A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Arnaldo Geografia Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi) “ ” trilobita.org.br/arnaldo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Arnaldo Geografia Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi) “ ” trilobita.org.br/arnaldo."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Arnaldo Geografia Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi) “ ” trilobita.org.br/arnaldo

2

3 A América era habitada por povos autóctones (nativos) diversidade cultural ameríndia sumiu com o processo de colonização Muitos povos indígenas perderam seus territórios e outros foram totalmente dizimados.

4 Povoamento = estabelecer vínculo, povoar. Ex.: Estados Unidos. Exploração = objetivo de retirar recursos e riquezas das terras exploradas Qual é a forma de colonização estabelecida pelos portugueses?

5

6 Antes de começarmos a falar sobre o Capitalismo, vamos entender um pouco como funcionam os outros regimes:

7

8

9 suásticafoice e martelo pentagrama

10

11 é um sistema econômico, bem como uma doutrina política e social, cujo objetivo é a criação de uma sociedade sem classes, com a abolição da propriedade privada. O Estado passaria a ser desnecessário, sendo substituído por livres associações de produtores. Solidariedade e igualdade, sem divisão entre ricos ou pobres. Atualmente, existem no mundo quatro países comunistas: Coréia do Norte, Vietnã, China e Cuba.

12

13

14 Sistema econômico, político e social no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária. Seu principal objetivo é sempre o lucro.

15 … e quais são os símbolos do capitalismo?

16

17 Características do Capitalismo: Estrutura de propriedade; Relação de trabalho; Objetivo: lucro; Meios de troca; Funcionamento da economia; Lei da oferta e da procura; Relação social.

18 Considerando seu processo de desenvolvimento, pode-se dividir o capitalismo em três fases: comercial industrial financeiro

19 CAPITALISMO COMERCIAL Esse termo capitalismo comercial se deu porque o acúmulo de riquezas ocorreu por meio do comércio. A economia nesse período funcionava sob a intervenção governamental, para promover e aumentar o poder do Estado. A riqueza e o poder de um país era medido pela quantidade de ouro, prata e pedras preciosas.

20 O capitalismo industrial foi marcado por transformações na economia, na sociedade, na política e cultura. Uma de suas características mais importantes foi a de transformar da natureza, uma quantidade bem maior de produtos aos consumidores, o que multiplicava o lucro dos produtores. Os mecanismos da exploração capitalista foi chamada por Karl Marx de mais valia. Karl Marx (1818-1883) CAPITALISMO INDUSTRIAL

21 CAPITALISMO FINANCEIRO Com o crescimento acelerado do capitalismo surgiram várias empresas, por causa da concentração e centralização de capitais. A grande concorrência favoreceu as grandes empresas, o que levou a fusões e incorporações, trazendo monopolização à economia. O capitalismo dessa forma entrava em sua fase financeira e monopolista. O início dessa nova fase capitalista coincidiu com o período da expansão imperialista (1875 – 1914), em fins do século XIX e meados do século XX. Mas, somente após a Primeira Guerra Mundial, é que as empresas ganharam mais poder e influencia.

22 CRISE DE 1929 Em 1929 houve uma grande crise, que levou milhares de bancos e industrias a falência, causando 14 milhões de desempregados. Essa crise se deu devido a grande produção industrial e agrícola, mas pouca expansão do mercado de consumo externo; a indústria europeia passa a importar e exportar menos dos EUA; Em 1933 foi elaborado e colocado em prática o New Deal, pelo presidente Franklin Roosevelt. Keynesianismo – política de intervenção estatal numa economia oligopolizada. New deal: novo pacto criado por Roosevelt para aceleração da economia. Ele usou as ideias de John Keynes.

23 Organizações do Capitalismo Trustes: grandes grupos que controlam todas as etapas da produção, desde a retirada de matéria-prima da natureza até a distribuição das mercadorias. Resultado típico do capitalismo, que leva a fusão e incorporação de empresas de um mesmo setor de atividade. Conglomerados: eles são corporações que atuam no capitalismo monopolista. Resultantes de uma grande ampliação e diversificação dos negócios visam dominar a oferta de determinados produtos e serviços no mercado. Cartel: associação entre empresas para uma atuação coordenada, estabelecendo um preço comum, restringindo a livre concorrência. Geralmente elevam o preço em comum.

24


Carregar ppt "Prof. Arnaldo Geografia Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi) “ ” trilobita.org.br/arnaldo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google