A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

12. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "12. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO"— Transcrição da apresentação:

1 12. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO

2 ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO
Declínio absoluto em vendas unitárias no decorrer de um período constante (perspectiva ML Prazo) Estratégia geral de “colheita” revela-se demasiado simplista Grande diversidade de situações concretas: Algumas indústrias amadurecem com dignidade, outras caracterizam-se por lutas acirradas, por pesados prejuízos operacionais

3 FACTORES ESTRUTURAIS DA CONCORRÊNCIA EM FASE DE DECLÍNIO
Incerteza da evolução da procura: Algumas empresas podem acreditar na revitalização,outras no declínio constante, outra no declínio acelerado Índice e padrão do declínio Estrutura dos grupos remanescentes de procura

4 ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO
Causas do declínio Substituição tecnológica Demografia Mudanças nas necessidades

5 ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO
Barreiras de saída Activos duráveis e especializados Custos fixos de saída elevados Barreiras de saída estratégicas: Interrelação com outros negócios Acesso aos mercados financeiros Integração vertical Barreiras psicológicas Barreiras governamentais ou sociais

6 ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO
Instabilidade da rivalidade A guerra é mais intensa se: O produto é considerado uma mercadoria de uso generalizado (ex. farinha) Os custos fixos são altos (ex: acetileno) Muitas empresas estão presas por barreiras de saída (ex: aglomerados de madeira) Os poderes relativos das empresas remanescentes são equilibrados ou são desconhecidos A instabilidade da rivalidade pode ser acentuada pelos fornecedores e pelos canais de distribuição

7 ALTERNATIVAS ESTRATÉGICAS NO DECLÍNIO
Liderança: buscar uma posição de liderança em termos de quota de mercado Nicho: criar ou defender uma posição firme em um segmento particular Colheita: conduzir um desinvestimento controlado tirando proveito dos pontos fortes Desactivação rápida: liquidar o investimento o mais breve possível, de preferência antes da manifestação do declínio Redefinição do negócio (inovação, dando origem a novas indústrias emergentes)

8 ESCOLHA DE UMA ESTRATÉGIA PARA O DECLÍNIO
Será que a estrutura da indústria conduz a uma fase de declínio hospitaleira? Quais as barreiras de saída enfrentadas por cada concorrente importante? Quem sairá rapidamente e quem continuará? Das empresas que permanecem, quais os seus poderes relativos face aos grupos de procura que irão permanecer na indústria? Quais as barreiras de saída enfrentadas pela empresa? Quais os poderes da empresa frente aos grupos de procura remanescentes? Existe a possibilidade de redifinição do negócio?

9 ARMADILHAS E PREPARAÇÃO PARA O DECLÍNIO
Incapacidade de reconhecer o declínio Uma guerra de atrito Colheita sem poderes definidos Preparação para o declínio: Minimizar os investimentos Dar ênfase estratégica aos segmentos de mercado que serão favoráveis Criar custos de mudança nestes segmentos


Carregar ppt "12. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google