A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Seminário Migrações na Pan- Amazônia: fluxos, processos sociais e políticas, tem como objetivo discutir com pesquisadores locais, nacionais e internacionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Seminário Migrações na Pan- Amazônia: fluxos, processos sociais e políticas, tem como objetivo discutir com pesquisadores locais, nacionais e internacionais."— Transcrição da apresentação:

1 O Seminário Migrações na Pan- Amazônia: fluxos, processos sociais e políticas, tem como objetivo discutir com pesquisadores locais, nacionais e internacionais a problemática das migrações no contexto Pan- Amazônico, buscando entender as razões pelas quais imigrantes de diferentes nacionalidades circulam entre os vários países da região em busca de melhores oportunidades de emprego, de aperfeiçoamento profissional, de novas experiências etc. Além disso, o seminário focará uma realidade complexa e recente na região, que é a presença dos haitianos, a partir de 2010. Frente a este novo cenário, pretende-se fornecer novos aportes teóricos para a compreensão do fenômeno da migração na atualidade e, ao mesmo tempo, contribuir para a formulação de políticas públicas que visem incluir imigrantes nessas condições de vulnerabilidade. Nessa perspectiva, o seminário abordará, questões como: a acolhida aos haitianos e solicitantes de refúgio, a inserção no mercado de trabalho, os desafios socioculturais e o exercício da cidadania. Informações pelos telefones (92) 9181-5480. REALIZAÇÃO Grupo de Estudos Migratórios na Amazônia GEMA APOIO Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS/Museu Amazônico Departamento de Antropologia 3 a 4 de novembro de 2014 Inscrição e programação: www.ppgas.ufam.edu.br Local: Auditório da Academia Amazonense de Letras – AAL R. Ramos Ferreira, 1009

2 Dia 03/11/14 – Segunda-feira 8.30 - Credenciamento 9.00hs Abertura solene do seminário 9.30 hs.. - Desafios teórico-metodológicos aos Estudos Migratórios - A pesquisa com a perspectiva transnacional das migrações. Potencialidades e desafios metodológicos Leonardo Cavalcanti – CEPPAC/UNB 10.30 Migrações e Mercado de Trabalho - A imigração haitiana e sua relação com o trabalho - Geraldo Cotinguiba- UNIR -Haitianos em Santa Catarina: Inserção Laboral e remessas de migrantes - Luis Felipe – NEPO/UNICAMP - A língua como fator de inserção de haitianos no mercado de trabalho em Porto Velho - Cleonete Martins Aguiar - UNIR 12.30 hs Almoço 13.30 hs- Migração e Relações de Gênero - Migração, Família e Gênero - Gláucia Assis – UDESC /IBP - Migração e Família: a dinâmica familiar de guianenses na cidade de Boa Vista –RR - Arieche Ktiane da Silva Lima - UFRR - Feminização da migração na Amazônia à luz dos estudos de Gênero - Márcia Oliveira – UFRR 16.00hs Mesa - Migrações e Direitos -Conselho Nacional de Imigração - CNIg Paulo Sergio de Almeida - - Obstáculos para o exercício da cidadania: quando os imigrantes descobrem o Brasil - Denise Jardim - UFRGS - Da Segurança ao Humanitarismo - as diferentes visões do fenômeno migratório estabelecidos nas legislações. João Carlos J. Silva - UFRR - Refugiados Colombianos em Manaus Lucia Puga - UEA Dia 04/11/10 – Terça-feira 8.30 hs – Haitianos no Brasil - Língua história: uma contribuição para os estudos sobre a imigração haitiana para o Brasil Haitianos em Porto Velho Marilia Pimentel –UNIR - Gênese, circuitos e lógicas da mobilidade haitiana no/para Brasil Joseph Handerson UNIFAP - A presença haitiana em São Paulo Roberta Guimarães – NEPO/UNICAMP - O discurso da mídia sobre o processo migratório haitiano: a construção de uma identidade Daniele Samora - UNIR 10.30hs - Haitianos na Amazônia - Inserção sociocultural dos haitianos em Manaus Sidney Silva –UFAM/IBP - Espaços de experiências, lugares de memória: o Brasil no trajeto dos imigrantes haitianos. Kátia Couto –UFAM - O SUS e o desafio dos imigrantes: ​ acesso universal? Fabiane Vinente- FIOCRUZ - Identidade religiosa e imigração: o caso dos haitianos residentes em Porto Velho Ailton Artur da Silva Ribeiro - UNIR 12.30hs Almoço 13.30hs - Desafios à Acolhida dos Migrantes. - Pe. Valdecir Molinari - Pastoral Migrantes - Manaus - Estenio Garcia- Projeto AMA HAITI - Ira. Valdiza. Pastoral dos Migrantes. 16.00hs - Organizações e Respostas Institucionais. - Associação dos Haitianos de Manaus – Jackson Dimanche - Avanços e Desafios no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com destaque às Políticas Públicas adotadas pelo Governo do Estado do Amazonas/SEJUS Cristiano Naveca Chixaro. Seminário Internacional: Migrações na Pan-Amazônia


Carregar ppt "O Seminário Migrações na Pan- Amazônia: fluxos, processos sociais e políticas, tem como objetivo discutir com pesquisadores locais, nacionais e internacionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google