A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise da Indústria e da Concorrência Prof. Dr. Eduardo Catroga Prof. Dr. Luís Nazaré MBA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise da Indústria e da Concorrência Prof. Dr. Eduardo Catroga Prof. Dr. Luís Nazaré MBA."— Transcrição da apresentação:

1 Análise da Indústria e da Concorrência Prof. Dr. Eduardo Catroga Prof. Dr. Luís Nazaré MBA

2 1. INTRODUÇÃO

3 INTRODUÇÃO 1. 3 Inter relações Estratégia empresarial O que é? Escolher em que negócios investir Explorar inter-relações entre os negócios CORPORATE STRATEGY Posicionamento na indústria com o objectivo de uma performance sustentada de nível superior BUSINESS UNITY STRATEGY Inter relações

4 INTRODUÇÃO 1. 4 Estratégia Competitiva Revisão: Método clássico para a formulação de estratégia. Como a empresa irá competir: quais as suas objectivos e quais as políticas para alcançá-las Combinação dos fins (objectivos) que a empresa busca e dos meios (políticas) pelos que procura atingi-los (gráfico: A Roda da Estratégia Competitiva)

5 INTRODUÇÃO 1. 5 A Roda da Estratégia Competitiva Objectivos Produção

6 INTRODUÇÃO 1. 6 Estratégia Competitiva Revisão: Método clássico para a formulação de estratégia; Factores Internos: Pontos fortes e pontos fracos; valores pessoais dos principais implementadores; Factores Externos: Ameaças e oportunidades da indústria; expectativas mais amplas da sociedade;

7 INTRODUÇÃO 1. 7 Contexto onde a Estratégia Competitiva é formulada Pontos Fortes e Pontos Fracos da Empresa Factores Externos à Empresa Factores Internos à Empresa

8 INTRODUÇÃO 1. 8 Processo para a formulação de uma Estratégia Competitiva A. O que está a empresa a realizar presentemente? 1. Identificação Qual a estratégia corrente implícita ou explícita? 2. Pressupostos Implícitos Que pressupostos sobre a posição relativa, os pontos fortes e os pontos fracos da empresa, a concorrência e as tendências da indústria devem ser feitas para que a estratégia corrente faça sentido?

9 INTRODUÇÃO 1. 9 B. O que está a ocorrer no meio ambiente? 1. Análise da Indústria Quais os factores básicos para o sucesso competitivo e as ameaças e as oportunidades para a indústria? 2. Análise da Concorrência Quais as capacidades e as limitações dos concorrentes existentes e potenciais e seus principais movimentos futuros? 3. Análise da Sociedade Que factores políticos, sociais, governamentais importantes representarão ameaças ou oportunidades? 4. Pontos Fortes e Pontos Fracos Dada uma análise da indústria e da concorrência, quais os pontos fortes e os pontos fracos da empresa em relação aos concorrentes presentes e futuros? Processo para a formulação de uma Estratégia Competitiva

10 INTRODUÇÃO C. O que deveria a Empresa estar a fazer? 1. Testes de Pressupostos e Estratégia De que forma os pressupostos ligados à estratégia corrente podem ser comparados à análise em B, acima? De que modo a estratégia satisfaz os testes de coerência? 2. Alternativas Estratégicas Quais as alternativas estratégicas viáveis face à análise acima? (A estratégia corrente é uma delas?) 3. Escolha Estratégica Que alternativa faz uma melhor relação entre a situação da companhia e as ameaças e oportunidades externas? Processo para a formulação de uma Estratégia Competitiva


Carregar ppt "Análise da Indústria e da Concorrência Prof. Dr. Eduardo Catroga Prof. Dr. Luís Nazaré MBA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google