A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Parte I 1. Crescimento económico moderno: um conceito AT 4 – Vagas de Inovação: o progresso tecnológico (PT) no CEM Sumário 1 – Alguns conceitos 1.1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Parte I 1. Crescimento económico moderno: um conceito AT 4 – Vagas de Inovação: o progresso tecnológico (PT) no CEM Sumário 1 – Alguns conceitos 1.1."— Transcrição da apresentação:

1 1 Parte I 1. Crescimento económico moderno: um conceito AT 4 – Vagas de Inovação: o progresso tecnológico (PT) no CEM Sumário 1 – Alguns conceitos 1.1. Inovações radicais e incrementais 1.2. Progresso Tecnológico e Fronteira Tecnológica 2 – O PT na contabilidade do crescimento 3 – Tecnologia e assimetrias internacionais: catching-up ou divergência

2 2 CONCEITOS Tipologia do Progresso Tecnológico Inovação Radical ou inovção-chave (cachos de inovações) -Novo sistema tecnológico que altera o funcionamento da economia e da sociedade. -Surgem em cachos: inovações tecnológicas; espaciais e organizativas. -Explicam os ciclos longos da economia. Inovação Incremental - Melhoria de uma tecnologia já existente (learning by doing ou learning by using). -Têm lugar de forma contínua em todos os sectores de actividade. -Explicam os ciclos de curta duração.

3 3 Conceitos Progresso Tecnológico Possibilidade de aumentar a produção a partir da aplicação ao sistema produtivo do conhecimento científico Pressupõe inovações técnicas, organizativas e espaciais Fronteira tecnológica Mais alto nível atingido num certo percurso tecnológico, de acordo com certas dimensões económicas e técnicas.

4 4

5 5

6 6 CONTABILIDADE DO CRESCIMENTO O que explica a taxa de crescimento do PIB? Contributo da taxa de crescimento do factor trabalho (horas de trabalho) + Contributo da taxa de crescimento do factor capital (stock de capital) + Contributo da taxa de crescimento da Produtividade Total dos factores = RESÍDUO = MEDIDA DA NOSSA IGNORÂNCIA (Moses Abramovitz) TECNOLOGIA EXOGENA (melhorias automáticas e não modeladas) que explica mais de mais de 80% do crescimento.

7 7 CONTABILIDADE DO CRESCIMENTO Tentativas por parte dos economistas para diminuir o RESÍDUO sua incorporação noutros factores produtivos (E. Denison) Capital tangível Incorporado em capital físico. Capital intangível Educação e on-job-training (incorporado nos recursos humanos); I&D, capacidade de gestão (ligados ao capital); melhorias na saúde; economias de escala; melhor afectação dos recursos. diminuição do resíduo (Resíduo=avanço no conhecimento incorporado na produção)

8 8 Fontes de crescimento Variação do rendimento nacional (taxa média anual) 2,822,93 Contribuição das várias fontes em pontos percentuais : Aumento total de utilização de factores (inputs) 2,262,00 Trabalho1,531,57 Capital (equipamentos, edifícios não habitacionais, existências, e activos financeiros) 0,730,43 Aumento de output por unidade de input (ganhos de produtividade) 0,560,93 avanços do conhecimentond0,58 Contabilidade do crescimento do rendimento nacional EUA (análise de E. Denison)

9 9 Tentativas por parte dos economistas para diminuir o RESÍDUO ENDOGENEIZAÇÃO das inovações (Novas teorias do Crescimento de Paul Romer, Lucas e Rebelo na segunda metade dos anos 80) - Aumento do stock de conhecimentos resultante de mecanismos endógenos à economia. -Criação de organizações destinadas à produção de conhecimento. -Análise quantitativa das fontes de crescimento: número de patentes concedidas cientistas e engenheiros dedicados a I&D % do produto afectado a I&D

10 10 Ciência e Técnica CEM Ciência Resposta a problemas Económicos e sociais novos problemas económicos e sociais Centros de produção especializados Inovações organiza- tivas Inovações tecnológicas Alterações na estrutura do sistema Socio-económico Descobertas por tentativa/ erro (até final do século XIX) radicais incrementais

11 11 Enquanto bem (no sentido económico do termo) o Progresso Tecnológico evidencia especificidades (viragem no século XIX) Não rivalidade difusão mas... Bem com algum grau de excluabilidade Patentes e direitos de autor incentivam a invenção/inovação

12 12 AnosRegisto individual Registo de empresas %18% %45 % de 50% + 50% Exemplos de patentes de empresas: nylon; transistor Exemplos de invenções individuais: a lâmpada; o rádio; o telefone

13 13 TECNOLOGIA e assimetrias internacionais (Difusão do PT) Convergência: diminuição das diferenças internacionais dos níveis de rendimento (conjunto de países) Convergência condicionada: semelhança estrutural entre as economias determina a convergência Catching-up dos países mais atrasados que possuem um potencial de crescimento superior em relação ao país líder, evidenciando taxas de crescimento mais elevadas. MAS tudo depende de capacidade social(educação+instituições)

14 14

15 15 Objectivos Identificar inovações radicais e associá-las a flutuações cíclicas de longa duração. Explicar a inovação base do CEM. Explicar a gradual adaptação do sistema socio- económico à inovação tecnológica. Considerar as implicações da inovação tecnológica nas assimetrias internacionais e nos processos de catching up.


Carregar ppt "1 Parte I 1. Crescimento económico moderno: um conceito AT 4 – Vagas de Inovação: o progresso tecnológico (PT) no CEM Sumário 1 – Alguns conceitos 1.1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google