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1 Strategy Implementation Chapter 13 Chapter 13 Strategic Entrepreneurship Chapter 11 Chapter 11 Organizational Structure and Structure and Controls Chapter.

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Apresentação em tema: "1 Strategy Implementation Chapter 13 Chapter 13 Strategic Entrepreneurship Chapter 11 Chapter 11 Organizational Structure and Structure and Controls Chapter."— Transcrição da apresentação:

1 1 Strategy Implementation Chapter 13 Chapter 13 Strategic Entrepreneurship Chapter 11 Chapter 11 Organizational Structure and Structure and Controls Chapter 10 Chapter 10 Corporate Governance Chapter 12 Chapter 12 Strategic Leadership Strategy Formulation Chapter 6 Chapter 6 Corporate- Level Strategy Level Strategy Chapter 9 Chapter 9 Cooperative Strategy Chapter 5 Chapter 5 Competitive Rivalry Competitive Rivalry and Competitive and Competitive Dynamics Chapter 8 Chapter 8 International Strategy Chapter 4 Chapter 4 Business-Level Strategy Chapter 7 Chapter 7 Acquisition and Acquisition and Restructuring Strategies Strategic Competitiveness Above-Average Returns Desígnio e Desígnio e Missão Estratégica Missão Estratégica Capítulo 2 Capítulo 2 O Contexto O Contexto Externo Chapter 3 Chapter 3 The Internal The Internal Environment O Processo de Gestão Estratégica Feedback Inputs estratégicos Strategic Actions Strategic Outcomes

2 2 Geral Contexto Geral Contexto Geral Contexto Sócio-cultural Global Tecnológico Político/Legal Demográfico Económico O Contexto Externo Contexto industrial Ameaça novos entrantes Poder dos fornecedores Poder dos clientes Ameaça produtos subst. Grau de rivalidade Contexto concorrencial

3 3 Análise do Contexto Externo Um processo contínuo que inclui: l Scanning: Identificar sinais, tendências e mudanças de contexto l Monitorização: Interpretar os dados através de uma prática continuada de observação das mudanças e tendências do mercado l Previsão: Desenvolver projecções de resultados baseadas na antecipação de mudanças e tendências no mercado l Avaliação: Identificar o timing e a importância das mudanças e tendências do contexto geral sobre a estratégia e a gestão da empresa

4 4 Análise do Contexto Externo Desígnio Estratégico Desígnio Estratégico Missão Estratégica Missão Estratégica The External The External Environment Análise do contexto geral Análise do contexto industrial Análise da concorrência Contexto Externo

5 5 Contexto Geral Aspectos sócio-culturais Aspectos sócio-culturais Mão-de-obra feminina Mão-de-obra feminina Diversidade da mão-de-obra Diversidade da mão-de-obra Atitudes sobre a vida profissional Atitudes sobre a vida profissional Preocupações ambientais Preocupações ambientais Mudanças nas escolhas de carreira profissional Mudanças nas escolhas de carreira profissional Mudanças nos critérios de escolha de produtos e serviços Mudanças nos critérios de escolha de produtos e serviços

6 6 Aspectos económicos Aspectos económicos Contexto Geral Estrutura e conjuntura económica Estrutura e conjuntura económica Taxa de inflação Taxa de inflação Taxa de juro Taxa de juro Orçamento de Estado Orçamento de Estado Taxa de poupança Taxa de poupança Balança comercial Balança comercial PIB PIB

7 7 Contexto Geral Aspectos político-legais Aspectos político-legais Regulação e regulamentação Regulação e regulamentação Legislação da concorrência Legislação da concorrência Fiscalidade Fiscalidade Leis laborais Leis laborais Políticas de formação profissional Políticas de formação profissional

8 8 Contexto Geral Aspectos tecnológicos Aspectos tecnológicos Inovação industrial e de produto Inovação industrial e de produto Aplicação de conhecimentos Aplicação de conhecimentos Eficiência e enfoque dos gastos públicos e privados em I&D Eficiência e enfoque dos gastos públicos e privados em I&D Novas tecnologias de informação e comunicação Novas tecnologias de informação e comunicação

9 9 Contexto Geral Aspectos globais Aspectos globais Acontecimentos políticos Acontecimentos políticos Mercados críticos Mercados críticos Novos países industrializados Novos países industrializados Diferenças culturais e institucionais Diferenças culturais e institucionais

10 10 Contexto Geral Aspectos demográficos Aspectos demográficos População População Estrutura etária Estrutura etária Distribuição geográfica Distribuição geográfica Diversidade étnica Diversidade étnica Distribuição de rendimentos Distribuição de rendimentos

11 11 Contexto Industrial Um conjunto de factores que influencia directamente a empresa e a sua acção estratégica e concorrencial. Um conjunto de factores que influencia directamente a empresa e a sua acção estratégica e concorrencial. A interacção entre esses factores determina o grau de intensidade concorrencial na indústria e o seu potencial de rendibilidade. A interacção entre esses factores determina o grau de intensidade concorrencial na indústria e o seu potencial de rendibilidade. Ameaça de novos entrantes Ameaça de novos entrantes Poder de negociação dos fornecedores Poder de negociação dos fornecedores Poder de negociação dos compradores Poder de negociação dos compradores Ameaça de produtos substitutos Ameaça de produtos substitutos Grau de rivalidade na indústria Grau de rivalidade na indústria

12 12 Análise da Concorrência Identificar os concorrentes actuais e potenciais. Identificar os concorrentes actuais e potenciais. Analisar as práticas da concorrência. Analisar as práticas da concorrência. Reconhecer que os fornecedores e os clientes podem tornar-se concorrentes. Reconhecer que os fornecedores e os clientes podem tornar-se concorrentes. Identificar os potenciais produtos substitutos e novos concorrentes. Identificar os potenciais produtos substitutos e novos concorrentes.

13 13 Ameaça de novos entrantes entrantes Poder de Negociação dos Fornecedorees Poder de Negociação dos Compradores Ameaça de Produtos Substitutos Grau de rivalidade As 5 Forças Competitivas de Porter Grau de intensidade concorrencial

14 14 Grupos Estratégicos Grupo Estratégico: grupo de empresas de uma mesma indústria que segue uma estratégia igual ou idêntica. Nas suas dimensões principais (missão e recursos), as empresas de um mesmo grupo estratégico pautam-se por acções idênticas. Grupos estratégicos distintos seguem orientações estratégicas diferenciadas.

15 15 Contexto concorrencial Intelligence competitivo é a actividade de colecção da informação relevante sobre o mercado e os objectivos, estratégias, pressupostos e competências da concorrência. O que norteia a concorrência – objectivos futuros O que norteia a concorrência – objectivos futuros O que a concorrência está a fazer – estratégia actual O que a concorrência está a fazer – estratégia actual O que a aconcorrência crê sobre si própria e sobre a indústria – pressupostos O que a aconcorrência crê sobre si própria e sobre a indústria – pressupostos O que a concorrência pode ser capaz de fazer - competências O que a concorrência pode ser capaz de fazer - competências


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