A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indicadores de desenvolvimento e de bem-estar e qualidade de vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indicadores de desenvolvimento e de bem-estar e qualidade de vida"— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores de desenvolvimento e de bem-estar e qualidade de vida
FOME ALIMENTAÇÃO - Consumo de calorias CARÊNCIAS DE NUTRIENTES EXCESSOS DE NUTRIENTES

2 A fome Carência absoluta de alimentos, quer em termos quantitativos, quer em termos qualitativos; É um dos graves problemas dos PVD’s; Há no mundo um profundo desequilíbrio entre produção alimentar, crescimento demográfico e consumo de calorias;

3 Países em vias de desenvolvimento
Países Desenvolvidos Países em vias de desenvolvimento O crescimento demográfico é inferior ao aumento da produção alimentar; Consumo de calorias por habitante ultrapassa normalmente as 3000 calorias. A produção alimentar é inferior às necessidades crescentes da população que não pára de aumentar; Consumo de calorias bastante inferior às necessidades humanas.

4 Cenários da fome no mundo

5 Alimentação É a necessidade básica primordial;
Os recursos alimentares existentes encontram-se distribuídos irregularmente a nível mundial; Sobrenutrição; Subnutrição;

6 Subnutrição 150 milhões de crianças sofrem de subnutrição nos PVD’s, de acordo com a UNICEF; Quem apresenta maior risco de subnutrição ?

7 Quem apresenta maior risco de subnutrição ?
Crianças com pouco apetite; Adolescentes; Idosos; Pessoas que cumprem dietas rigorosas por muito tempo; Vegetarianos; Pessoas dependentes do álcool.

8 População cronicamente mal alimentada ( % )

9 As necessidades alimentares dos PVD’s

10 Sobrenutrição Excesso de ingestão de calorias num regime alimentar;
Verifica-se sobretudo nos países desenvolvidos;

11 Obesidade Caracteriza-se por uma acumulação excessiva de gorduras no organismo; Afecta milhões de pessoas em todo o mundo principalmente nos PD’s; Pode causar sérios problemas de saúde, além das várias doenças que lhe estão associadas, nomeadamente doenças cardiovasculares; Causas da obesidade; Como identificar a obesidade.

12 Como identificar a obesidade ?
Considera-se que 30% de excesso de peso acima do ideal como sendo obesidade. São excepções a esta regra casos como os desportistas muito musculados.

13 Causas da obesidade As causas do aparecimento da obesidade são múltiplas, sendo a mais frequente o facto de a quantidade de calorias “ingeridas” pelo individuo ser superior às calorias por ele dispensadas. O excesso de calorias transforma-se em tecido adiposo, isto é, em gordura. A obesidade traduz-se num excesso de peso em relação ao peso ideal.

14 Consequências da carência de nutrientes

15 Consequências do excesso de nutrientes

16 FIM Trabalho elaborado por um grupo de alunos


Carregar ppt "Indicadores de desenvolvimento e de bem-estar e qualidade de vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google