A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Budismo Disciplina: Educação Moral Religiosa Católica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Budismo Disciplina: Educação Moral Religiosa Católica"— Transcrição da apresentação:

1 Budismo Disciplina: Educação Moral Religiosa Católica
Trabalho orientado pelo professor: José António Ano Lectivo: 2010/2011 Trabalho realizado por: Ana Rita Alves nº3 Joana Vieira nº 9

2 Origens O Budismo formou-se no nordeste da Índia, entre o século VI a.C. e o século IV a.C.. A antiga religiosidade bramânica, centrada no sacrifício de animais, era questionada por vários grupos religiosos, que geralmente orbitavam em torno de um mestre. Um desses mestres religiosos foi Siddhartha Gautama, o Buda.

3 Fundador Siddhartha Gautama

4 Expansão do budismo

5 Geografia Apesar do Budismo ter como centro inicial e principal a Índia, rapidamente se expandiu para outras áreas no Extremo Oriente, sendo que existem vários outros locais e países onde esta religião é praticada, entre os quais: China; Mongólia; Camboja; Indonésia; Japão; Coreia do Norte; Tibete; Nepal ; Afeganistão e Sião.

6 Símbolo O símbolo do Budismo é a Roda da Lei, ou Roda de Dharma.

7 Significado do Símbolo
Esta roda é uma espécie de leme com oito pontos que representa o movimento cíclico do tempo. As duas hastes em cruz indicam as “Quatro Verdades”; as duas hastes na diagonal completam as oito pontas e indicam o “Caminho das Oito Vias”.

8 O seu Deus : Buda

9 “Líder” do Budismo Dalai Lama

10 Principais Fundamentos
O Budismo baseia-se em quatro nobres verdades pregadas por Sidarta Gautama: A vida é sofrimento, insatisfação, mal-estar, frustração e imperfeição, tanto do ponto de vista físico como emocional e mental. As causas do sofrimento são a ignorância (desconhecimento da unidade do eu e do mundo), que leva à separação entre o sujeito e tudo o que o rodeia e ao egocentrismo do desejo possessivo e da aversão.

11 A solução só se encontra na cessão do sofrimento (nirvana) pela negação das suas causas.
A via que leva à cessação do sofrimento tem três aspectos: A ética ( não prejudicar nenhum ser vivo e agir para o bem de todos); A meditação (libertar a mente de tudo o que for negativo e cultivar estados mentais positivos como o amor e a compaixão); A Sabedoria ( o conhecimento de que todas as coisas são ilusórias e não podem satisfazer o ser humano; pôr a sua vida ao serviço da libertação dos outros seres).

12 A via da libertação realiza-se, na prática, através do Óctulo Caminho.
Este Óctulo Caminho, mostra, como já foi dito que uma pessoa pode tornar-se altruísta, livre e sem sofrimento através de oito práticas fundamentais: Compreensão Correcta Pensamento Correcto Fala Correcta Acção Correcta Meio de Vida Correcto Atenção Correcta Meditação Correcta Visão Correcta

13

14 Textos Sagrados Pelo facto de Buda não ter deixado quaisquer escritos, todos os textos considerados sagrados estão contidos na colectânea Sutta Pitaka , organizada pelos seus seguidores e passados a escrito em língua Pali , por volta do ano 100 a .C., onde estão reunidas mais de suttas , que as diversas correntes e tendências entendem ter sido os ensinamentos.

15 Ritos e Costumes Preces Prostração Oferendas Esmolas Perambulação
Ritos Fúnebres

16 Principais Festividades
A festa do aniversário do nascimento de Buda Entre Abril e Maio A festa do aniversário da iluminação Buda * 8 de Dezembro A festa do aniversário do nirvana do Buda 15 de Março * Os Budistas acreditam que as suas acções valem mais neste dia do que nos restantes sendo que as suas acções são cem mil vezes mais poderosas neste dia.

17 (“dias para a purificação da mente poluída”)
Festa do Higan Celebra-se duas vezes por ano, nos equinócios da Primavera e do Outono, em que o dia e a noite têm igual duração. Dias de Uposatha (“dias para a purificação da mente poluída”) Não existe uma data fixa para estes dias, sendo que é da responsabilidade de cada corrente ou escola budista escolher o seu calendário. Normalmente há quatro dias de Uposatha por mês.

18 Lugares e Templos sagrados
Templo Budista Mahabodhi, Bodhgaya, Índia No Nepal, localiza-se um dos mais importantes locais de peregrinação budista: Lumbini, a cidade natal de Buda.

19 Kusinagara, local onde Buda morreu e foi cremado.
Indonésia, local onde se situa o maior Templo Budista do mundo - Borobodur. Kusinagara, local onde Buda morreu e foi cremado. Cidade onde Dalai Lama nasceu

20 Mapa dos principais locais sagrados
Na Índia

21 Lugares com monumentos budistas importantes
No Extremo Oriente Lugares com monumentos budistas importantes

22 Budismo no Mundo – nº de crentes
Budismo - com cerca de de praticantes ocupa o quinto lugar da lista das 10 religiões com o maior nº de crentes.

23 Shantideva, mestre budista do século VIII
Enquanto existir o espaço Enquanto aí existirem seres Possa eu também permanecer Para dissipar a dor no mundo Shantideva, mestre budista do século VIII

24 Bibliografia de : Imagens

25 Bibliografia de : Texto
Portugal, F. A. (2010). Horizontes de Esperança 9ºano Educação Moral Religiosa Católica. Lisboa: Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã. Navarro, F. (2005). História Universal 7 A Origem das Grandes Religiões. Lisboa: Salvat.


Carregar ppt "Budismo Disciplina: Educação Moral Religiosa Católica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google