6 ESPAÇO – SALA DE AULA – NÃO ALTERADO
TEMPO – NÃO ALTERADO – SERIAÇÃO

7 REORGANIZAR A ESCOLA; ROMPER COM A RIGIDEZ DE TEMPOS; ÊNFASE NAS FASES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO; AVANÇOS NA APRENDIZAGEM

8 O PROFESSOR: CONHECE AS FASES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO; TEM CLAREZA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM.

9 EM QUE O CONHECIMENTO DAS FASES
DO DESENVOLVIMENTO HUMANO PODERÁ CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E ATÉ QUE PONTO, REALMENTE ESTE CONHECIMENTO PODERÁ VIR A FAZER DIFERENÇA NO PREPARO DAS AULAS E NA ABORDAGEM DOS CONHECIMENTOS A SEREM CONSTRUÍDOS COM OS EDUCANDOS?

10 RECONSTRUÇÃO CURRICULAR A NOVA LDB Nº 9394/96 ABRE
POSSIBILIDADE PARA NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR.

11 ELEMENTOS PARA: PROBLEMATIZAR; AVALIAR; DESAFIAR

12 ORGANIZAÇÃO: QUE RESPEITA: -RITMO -TEMPOS DESAFIA EDUCADORES: COMPROMETIDOS -ACREDITAM

13 HENRI WALLON (1879 – 1962) PLANO DE REFORMA – LONGEVIN – WALLON – TAREFA DE RECONSTRUÇÃO SOCIAL NA PÓS GUERRA E VISAVA A REFORMULAÇÃO DO SISTEMA FRANCÊS DE ENSINO – 1947

14 A MOTIVAÇÃO DE WALLON ERA A
JUSTIÇA SOCIAL. ACREDITAVA QUE: PARA TER UMA SOCIEDADE DIFERENTE DEVERÍAMOS TER UMA ESCOLA DIFERENTE, NÃO MARCADA PELA PRECOCE SELETIVIDADE.

15 IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Piaget – cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer em cada faixa etária; Vigotsky – o desenvolvimento intelectual resulta da relação com o mundo - interação - construção da aprendizagem.

16 A Luz de Piaget e Vigotsky:
Infância; Pré – Adolescência; Adolescência.

17 PEDAGOGIA DIFERENCIADA “DIFERENCIAR É PROPOR A CADA
ALUNO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM E TAREFAS ÓTIMAS PARA ELE”. P. Perrenoud

18 PEDAGOGIA DIFERENCIADA, REQUER:
Atividades contemplando as dificuldades; Olhar atento e diferenciado sobre o processo da aprendizagem; Fase de desenvolvimento para a qual está sendo preparada a atividade; Olhar crítico sobre seu próprio trabalho; Comprometimento com a mudança, no planejamento.

19 CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO
“ Uma pedagogia culturalmente relevante não é então, aquela que restringe o conhecimento formal a ser trabalhado pelo aluno...o que ela propõe é o alargamento do conhecimento formal....apoiando-se na experiência cultural...” Lima,1997

20 “Os ciclos pedagógicos são uma oportunidade não só para
combater o fracasso escolar, mas também para acelerar a profissio- nalização do ofício de professor e as mutações da escola.” (Perrenoud,2001)

21 SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR
“O Espírito de uma pedagogia do sucesso é acabar com os desvios, encontrar algo de positivo em todos, colocar em evidências os progressos de cada um, em vez de seu lugar em uma hierarquia.” Perrenoud, 2001

22 FORMAÇÃO DOCENTE A formação inicial e contínua é uma das molas propulsoras que permite elevar o nível de competência do profissional, pois aumenta seu saber, transforma sua relação com este saber e por fim faz refletir sobre sua prática de trabalho.

23 TRABALHO DE EQUIPE: Acaba com o individualismo; Confiança no grupo; Crescimento pessoal; Divide responsabilidades; Planejamento coletivo; Divide angústias e constrói confiança.

24 METODOLOGIA Caracteriza a pesquisa qualitativa como algo que tem o ambiente natural como fonte direta dos dados e o pesquisador como instrumento chave. (Triviños,1987,p.128)

25 PESQUISA QUALITATIVA:
Valorização da qualidade; Parte de uma situação real; Liberdade e espontaneidade à investigação.

26 RESULTADO DA PESQUISA Os entrevistados ressaltaram: Respeito ao tempo para construção da aprendizagem; A forma como a escola está organizada; Avaliação individual; Aluno autor/construtor do seu conhecimento.

27 Conhecimento das fases do desenvolvimento humano;
Trabalho diferenciado; Maior autonomia; Valorização dos conhecimentos prévios; Ação reflexiva; Trabalho em equipe.

28 Concluímos que é necessário:
investimento financeiro(material didático,número de professores, estrutura física); investimento humano(formação continuada,espaço/tempo para estudos e trocas); Assessoria pedagógica com profissionais especializados.

29 Concluímos ainda que: É necessário contínuo trabalho de reflexão sobre a prática, visando o crescimento pessoal e profissional; A promoção automática é ponto de conflito-nota/poder; Grande desejo de mudança.


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