A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

©2003 Southwestern Publishing Company 1 O Contexto Externo: Oportunidades, Ameaças, Concorrencialidade e Análise Competitiva Michael A. Hitt R. Duane Ireland.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "©2003 Southwestern Publishing Company 1 O Contexto Externo: Oportunidades, Ameaças, Concorrencialidade e Análise Competitiva Michael A. Hitt R. Duane Ireland."— Transcrição da apresentação:

1 ©2003 Southwestern Publishing Company 1 O Contexto Externo: Oportunidades, Ameaças, Concorrencialidade e Análise Competitiva Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Capítulo 2

2 2 Strategy Implementation Chapter 13 Chapter 13 Strategic Entrepreneurship Chapter 11 Chapter 11 Organizational Structure and Structure and Controls Chapter 10 Chapter 10 Corporate Governance Chapter 12 Chapter 12 Strategic Leadership Strategy Formulation Chapter 6 Chapter 6 Corporate- Level Strategy Level Strategy Chapter 9 Chapter 9 Cooperative Strategy Chapter 5 Chapter 5 Competitive Rivalry Competitive Rivalry and Competitive and Competitive Dynamics Chapter 8 Chapter 8 International Strategy Chapter 4 Chapter 4 Business-Level Strategy Chapter 7 Chapter 7 Acquisition and Acquisition and Restructuring Strategies Strategic Competitiveness Above-Average Returns Desígnio e Desígnio e Missão Estratégica Missão Estratégica Capítulo 2 Capítulo 2 O Contexto O Contexto Externo Externo Chapter 3 Chapter 3 The Internal The Internal Environment O Processo de Gestão Estratégica Feedback Inputs Estratégicos Strategic Actions Strategic Outcomes

3 3 Geral Contexto Geral Contexto Sócio-cultural Global Tecnológico Político/Legal Demográfico Económico O Contexto Externo Contexto industrial Ameaça novos entrantes Poder dos fornecedores Poder dos clientes Ameaça produtos subst. Grau de rivalidade Contexto concorrencial

4 4 Análise do Contexto Externo Um processo contínuo que inclui: l Scanning: Identificar sinais, tendências e mudanças de contexto l Monitorização: Interpretar os dados através de uma prática continuada de observação das mudanças e tendências do mercado l Previsão: Desenvolver projecções de resultados baseadas na antecipação de mudanças e tendências no mercado l Avaliação: Identificar o timing e a importância das mudanças e tendências do contexto geral sobre a estratégia e a gestão da empresa

5 5 Análise do Contexto Externo Desígnio Estratégico Desígnio Estratégico Missão Estratégica Missão Estratégica The External The External Environment Análise do contexto geral Análise do contexto industrial Análise da concorrência Contexto Externo

6 6 Contexto Geral Aspectos sócio-culturais Aspectos sócio-culturais Mão-de-obra feminina Mão-de-obra feminina Diversidade da mão-de-obra Diversidade da mão-de-obra Atitudes sobre a vida profissional Atitudes sobre a vida profissional Preocupações ambientais Preocupações ambientais Mudanças nas escolhas de carreira profissional Mudanças nas escolhas de carreira profissional Mudanças nos critérios de escolha de produtos e serviços Mudanças nos critérios de escolha de produtos e serviços

7 7 Aspectos económicos Aspectos económicos Contexto Geral Estrutura e conjuntura económica Estrutura e conjuntura económica Taxa de inflação Taxa de inflação Taxa de juro Taxa de juro Orçamento de Estado Orçamento de Estado Taxa de poupança Taxa de poupança Balança comercial Balança comercial PIB PIB

8 8 Contexto Geral Aspectos político-legais Aspectos político-legais Regulação e regulamentação Regulação e regulamentação Fiscalidade Fiscalidade Legislação laboral Legislação laboral Políticas de formação profissional Políticas de formação profissional

9 9 Contexto Geral Aspectos tecnológicos Aspectos tecnológicos Inovação industrial e de produto Inovação industrial e de produto Aplicação de conhecimentos Aplicação de conhecimentos Eficiência e enfoque dos gastos públicos e privados em I&D Eficiência e enfoque dos gastos públicos e privados em I&D Novas tecnologias de informação e comunicação Novas tecnologias de informação e comunicação

10 10 Contexto Geral Aspectos globais Aspectos globais Acontecimentos políticos Acontecimentos políticos Mercados críticos Mercados críticos Novos países industrializados Novos países industrializados Diferenças culturais e institucionais Diferenças culturais e institucionais

11 11 Contexto Geral Aspectos demográficos Aspectos demográficos População População Estrutura etária Estrutura etária Distribuição geográfica Distribuição geográfica Diversidade étnica Diversidade étnica Distribuição de rendimentos Distribuição de rendimentos

12 12 Contexto Industrial Um conjunto de factores que influencia directamente a empresa e a sua acção estratégica e concorrencial. Um conjunto de factores que influencia directamente a empresa e a sua acção estratégica e concorrencial. A interacção entre esses factores determina o grau de intensidade concorrencial na indústria e o seu potencial de rendibilidade. A interacção entre esses factores determina o grau de intensidade concorrencial na indústria e o seu potencial de rendibilidade. Ameaça de novos entrantes Ameaça de novos entrantes Poder de negociação dos fornecedores Poder de negociação dos fornecedores Poder de negociação dos compradores Poder de negociação dos compradores Ameaça de produtos substitutos Ameaça de produtos substitutos Grau de rivalidade na indústria Grau de rivalidade na indústria

13 13 As 5 Forças Competitivas Identificar os concorrentes actuais e potenciais. Identificar os concorrentes actuais e potenciais. Analisar as práticas da concorrência. Analisar as práticas da concorrência. Reconhecer que os fornecedores e os clientes podem tornar-se concorrentes. Reconhecer que os fornecedores e os clientes podem tornar-se concorrentes. Identificar os potenciais produtos substitutos e novos concorrentes. Identificar os potenciais produtos substitutos e novos concorrentes.

14 14 Ameaça de novos entrantes entrantes Poder de Negociação dos Fornecedorees Poder de Negociação dos Compradores Ameaça de Produtos Substitutos Grau de rivalidade As 5 Forças Competitivas de Porter Grau de intensidade concorrencial

15 15 Ameaça de Novos Entrantes Barreiras à entrada Barreiras à entrada Economias de escala Economias de escala Diferenciação do produto Diferenciação do produto Necessidades de capital Necessidades de capital Custos de mobilidade Custos de mobilidade Acesso aos canais de distribuição Acesso aos canais de distribuição Desvantagens de custo independentes da escala Desvantagens de custo independentes da escala Políticas governamentais Políticas governamentais Ameaças de retaliação Ameaças de retaliação

16 16 Poder de Negociação dos Fornecedores Um grupo fornecedor é poderoso sempre que: Um grupo fornecedor é poderoso sempre que: É dominado por um pequeno grupo de grandes empresas (concentração) É dominado por um pequeno grupo de grandes empresas (concentração) O mercado não dispõe de produtos substitutos com qualidade satisfatória O mercado não dispõe de produtos substitutos com qualidade satisfatória O peso dos compradores no volume de negócios do fornecedor é baixo O peso dos compradores no volume de negócios do fornecedor é baixo Os produtos dos actuais fornecedores são críticos para a nossa cadeia de valor Os produtos dos actuais fornecedores são críticos para a nossa cadeia de valor A qualidade dos actuais fornecedores cria fortes custos de mudança A qualidade dos actuais fornecedores cria fortes custos de mudança Os fornecedores representam uma séria ameaça de integração a juzante Os fornecedores representam uma séria ameaça de integração a juzante

17 17 Poder de Negociação dos Compradores Os compradores (clientes) são poderosos sempre que: Os compradores (clientes) são poderosos sempre que: Adquirem uma parte significativa do output da indústria Adquirem uma parte significativa do output da indústria Representam uma parte significativa do volume de negócios do vendedor Representam uma parte significativa do volume de negócios do vendedor Podem mudar facilmente de fornecedor Podem mudar facilmente de fornecedor Os produtos sejam indiferenciados e os compradores representem uma ameaça de integração a montante Os produtos sejam indiferenciados e os compradores representem uma ameaça de integração a montante

18 18 Ameaça de Produtos Substitutos Os produtos substitutos são uma ameaça sempre que: Os produtos substitutos são uma ameaça sempre que: Os clientes tenham baixos custos de mudança Os clientes tenham baixos custos de mudança O preço dos produtos substitutos for mais baixo O preço dos produtos substitutos for mais baixo As qualidades dos produtos substitutos sejam iguais ou superiores As qualidades dos produtos substitutos sejam iguais ou superiores

19 19 Grau de Rivalidade na Indústria A rivalidade é maior sempre que: A rivalidade é maior sempre que: Os concorrentes sejam numerosos e o mercado bem distribuído Os concorrentes sejam numerosos e o mercado bem distribuído A indústria seja madura A indústria seja madura Os custos fixos e de armazenagem sejam elevados Os custos fixos e de armazenagem sejam elevados O grau de diferenciação e os custos de mudança sejam baixos O grau de diferenciação e os custos de mudança sejam baixos As barreiras de saída sejam elevadas As barreiras de saída sejam elevadas

20 20 Barreiras de Saída As barreiras de saída mais comuns são: As barreiras de saída mais comuns são: Activos especializados (ligados a uma actividade ou localização particulares) Activos especializados (ligados a uma actividade ou localização particulares) Custos laborais Custos laborais Inter-relações estratégicas (relações de dependência entre áreas de negócio, como infra- estruturas partilhadas ou o acesso aos mercados de capitais) Inter-relações estratégicas (relações de dependência entre áreas de negócio, como infra- estruturas partilhadas ou o acesso aos mercados de capitais) Barreiras emocionais (carreiras, lealdades, etc.) Barreiras emocionais (carreiras, lealdades, etc.) Restrições legais e governamentais Restrições legais e governamentais

21 21 Grupos Estratégicos Grupo Estratégico: grupo de empresas de uma mesma indústria que segue uma estratégia igual ou idêntica (missão+recursos) Nas suas dimensões principais, as empresas de um mesmo grupo estratégico pautam-se por acções idênticas. Grupos estratégicos distintos seguem orientações estratégicas diferenciadas. Grupos estratégicos distintos seguem orientações estratégicas diferenciadas.

22 22 Contexto concorrencial Intelligence competitivo é a actividade de colecção da informação relevante sobre o mercado e os objectivos, estratégias, pressupostos e competências da concorrência. O que norteia a concorrência – objectivos futuros O que norteia a concorrência – objectivos futuros O que a concorrência está a fazer – estratégia actual O que a concorrência está a fazer – estratégia actual O que a aconcorrência crê sobre si própria e sobre a indústria – pressupostos O que a aconcorrência crê sobre si própria e sobre a indústria – pressupostos O que a concorrência pode ser capaz de fazer - competências O que a concorrência pode ser capaz de fazer - competências

23 23 Análise da Concorrência Objectivos Futuros: Objectivos futuros Como se comparam as nossas metas com as da concorrência? Onde se deverão concentrar os esforços no futuro? Qual a atitude perante o risco?

24 24 Análise da Concorrência Estratégia presente Objectivos futuros Como estamos a concorrer no mercado? Será que a nossa estratégia actual recomenda mudanças na fórmula competitiva?

25 25 Análise da Concorrência Pressupostos Estratégia presente Objectivos futuros Pressupostos: Qual o grau de volatilidade do futuro? Estaremos a funcionar em regime de manutenção? Que pressupostos utiliza a concorrência sobre si própria e sobre o mercado?

26 26 Análise da Concorrência Competências Pressupostos Estratégia presente Objectivos futuros Competências: Quais são as nossas forças e fraquezas? Qual é o nosso desempenho comparativo?

27 27 Análise da Concorrência Competências Pressupostos Estratégia presente Objectivos futuros Respostas O que fará a concorrência no futuro? Onde possuímos vantagem sobre a concorrência? Como evoluirá o relacionamento com os concorrentes?


Carregar ppt "©2003 Southwestern Publishing Company 1 O Contexto Externo: Oportunidades, Ameaças, Concorrencialidade e Análise Competitiva Michael A. Hitt R. Duane Ireland."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google