A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte Romana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte Romana."— Transcrição da apresentação:

1 Arte Romana

2 Contextualização O aparecimento da cidade de Roma foi por volta do ano de 753 a.C. A formação cultural dos romanos foi influenciada principalmente por gregos e etruscos A arte romana assimilou o ideal de beleza dos gregos e a preocupação em expressar a realidade vivida da arte etrusca

3 Arquitetura Os etruscos deixaram como legado aos romanos, o uso do arco e da abóbada nas construções. O arco permitiu ampliar o vão entre uma coluna e outra. No final do século I d.C., Roma já havia superado as influências gregas e etruscas e estava pronta para desenvolver criações artísticas independentes e originais

4 Arcos romanos

5 Aqueduto

6 Abóbada

7 Arquitetura nos templos
Os romanos costumavam construir seus templos num plano mais elevado, de modo que a entrada só era alcançada por uma escadaria, construída diante da fachada principal. Enquanto a arquitetura grega criava edifícios para serem vistos do exterior, a arquitetura romana criava espaços internos mais elaborados. Exemplo são os pórticos e o peristilo.

8 Pórtico Porta ornamentada

9 Peristilo Galeria formada de colunas insuladas em volta de um pátio

10 Teatro Romano Graças ao uso do arco e abóboda, os romanos construíram os anfiteatros Abrigavam muitos espectadores Mudaram significativamente a planta do teatro grego Uso de ordem de arcos sobrepostas, abrigavam o público em espaços estilo auditório Com essa mudança, não precisavam assentar o público nas encostas dos morros, como os gregos.

11 Coliseu

12 Coliseu - Interior

13 Escultura Representação de pessoas, e não de um ideal de beleza humana
Esculturas realistas podem ser observadas nas estátuas dos imperadores e nos relevos de monumentos comemorativos

14 Imperador Romano

15 Relevo Romano

16 Pintura Maior parte das pinturas que conhecemos provém das cidades de Pompéia e Herculano, soterradas pela erupção do vulcão Vesúvio, em 79 d.C., cujas ruínas foram descobertas no século XVIII. Nas pinturas feitas nas partes internas dos edifícios, criavam a ilusão de janelas abertas, por onde se viam animais e pessoas. São grandes pinturas murais. Mosaico: figuras humanas e domínio do uso da cor.

17 Pintura mural

18 Mosaico


Carregar ppt "Arte Romana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google