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11. INDÚSTRIA EM TRANSIÇÃO PARA A MATURIDADE. 11.2 INDÚSTRIA EM TRANSIÇÃO PARA A MATURIDADE Maturidade não ocorre em um ponto fixo no desenvolvimento.

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1 11. INDÚSTRIA EM TRANSIÇÃO PARA A MATURIDADE

2 11.2 INDÚSTRIA EM TRANSIÇÃO PARA A MATURIDADE Maturidade não ocorre em um ponto fixo no desenvolvimento de uma indústria, podendo ser retardada por inovações ou outros eventos Indústrias podem passar por mais de uma transição para a maturidade

3 11.3 MUDANÇAS NA INDÚSTRIA DURANTE A TRANSIÇÃO Crescimento lento significa uma maior concorrência por parcela de mercado Os compradores são cada vez mais experientes e repetidos Maior ênfase no custo e no serviço Excesso de capacidade instalada Alterações nos métodos tradicionais (produção, marketing, distribuição, vendas e desenvolvimento) ocasionadas por uma maior concorrência

4 11.4 MUDANÇAS NA INDÚSTRIA DURANTE A TRANSIÇÃO (cont.) A obtenção de novos produtos e novas aplicações é mais difícil A concorrência internacional aumenta Lucros diminuem, às vezes temporariamente, outras permanentemente As margens dos revendedores caem, mas o seu poder aumenta

5 11.5 IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DA TRANSIÇÃO As mudanças geralmente representam alterações na estrutura básica da indústria Mudança estrutural ----» resposta estratégica A maturidade geralmente expõe as falhas estratégicas O dilema estratégico torna-se mais agudo pela maturidade: Liderança no custo total versus Diferenciação, todos os segmentos versus Enfoque

6 11.6 IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DA TRANSIÇÃO Análise de custo sofisticada, para: Racionalizar o mix de produtos Fixar correctamente os preços Aumento da importância relativa das inovações nos processos Ênfase num maior volume de compras pelos compradores existentes ----» pode ser menos onerosa do que a batalha por novos clientes Comprar activos baratos / Oportunidades para Fusões e Aquisições

7 11.7 IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DA TRANSIÇÃO (Cont.) Escolher a curva de custos adequada Entrar na concorrência internacional onde a indústria tem uma estrutura mais favorável Evitar as armadilhas estratégicas Ficar no meio termo Investir por uma maior parcela de mercado Desistir com demasiada facilidade de quota de mercado em favor de lucros de curto prazo Reacção irracional à concorrência de preços ou a mudanças nas práticas da indústria Ênfase excessiva dada a processos novos Apegar-se à qualidade superior Excesso de capacidade ameaçadora

8 11.8 IMPLICAÇÕES ORGANIZACIONAIS DA MATURIDADE Maiores problemas para a gestão: Expectativas mais reduzidas quanto ao desempenho financeiro Necessidade de uma maior disciplina na implementação da estratégia Necessidade de encontrar novas formas de motivar e recompensar o pessoal Maior atenção à dimensão humana Recentralização de funções Novas qualificações para a Direcção do Negócio


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