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O Processo de Gestão Estratégica
Capítulo 2 O Contexto Externo Desígnio e Missão Estratégica Inputs estratégicos Chapter 3 The Internal Environment Strategy Formulation Strategy Implementation Chapter 4 Business-Level Strategy Chapter 5 Competitive Rivalry and Competitive Dynamics Chapter 6 Corporate- Level Strategy Chapter 10 Corporate Governance Chapter 11 Organizational Structure and Controls Strategic Actions Chapter 7 Acquisition and Restructuring Strategies Chapter 8 International Strategy Chapter 9 Cooperative Strategy Chapter 12 Strategic Leadership Chapter 13 Strategic Entrepreneurship Strategic Competitiveness Above-Average Returns Strategic Outcomes Feedback
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Contexto concorrencial
O Contexto Externo Contexto Sócio-cultural Geral Geral Contexto industrial Ameaça novos entrantes Poder dos fornecedores Poder dos clientes Ameaça produtos subst. Grau de rivalidade Demográfico Económico Global Político/Legal Contexto concorrencial Contexto Contexto Tecnológico Geral
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Análise do Contexto Externo
Um processo contínuo que inclui: “Scanning”: Identificar sinais, tendências e mudanças de contexto Monitorização: Interpretar os dados através de uma prática continuada de observação das mudanças e tendências do mercado Previsão: Desenvolver projecções de resultados baseadas na antecipação de mudanças e tendências no mercado Avaliação: Identificar o timing e a importância das mudanças e tendências do contexto geral sobre a estratégia e a gestão da empresa
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Análise do Contexto Externo
Análise do contexto geral Análise do contexto industrial Análise da concorrência Contexto Externo The External Environment Desígnio Estratégico Missão Estratégica
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Contexto Geral Aspectos sócio-culturais Mão-de-obra feminina
Diversidade da mão-de-obra Atitudes sobre a vida profissional Preocupações ambientais Mudanças nas escolhas de carreira profissional Mudanças nos critérios de escolha de produtos e serviços
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Contexto Geral Aspectos económicos Estrutura e conjuntura económica
Taxa de inflação Taxa de juro Orçamento de Estado Taxa de poupança Balança comercial PIB
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Contexto Geral Aspectos político-legais Regulação e regulamentação
Legislação da concorrência Fiscalidade Leis laborais Políticas de formação profissional
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Contexto Geral Aspectos tecnológicos Inovação industrial e de produto
Aplicação de conhecimentos Eficiência e enfoque dos gastos públicos e privados em I&D Novas tecnologias de informação e comunicação
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Contexto Geral Aspectos globais Acontecimentos políticos
Mercados críticos Novos países industrializados Diferenças culturais e institucionais
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Contexto Geral Aspectos demográficos População Estrutura etária
Distribuição geográfica Diversidade étnica Distribuição de rendimentos
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Contexto Industrial Um conjunto de factores que influencia directamente a empresa e a sua acção estratégica e concorrencial. A interacção entre esses factores determina o grau de intensidade concorrencial na indústria e o seu potencial de rendibilidade. Ameaça de novos entrantes Poder de negociação dos fornecedores Poder de negociação dos compradores Ameaça de produtos substitutos Grau de rivalidade na indústria
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Análise da Concorrência
Identificar os concorrentes actuais e potenciais. Analisar as práticas da concorrência. Reconhecer que os fornecedores e os clientes podem tornar-se concorrentes. Identificar os potenciais produtos substitutos e novos concorrentes.
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As 5 Forças Competitivas de Porter
Grau de intensidade concorrencial Ameaça de novos entrantes Grau de rivalidade Ameaça de Produtos Substitutos Poder de Negociação dos Fornecedorees Poder de Negociação dos Compradores
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Grupos Estratégicos Grupo Estratégico: grupo de empresas de uma mesma indústria que segue uma estratégia igual ou idêntica. Nas suas dimensões principais (missão e recursos), as empresas de um mesmo grupo estratégico pautam-se por acções idênticas. Grupos estratégicos distintos seguem orientações estratégicas diferenciadas.
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Contexto concorrencial
“Intelligence” competitivo é a actividade de colecção da informação relevante sobre o mercado e os objectivos, estratégias, pressupostos e competências da concorrência. O que norteia a concorrência – objectivos futuros O que a concorrência está a fazer – estratégia actual O que a aconcorrência crê sobre si própria e sobre a indústria – pressupostos O que a concorrência pode ser capaz de fazer - competências
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