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1 Implementação Estratégica Cap. 13 Cap. 13 Entrepreneurship Cap. 11 Cap. 11 Estrutura e Controlos e Controlos Organizacionais Cap. 10 Cap. 10 Governance.

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1 1 Implementação Estratégica Cap. 13 Cap. 13 Entrepreneurship Cap. 11 Cap. 11 Estrutura e Controlos e Controlos Organizacionais Cap. 10 Cap. 10 Governance Cap. 12 Cap. 12 Liderança Estratégica Formulação Estratégica Competitividade Resultados acima da média acima da média Desígnio Estratégico Desígnio Estratégico Missão Estratégica Missão Estratégica Cap. 2 Cap. 2 O Contexto O Contexto Externo Cap. 2 Cap. 2 O Contexto O Contexto Interno Processo de Gestão Estratégica Feedback Inputs Estratégicos Acções Estratégicas Outputs Estratégicos Cap. 6 Cap. 6 Estratégia Global (Corporate) Capítulo 9 Capítulo 9 Estratégia Relacional Cap. 5 Cap. 5 Rivalidade e Dinâmica e Dinâmica Competitiva Capítulo 8 Capítulo 8 Estratégia Internacional Cap. 4 Cap. 4 Estratégia de Negócio de Negócio (Business) Capítulo 7 Capítulo 7 Estratégias de Estratégias de Aquisição e Aquisição e Restruturação

2 2 1Estratégia ditada pelo contexto externo (que oportunidades existem?) 2A empresa desenvolve as competências exigidas pelo contexto externo (o que pode a empresa fazer face às oportunidades?) Geral Geral Contexto Contexto Global Tecnológico Económico Sócio-cultural Político/Legal Demográfico 1. Contexto Externo Contexto Industrial Contexto Concorrencial Modelo I/O de Resultados Acima da Média

3 3 Modelo de Organização Industrial Modelo I/O de Resultados Acima da Média 1Estudo do ambiente externo, especialmente o contexto industrial: economias de escalaeconomias de escala barreiras à entradabarreiras à entrada diversificaçãodiversificação diferenciação de produtodiferenciação de produto grau de concentração na indústriagrau de concentração na indústria O Contexto Externo

4 4 Modelo I/O de Resultados Acima da Média 2Identificar uma indústria atractiva com um elevado potencial de obtenção de resultados acima da média Indústria atractiva: a que possui características estruturais que sugerem a obtenção de resultados acima da média Modelo de Organização Industrial O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva

5 5 Modelo I/O de Resultados Acima da Média 3Identificar a estratégia adequada à obtenção de resultados acima da média Formulação estratégica: escolha da estratégia que permite a obtenção de resultados acima da média numa dada indústria Modelo de Organização Industrial O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Formulação Estratégica

6 6 Modelo I/O de Resultados Acima da Média 4Desenvolver ou adquirir as competências necessárias à implementação da estratégia Activos e competências: os necessários à implementação da estratégia seleccionada Modelo de Organização Industrial O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Formulação Estratégica Activos e Competências

7 7 O Modelo I/O de Resultados Acima da Média 5 Utilizar os pontos fortes da empresa (os activos e competências desenvolvidos ou adquiridos) para implementar a estratégia Implementação estratégica: seleccionar as acções estratégicas relacionadas com a implementação eficaz da estratégia escolhida Modelo de Organização Industrial O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Formulação Estratégica Activos e Competências Implementação Estratégica

8 8 Modelo I/O de Resultados Acima da Média Modelo de Organização Industrial O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Formulação Estratégica Activos e Competências Implementação Estratégica Desempenho superior Desempenho superior: obtenção de resultados acima da média

9 9 Os 4 Atributos dos Recursos e das Competências (Vantagem Competitiva) A empresa está adequadamente organizada para optimizar os recursos internos e transformá-los em vantagem competitiva Valiosos Permitem à empresa explorar oportunidades ou neutralizar ameaças do contexto externo Raros Possuídos por poucos, ou nenhum, dos actuais e potenciais concorrentes Difíceis de imitar Quando a concorrência não os pode obter ou obtém-nos a um custo superior Insubstituíveis Recursos e Competências

10 10 Core Competencies Os Recursos e as Competências que possuirem os 4 critérios transformam-se em: Valiosos Raros Difíceis de imitar Insubstituíveis Competências Nucleares Recursos e Competências

11 11 Competências Nucleares são a base de: Vantagem competitiva Competitividade Capacidade para gerar lucros acima da média Competências Nucleares

12 12 Desígnio e Missão Estratégica Desígnio Estratégico Desígnio Estratégico Vencer batalhas competitivas através da alavancagem dos recursos internos, das competências e das competências nucleares Vencer batalhas competitivas através da alavancagem dos recursos internos, das competências e das competências nucleares Missão Estratégica Missão Estratégica A concretização do desígnio estratégico em termos de produtos e mercados A concretização do desígnio estratégico em termos de produtos e mercados

13 13 Groups who are affected by a firms performance and who have claims on its wealth A empresa deve manter um bom desempenho por forma a garantir a participação dos principais stakeholders A Empresa e os seus Grupos de Interesses (stakeholders) Stakeholders

14 14 Financiadores A Empresa e os seus Grupos de Interesses AccionistasOutros BancosBancos FornecedoresFornecedores Capitais diversosCapitais diversos Stakeholders

15 15 Financiadores Grupos externos A Empresa e os seus Grupos de Interesses ClientesFornecedores Comunidades locais Sindicatos Stakeholders

16 16 Financiadores Grupos externos Grupos internos A Empresa e os seus Grupos de Interesses EmpregadosGestoresOutros Stakeholders

17 17 Envolvimento dos Grupos de Interesses Como repartir os resultados entre os stakeholders? Como aumentar os resultados por forma a todos poderem beneficiar? Financiadores Externos Internos


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