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©2003 Southwestern Publishing Company 1 Estratégias de Aquisição e Restruturação Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Capítulo 7.

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1 ©2003 Southwestern Publishing Company 1 Estratégias de Aquisição e Restruturação Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Capítulo 7

2 2 Strategy Implementation Chapter 11 Chapter 11 Organizational Structure and Structure and Controls Chapter 10 Chapter 10 Corporate Governance Chapter 12 Chapter 12 Strategic Leadership Formulação Estratégica Strategic Competitiveness Above-Average Returns Desígnio e Desígnio e Missão Estratégica Missão Estratégica Capítulo 2 Capítulo 2 O Contexto O Contexto Externo Capítulo 3 Capítulo 3 Contexto Interno Contexto Interno O Processo de Gestão Estratégica Feedback Inputs estratégicos Acções Estratégicas Strategic Outcomes Chapter 13 Chapter 13 Strategic Entrepreneurship Capítulo 6 Capítulo 6 Estratégia Global Capítulo 5 Capítulo 5 Rivalidade e Rivalidade e Dinâmica Competitiva Competitiva Capítulo 4 Capítulo 4 Estratégia de Estratégia de Negócio Capítulo 7 Capítulo 7 Estratégias de Estratégias de Aquisição e Aquisição e Restruturação

3 3 Fusões e Aquisições Fusão : é uma estratégia através da qual duas empresas concordam em integrar as suas operações numa base de quase igualdade Fusão : é uma estratégia através da qual duas empresas concordam em integrar as suas operações numa base de quase igualdade Aquisição: é uma estratégia através da qual uma empresa compra uma participação de controlo, numa outra empresa, com a intenção de tornar a empresa adquirida uma sua subsidiária dentro da sua carteira de negócios Aquisição: é uma estratégia através da qual uma empresa compra uma participação de controlo, numa outra empresa, com a intenção de tornar a empresa adquirida uma sua subsidiária dentro da sua carteira de negócios Takeover: é um tipo especial de estratégia de aquisição em que a empresa-alvo não foi ouvida/concordou com a proposta de compra da empresa adquirente Takeover: é um tipo especial de estratégia de aquisição em que a empresa-alvo não foi ouvida/concordou com a proposta de compra da empresa adquirente

4 4 Aquisições Razões para fazer Aquisições Aumentar o poder de mercado Superar as barreiras à entrada Custo do desenvolvimento de novos produtos Maior velocidade de entrada no mercado Aumentar a diversificação Evitar concorrência excessiva Minorar o risco em comparação com o desenvolvimento de novos produtos Aprendizagem e desenvolvimento de novas competências

5 5 Razões para fazer Aquisições: Factores que aumentam o poder de mercado Factores que aumentam o poder de mercado –A capacidade da empresa para vender os seus produtos/serviços acima da média concorrencial –Os custos das suas actividades principais e/ou de apoio serem inferiores aos dos seus concorrentes –A dimensão da empresa e a capacidade de alavancagem dos seus recursos e aptidões O poder de mercado aumenta com: O poder de mercado aumenta com: –Aquisições horizontais –Aquisições verticais –Aquisições relacionadas Aumentar o poder de mercado

6 6 Razões para fazer Aquisições: As barreiras à entrada podem passar por: As barreiras à entrada podem passar por: –Economias de escala já existentes no mercado –A concorrência já oferecer produtos diferenciados –Relações duradouras com uma clientela fiel ao produto A aquisição de uma empresa já estabelecida A aquisição de uma empresa já estabelecida –Pode ser mais eficiente do que entrar no mercado como um concorrente a oferecer um produto/serviço não familiar aos clientes –Proporciona à empresa nova entrante um acesso imediato ao mercado Superar as Barreiras à Entrada

7 7 Razões para fazer Aquisições: As empresas necessitam de fazer investimentos significativos para: As empresas necessitam de fazer investimentos significativos para: –Desenvolver novos produtos internamente –Introduzir novos produtos no mercado A aquisição duma empresa já estabelecida pode permitir: A aquisição duma empresa já estabelecida pode permitir: –Retornos mais previsiveis –Rápida entrada no mercado –Acesso rápido a novas capacidades Custo do desenvolvimento de novos produtos e maior velocidade de entrada no mercado

8 8 Razões para fazer Aquisições: Os resultados duma aquisição podem ser estimados mais facilmente e com maior exactidão quando comparados com os resultados obtidos por um processo interno de desenvolvimento de produtos Os resultados duma aquisição podem ser estimados mais facilmente e com maior exactidão quando comparados com os resultados obtidos por um processo interno de desenvolvimento de produtos Os gestores tendem a ver as aquisições como estratégias para diminuir o risco Os gestores tendem a ver as aquisições como estratégias para diminuir o risco Minorar o risco em comparação com o Desenvolvimento de Novos Produtos

9 9 Razões para fazer Aquisições: Pode ser mais fácil desenvolver e introduzir novos produtos nos actuais mercados da empresa Pode ser mais fácil desenvolver e introduzir novos produtos nos actuais mercados da empresa Pode ser mais difícil desenvolver novos produtos para mercados que a empresa não conhece bem Pode ser mais difícil desenvolver novos produtos para mercados que a empresa não conhece bem –É menos vulgar uma empresa desenvolver internamente novos produtos do que diversificar a sua linha de produtos –A aquisição é a forma mais rápida e fácil que uma empresa tem de diversificar e modificar a sua carteira de negócios Aumentar a Diversificação

10 10 Razões para fazer Aquisições: As empresas podem usar as aquisições para reduzir a sua dependência de um ou mais produtos ou mercados As empresas podem usar as aquisições para reduzir a sua dependência de um ou mais produtos ou mercados Reduzir a dependência dum determinado mercado altera o âmbito competitivo do negócio Reduzir a dependência dum determinado mercado altera o âmbito competitivo do negócio Evitar competição excessiva

11 11 Razões para fazer Aquisições: Com as aquisições a empresa pode adquirir novas aptidões que não possuía Com as aquisições a empresa pode adquirir novas aptidões que não possuía As aquisições podem ser usadas para As aquisições podem ser usadas para –Adquirir uma aptidão tecnológica especial –Alargar a base de conhecimento da empresa –Reduzir a inércia Aprendizagem e Desenvolvimento de Novas Aptidões

12 12 Aquisições Problemas com as Aquisicões Dificuldades de integração Avaliaçãoinadequada da empresa alvo Dívida elevada ou extraordinária Incapacidade para obter sinergias Demasiadasiversificação Gestores claramente focalizados em aquisições Dimensão exagerada

13 13 Problemas com as aquisições: Os desafios da integração incluem: Os desafios da integração incluem: –Fusão de duas culturas empresariais diferentes –Ligação entre diferentes sistemas financeiros e de controlo –Criação de relações de trabalho eficientes (especialmente quando os estilos de gestão diferem) –Resolução de problemas referentes à situação dos executivos da empresa adquirida –Saída de pessoal-chave da empresa adquirida, diminuindo as suas capacidades e o seu valor Dificuldades de integração

14 14 Problemas com as aquisições: Uma avaliação requer que centenas de rubricas sejam bem examinadas, incluindo: Uma avaliação requer que centenas de rubricas sejam bem examinadas, incluindo: –Financiamento da transacção pretendida –Diferenças culturais entre a empresa adquirente e a empresa-alvo –Consequências fiscais da transacção –Acções que seriam necessárias para misturar com sucesso as duas forças de trabalho Um deficiente processo de Due Diligence pode resultar no pagamento dum prémio excessivo na aquisição da empresa-alvo Um deficiente processo de Due Diligence pode resultar no pagamento dum prémio excessivo na aquisição da empresa-alvo Avaliação inadequada da empresa-alvo

15 15 Problemas com as aquisições: Uma empresa pode recorrer significativamente ao financiamento externo para fazer aquisições Uma empresa pode recorrer significativamente ao financiamento externo para fazer aquisições As dívidas avultadas podem: As dívidas avultadas podem: –Aumentar a probabilidade de falência –Levar a uma baixa no rating de crédito duma empresa –Impedir investimentos em actividades que contribuam para o sucesso de longo prazo da empresa Dívida Elevada ou Extraordinária

16 16 Problemas com as aquisições: Existe sinergia quando o valor criado pelas unidades que trabalham juntas ultrapassa o valor que essas unidades poderiam criar trabalhando independentemente Existe sinergia quando o valor criado pelas unidades que trabalham juntas ultrapassa o valor que essas unidades poderiam criar trabalhando independentemente As empresas incorrem em custos de transacção quando utilizam estratégias de aquisição para criar sinergias As empresas incorrem em custos de transacção quando utilizam estratégias de aquisição para criar sinergias As empresas tendem a sub-estimar, em especial, os custos indirectos quando avaliam uma potencial aquisição As empresas tendem a sub-estimar, em especial, os custos indirectos quando avaliam uma potencial aquisição Incapacidade em obter Sinergias

17 17 Problemas com as aquisições: As empresas diversificadas têm de processar mais e mais variada informação As empresas diversificadas têm de processar mais e mais variada informação O âmbito competitivo criado pela diversificação faz com que os gestores recorram, muitas vezes, a controlos financeiros em vez de estratégicos para avaliar o desempenho das unidades de negócio O âmbito competitivo criado pela diversificação faz com que os gestores recorram, muitas vezes, a controlos financeiros em vez de estratégicos para avaliar o desempenho das unidades de negócio As aquisições podem tornar-se substitutas da inovação As aquisições podem tornar-se substitutas da inovação Diversificação Excessiva

18 18 Problemas com as aquisições: Os gestores das empresas-alvo podem funcionar num estado de animação latente durante o processo de aquisição Os gestores das empresas-alvo podem funcionar num estado de animação latente durante o processo de aquisição Os executivos podem revelar hesitações nas escolhas com impacto de longo prazo antes de as negociações de aquisição estarem concluídas Os executivos podem revelar hesitações nas escolhas com impacto de longo prazo antes de as negociações de aquisição estarem concluídas O processo de aquisição pode criar uma perspectiva de curto prazo e uma maior aversão ao risco entre os gestores de topo da empresa-alvo O processo de aquisição pode criar uma perspectiva de curto prazo e uma maior aversão ao risco entre os gestores de topo da empresa-alvo Gestores demasiadamente envolvidos

19 19 Problemas com as aquisições: Os custos adicionais necessários para gerir uma empresa maior podem ultrapassar os benefícios da eficiência gerada pelas economias de escala e pelo maior poder de mercado Os custos adicionais necessários para gerir uma empresa maior podem ultrapassar os benefícios da eficiência gerada pelas economias de escala e pelo maior poder de mercado Empresas de maior dimensão levam normalmente a mais controlos burocráticos Empresas de maior dimensão levam normalmente a mais controlos burocráticos Controlos formalizados levam normalmente a um comportamento rígido e padronizado por parte da gestão Controlos formalizados levam normalmente a um comportamento rígido e padronizado por parte da gestão A empresa pode ser menos inovadora A empresa pode ser menos inovadora Dimensão exagerada

20 20 Atributos das aquisições bem sucedidas Atributos Resultados Activos ou recursos complementares Adquirir empresas com activos que potenciam uma melhoria da competitividade Aquisições amigáveis Negócios amigáveis permitem uma integração mais rápida e mais efectiva Processo de selecção cuidadoso Negociações e avaliações rigorosas aumentam a probabilidade duma melhor integração e facilitam a obtenção de sinergias Folga financeira Permite a obtenção de margens financeiras suficientes para que os projectos rendíveis não sejam abandonados

21 21 Atributos das aquisições bem sucedidas AtributosResultados Baixo a moderado endividamento A empresa que se fundiu mantém a sua flexibilidade financeira Flexibilidade Ter experiência na gestão da mudança e ser flexivel e adaptável Ênfase sustentável na Inovação Continuar a investir em I&D como parte integrante da estratégia global da empresa

22 22 Actividades de Reestruturação Downsizing Downsizing –Grande redução do nº de empregados Downscoping Downscoping –Desivestimento selectivo ou eliminação de negócios não essenciais à carteira da empresa –Redução do âmbito das operações –Maior focalização Leveraged Buyout (LBO) Leveraged Buyout (LBO) –Uma parte – interna ou externa - compra todos os activos de uma empresa

23 23 Menordesempenho Melhordesempenho Risco mais elevado Perda de capital humano Restruturações e seus Efeitos Ênfase no controlo estratégico Elevados custos da dívida Reduzidos custos da divida Reduzidos custos de mão de obra Downsizing Downscoping Leveragedbuyout


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