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Como redigir artigos científicos Antônio Augusto Moura da Silva.

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Apresentação em tema: "Como redigir artigos científicos Antônio Augusto Moura da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Como redigir artigos científicos Antônio Augusto Moura da Silva

2 PRIMEIRA AULA A publicação científica

3 Razões para rejeição Manuscrito não é apropriado para o jornal escolhido Estudo mal desenhado ou mal conduzido Manuscrito mal escrito

4 Estudos mal feitos Informação insuficiente sobre o estudo Amostra inadequada ou insuficiente Amostra viciada Não lidou adequadamente com fatores de confusão Desfechos pouco claros Hipóteses nebulosas Análise estatística inadequada

5 Manuscrito mal redigido Erros de linguagem e gramática Manuscrito em inglês deve ser revisado por um nativo

6 Autoria Participar suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo Contribuir substancialmente para a concepção e planejamento ou análise e interpretação dos dados. Contribuir significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo Participar da aprovação da versão final do manuscrito

7 Organização - Planejamento Qual a mensagem que quero transmitir? Qual o melhor formato para transmiti-la? Qual é a melhor audiência para a minha mensagem? Qual é a revista mais adequada?

8 Audiência Qual a relevância da mensagem? É para um grupo específico? É para especialistas ou generalistas? A mensagem é original ou confirma estudos anteriores? Língua – inglês ou português?

9 Melhor jornal Do seu campo ou disciplina - ISI Fator de impacto (Capes, Journal Citation Reports) Fator de Impacto = número de citações no ano de artigos publicados nos 2 últimos anos/total de artigos publicados nos 2 últimos anos. Web of Science Base Scopus

10 Índice H é o número de artigos com citações maiores ou iguais a esse número. um pesquisador com h = 5 tem 5 artigos que receberam 5 ou mais citações; um departamento com h = 45 tem 45 artigos com 45 ou mais citações; e assim por diante.

11 Melhor jornal Capes Qualis A, B e C baseado na qualidade – citações - fator de impacto Circulação – internacional, nacional e local.

12 Escolha da revista Se você tem dúvida se aquela revista é apropriada escreva uma carta ao editor. Explique sua idéia e seu trabalho e pergunte se o seu artigo é adequado para a revista.

13 Escolha da revista Consultar a página “Informação aos autores” – missão da revista, tipos de artigo que aceita, descrição do público leitor, formato do manuscrito e instruções específicas Ler artigos da revista – estar familiar com o conteúdo e formato Revistas de maior impacto – são muito concorridas e têm taxa de rejeição muito elevada Avalie a qualidade do seu artigo sem exagero ou falsa modéstia – consulte amigos

14 Escolha da revista Quem lê este jornal? Esta é a melhor audiência para o seu trabalho? Qual é a sua circulação? Qual o tempo entre o envio e a publicação? Qual é o fator de impacto? Qual é a taxa de aceitação de artigos? A revista é indexada em que bases?

15 Processo de revisão Manuscrito é submetido a 2 ou 3 revisores – geralmente são pessoas ocupadas Revisores recomendam aceitar, aceitar com revisão ou rejeitar o artigo O editor de posse da informação decide

16 Primeira impressão é muito importante Faça tudo com cuidado e organização Tabelas bem feitas Tudo conforme as instruções aos autores – verifique tudo pelo menos 3 vezes, para diminuir os erros Bibliografia no formato da revista Mande uma carta de submissão, explicando porque o artigo é interessante para os leitores daquela revista Imite o formato de outros artigos publicados naquela revista

17 Se um artigo for rejeitado, mande-o para outra revista, mas antes considere as sugestões dos revisores Rejeição pode ser falta de experiência – só escrevendo e enviando artigos se adquire experiência

18 Estratégia de publicação Diversificação – envie vários trabalhos para várias revistas com diferentes índices de impacto Concentre-se em um área de pesquisa, mas não escreva sempre sobre o mesmo assunto Explore idéias relevantes em manuscritos independentes – evite escrever manuscritos longos

19 Estratégia de publicação Escreva com clareza As hipóteses, pressupostos e resultados devem ser expostos com clareza Explique as contribuições do seu artigo Use programas de apoio – processador de textos, planilhas, programas de gerenciamento de referências bibliográficas

20 Estratégia de publicação Antes de iniciar um trabalho faça uma boa revisão da literatura Não perca seu tempo reestudando o que outros já fizeram ou publicando em temas que ninguém tem interesse (ninguém publica há 5 anos) Assine pelo menos uma boa revista científica na sua área e a leia com regularidade Apresente seus trabalhos em congressos e incorpore as sugestões dos colegas Dê o seu artigo para um colega ler e dar palpites Não publique em livro antes de revista

21 Estratégia de publicação Busque co-autores que publiquem no seu campo. Convide-os para participar do seu artigo Reveze a autoria dos artigos com seus colegas Escreva nesta ordem: metodologia, resultados, introdução, discussão e resumo Escreva tudo em 1 mês

22 Estratégia de publicação Não escreva na primeira pessoa Evite críticas a outros autores como “a deficiência no trabalho de fulano foi...” – ele pode ser o seu revisor!!!

23 Estratégia de publicação Descreva as limitações do seu trabalho, mas nunca peça desculpas!!! Escolha um bom título, atraente, simpático, mas curto!!! Desafio!!! Cite seus trabalhos, mas não exagere na auto-citação. Não cite trabalhos seus publicados em revistas obscuras! Seja inteligente!!! Cite trabalhos de seus colegas.

24 Estratégia de publicação Escolha a revista primeiro, escreva o artigo em seguida. Conheça a qualidade do seu artigo e mande- o para uma revista condizente com a sua qualidade.

25 Primeiro rascunho Escrito sem revisão Coloque as idéias do jeito que elas vierem seguindo o fluxograma – lógica Se tiver usando programa de referências bibliográficas, você pode citar enquanto escreve.

26 Segundo rascunho ESTRUTURA - organização CONTEÚDO - comunicação – idéias estão colocadas de forma clara? Não revise erros nesta fase! Trechos podem ser apagados! Economize seu tempo! DIVIDA A REVISÃO COM OS CO-AUTORES.

27 Terceiro rascunho Corrija erros de ortografia, gramática e estilo Checagens de ortografia e gramática no processador de textos são úteis, mas têm limitações– deixe para o fim Organize citações e referências Verifique se segue as normas para publicação na revista escolhida

28 Revisão da literatura Medline Scielo Periódicos Capes Google Scholar Web of Sciences

29 Internet – busca bibliográfica

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48 Programa de organização de referências bibliográficas

49 Referências Programa pode baixar da internet as referências (MEDLINE) e colocá-las no formato da revista Programa copia as referências para o processador de texto no momento em que você faz a citação Ajuda na revisão bibliográfica

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55 SEGUNDA AULA A redação científica

56 Requerimentos para uma boa redação Conhecimento do assunto Apropriada para os leitores Conhecimento de gramática Tempo Sinceridade

57 Requerimentos para uma boa redação Prática – só se aprende fazendo Bom “pai dos burros” – sinônimos PALAVRA -> SENTENÇA -> PARÁGRAFO

58 Requerimentos para uma boa redação Seja conciso - vá direto ao ponto – evite rodeios Evite sentenças longas e expressões desnecessárias – CIÊNCIA NÃO É LITERATURA – NÃO É PARA DISTRAIR, É PARA INFORMAR! Use palavras curtas e simples Use termos concretos ao invés de termos abstratos “Em relação ao tema em apreço, podemos afirmar que...”

59 Requerimentos para uma boa redação Use termos específicos ao invés de termos genéricos Evite jargão Evite redundância – “reagente da cor azul” = reagente azul Evite verbosidade  inteligência e boa impressão

60 Técnicas de redação

61 Estrutura da sentença Sujeito e verbo fortes. Sujeito perto do verbo. A taquicardia ventricular, que tem muitas manifestações eletrocardiográficas, causa colapso hemodinâmico

62 Estrutura da sentença Use verbos de ação ao invés de verbos de estado Anormalidades no ECG nos ensinam a interpretá-lo Anormalidades no ECG são boas ferramentas de ensino

63 Estrutura da sentença Use complementos no início ou no fim da frase, nunca no meio As aulas, por causa da greve, estão suspensas. As aulas estão suspensas por causa da greve.

64 Estrutura da sentença Quando possível prefira a voz ativa ao invés da passiva A assembléia decidiu adiar a votação Uma decisão foi tomada pela assembléia, que decidiu adiar a votação

65 Estrutura da sentença Evite sentenças longas Uma sentença não deve conter mais que duas a três linhas (até 40 palavras) Divida sentenças longas

66 Estrutura da sentença Use construções paralelas – palavras e frases devem ser construídas de forma similar Lidando com apendicite, aprendemos que é importante estar atento aos sintomas, conhecer os achados físicos e reexaminar o paciente com freqüência Lidando com apendicite, aprendemos que é importante estar atento aos sintomas, conhecer os achados físicos é importante e se deve reexaminar o paciente com freqüência

67 Estrutura da sentença Use o verbo ao invés do nome A operação foi realizada com sucesso A realização da operação foi um sucesso

68 Estrutura da sentença Evite múltiplos negativos Menor atenção é dada a radiografias escuras do que a outros tipos de imagem Os médicos prestam mais atenção a radiografias claras do que a escuras.

69 Estrutura do parágrafo Grupo de sentenças relacionadas relativas a um único tópico Sentença inicial – explica o assunto do parágrafo Unidade – um só assunto Coerências – pontes entre as sentenças – lógica ou verbal (sinônimo, pronome). Bom desenvolvimento – discute bem a idéia – geral para específico, ordem cronólógica 3 a 5 sentenças por parágrafo – 2a 3 parágrafos por página

70 Transição entre parágrafos Usar palavra no início do parágrafo referida no parágrafo anterior. Dizer no parágrafo anterior a idéia do parágrafo seguinte. Usar sub-títulos

71 Problemas comuns Abuso da voz passiva – voz passiva é importante quando o sujeito é desconhecido Uso de sentenças longas – não coloque mais do que duas idéias em uma sentença Uso de palavras longas e complicadas – linguagem pomposa e pretenciosa Palavras mal colocadas

72 Pontuação Use vírgula para separar!

73 TERCEIRA AULA Assunto e problema Introdução Material e métodos

74 Primeiro passo Ler, ler, ler, ler, ler, ler, ler artigos científicos publicados em várias revistas

75 Revisão da literatura

76 Segundo passo IDÉIA Assunto x Problema Genérico x Específico DEFINIR O PROBLEMA ADEQUADAMENTE

77 Terceiro passo Todo bom artigo começa com uma boa pergunta

78 Estrutura 2000 a 3000 palavras 3 rascunhos 1 mês Título provisório – definitivo no final Introdução Material e métodos Resultados Discussão Resumo Título definitivo

79 Artigo para testar hipótese Introdução SABIDO - O que se sabe sobre o problema NÃO SABIDO - O que não se sabe QUESTÃO - O que você vai fazer para contribuir para reduzir o que não se sabe - OBJETIVO DESENHO EXPERIMENTAL FUNIL

80 Introdução Despertar o interesse - por que o trabalho é importante Direta ao ponto Curta – 300 a 600 palavras Clara Referências selecionadas Não coloque resultados VERBO NO PRESENTE QUESTÃO – nova, importante

81 Exemplo É sabido que muitos anestésicos gerais, incluindo os barbitúricos, reduzem a resposta broncomotora à estimulação vagal. Entretanto, o local onde se dá esta redução não foi ainda determinado. Para determinar qual local no caminho motor vagal até o bronquíolo é mais sensível à depressão pelos barbitúricos, um experimento foi realizado, em anéis isolados de traquéia de coelho. O caminho vagal foi estimulado em quatro diferentes locais antes e depois da exposição aos barbitúricos.

82 Material e métodos O que você fez, como fez para responder à pergunta Detalhes – avaliar o trabalho e repeti-lo Idéia geral dos experimentos – COMO RECEITA DE BOLO – descrição detalhada sem palavras ou detalhes desnecessários VERBO NO PASSADO

83 Ordem cronológica ou do mais para o menos importante Sub-títulos Referências

84 Material e métodos Materiais Químicos – drogas, meios de cultura, tampões, gases O que foi examinado – materiais experimentais, animais, sujeitos humanos

85 Material e métodos Métodos: O que você fez – desenho do estudo Em qual ordem Como você fez Por que você fez Preparação Pressupostos Definição de indicadores

86 Desenho do estudo Tipo de estudo – experimental, transversal, coorte, caso-controle, outro Variáveis independentes – intervenções ou fatores de risco Variável dependente – Resposta – como foi feita a avaliação do efeito Controles – observações iniciais, grupo controle (placebo), outro Tamanho da amostra – cálculo e resultado

87 Estratégias do desenho Pareamento – CASO-CONTROLE Randomização – duplo-cego, placebo - COORTE Estratificação

88 Treinamento Estudo piloto Confiabilidade das informações Perdas Explicar detalhadamente as razões que o levaram a fazer um procedimento menos usual – coloque referência.

89 Ensaios clínicos Sujeitos do estudo Critérios de inclusão Critérios de exclusão Desenho do estudo Intervenções Métodos de medida – use Unidades Internacionais Cálculos Análise dos dados

90 Estudos com animais Materiais Animais Preparação Desenho do estudo Intervenções Métodos de medida Cálculos Análise dos dados

91 Como calculou indicadores – variáveis intermediárias a partir dos dados brutos Como resumiu dados de variáveis quantitativas: Distribuição normal – média e desvio padrão Distribuição assimétrica – mediana e amplitude interquartil

92 Análise estatística Usou transformação logarítmica ou outra Que testes usou Se for teste pouco usual, explique resumidamente em que consiste e dê referência. Programa estatístico e versão usada com referência Qual o nível de significância usado (qual valor de P a partir do qual você considerou diferenças estatisticamente significantes)?

93 Análise estatística Diferença pode ser significante apenas porque a amostra é grande Intervalo de confiança – dá uma idéia de precisão Outros métodos

94 Estatística Mau uso de termos estatísticos – importante compreender conceitos básicos Consulte um estatístico que trabalhe no seu campo – facilidade para entender o problema – co-autor. Entender erro aleatório, testes de significância, valor de P, intervalo de confiança, distribuição normal

95 Estatística Faça um bom curso de estatística Compre um bom livro básico de estatística Evite usar a mesma análise estatística de um artigo lido – não é receita de bolo! Você calculou o tamanho da amostra antes de começar o estudo? Você usou o teste adequado? Teste paramétrico ou não paramétrico?

96 Estatística Tudo bem, o resultado é estatisticamente significante; será clinicamente relevante? Use intervalo de confiança para a diferença entre as médias ou proporções

97 Requisitos éticos para pesquisa em seres humanos Consentimento informado por escrito

98 QUARTA AULA Resultados Discussão e Conclusões Resumo e título

99 Resultados Só reportar resultados que respondam à sua questão Não há necessidade de publicar todos os dados coletados Tabelas Figuras – gráficos, diagramas, mapas, fotos

100 Apresentando dados numéricos Texto Estatística Tabela UMA FIGURA VALE MAIS Gráfico DO QUE MIL PALAVRAS!

101 Tabela ou gráfico Qual o mais efetivo para comunicar meus achados, para identificar padrões e relações? Não duplique informação em texto e tabela ou em tabela e gráfico Use gráficos para longas séries numéricas, para mostrar tendências Use tabelas para apresentar números exatos

102 Não use tabelas em demasia Alguma tabela pode ser combinada com outra? Tabelas e figuras são independentes do texto – auto-explanatórias.

103 Monte as tabelas e figuras Faça a análise estatística DEPOIS -> REDAÇÃO VERBO NO PASSADO Descrição dos dados

104 Resultados Afirmativas que interpretam o dado – mostrar o significado do dado DADO: “Em São Luís a taxa de baixo peso ao nascer foi de 7,6% em 1997. Em comparação, esta taxa foi de 10,6% em Ribeirão Preto em 1994” RESULTADO: A taxa de baixo peso ao nascer foi 40% maior em Ribeirão Preto, 10,6% em 1994, do que em São Luís, 7,6% em 1997 (P<0.001)

105 Resultados Coloque a mudança percentual em vez do dado Coloque o resultado primeiro, o dado depois Usar números ao invés de adjetivos para descrever dados A grande maioria... Use 85% Reportar valor de P exato Reportar intervalo de confiança – dar idéia da importância clínica ou biológica Reportar o tamanho da amostra

106 Resultados Ordem cronológica, lógica científica ou Do mais para o menos importante Coloque a maioria dos dados em tabelas ou figuras Poucos dados no texto – dados que não estão em tabela ou figura Dados apresentados em tabelas ou figuras não devem ser colocados no texto, apenas enfatizados Condensar para evitar repetição

107 Resultados Cite tabelas ou figuras entre parênteses, após afirmativa que descreva resultados Resultados mais importantes no começo do parágrafo e os detalhes em seguida Curto – não perca a floresta pelas árvores

108 Discussão Responder à questão Explicar como os resultados suportam as respostas Comparar a resposta com a literatura

109 Discussão – PARTE UM PARTE MAIS DIFÍCIL 1o. Parágrafo – resposta à questão com verbo no PRESENTE – a hipótese é verdadeira ou falsa? 3 opções: Resposta à questão Recolocar a questão e respondê-la Colocar um contexto curto e responder à questão

110 Primeiro parágrafo Não faça uma segunda introdução Não comece a discussão resumindo os resultados Não comece a discussão com informação secundária

111 PARTE DOIS Limitações do estudo - como foram resolvidas e repercussão nos resultados. Pontos fracos no desenho do estudo Validade dos pressupostos Pontos fortes

112 Discussão – PARTE TRÊS Discutir os achados mais importantes Explicar e interpretar os achados Suporte, explanação e defesa da resposta Explicar resultados que não se encaixam com a resposta Explicar achados inesperados Novidade e importância – reforço ao que já foi colocado na introdução CUIDADO NA GENERALIZAÇÃO – limite a sua resposta à população que você estudou!!

113 Discussão Baseada nos dados – NÃO É ACHISMO!!! Conversando com a literatura Às vezes a resposta é simples e curta Outras vezes é uma generalização baseada nos resultados – incluir dados e argumentos que dão suporte à generalização – DEFESA DA RESPOSTA – PRÓS E CONTRAS O propósito da discussão é descarcar o abacaxi para o leitor

114 Concordâncias – a resposta se encaixa com o que é conhecido? Discordâncias e razões para discordâncias Cite referências apropriadas, incluindo as suas (não seja nem muito modesto nem valorize demais o seu trabalho) Cite referências de bons trabalhos que discordam dos seus achados – nunca ignore resultados divergentes de outros autores

115 Último parágrafo – PARTE QUATRO Importância do trabalho Conclusões e implicações (significado, conseqüências) Aplicações Recomendações Implicações Especulações

116 Último parágrafo Nunca diga que outros estudos são necessários para esclarecer a questão Diga em que você contribuiu para esclarecer a questão e porque o seu trabalho é importante. Também nunca diga o que você vai fazer depois

117 VERBO: Trabalhos de outros – PRESENTE Resultados – PASSADO INTERPRETAR, MOSTRAR AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS FATOS OBSERVADOS Um tópico por parágrafo – ligações entre os tópicos (parágrafos)

118 ORGANIZAÇÃO - Diagrama Ordem cronológica, geográfica Ordem de importância Do general ao particular Do simples ao complexo Prós e contras Causa e efeito QUESTÃO -> RESPOSTA -> QUESTÃO

119 Diagrama - FLUXOGRAMA Tempestade cerebral IDÉIA CENTRAL IDÉIA 1 IDÉIA 2 IDÉIA 3 IDÉIA 4 IDÉIA 5 IDÉIA 6

120 INÍCIO – responder à questão e colocar argumentos e resultados que a suportem. MEIO – tópicos organizados cronologicamente, pela lógica científica ou do mais para o menos importante FIM – importância do estudo

121 Discussão CURTA Não use palavras desnecessárias Não adicione detalhes Não inclua assuntos paralelos Não use sub-títulos FOCO

122 Resumo Parte mais lida do artigo Leitor quer identificar rapidamente o conteúdo, verificar se é adequado aos seus interesses, para decidir se vai ler o artigo 250 palavras VERBO NO PASSADO Um só parágrafo sem sub-títulos ou Resumo estruturado

123 Resumo INTRODUÇÃO - o que foi feito – antecedentes e objetivos MÉTODOS - como foi feito – lugar, época e desenho do estudo Resultados mais importantes Conclusões e/ou implicações - baseadas nos dados, relevância, benefícios DEVE SER ENTENDIDO INDEPENDENTEMENTE DO MANUSCRITO

124 Título Claro Exato Conciso Evitar palavras desnecessárias Não usar abreviaturas

125 Agradecimentos Pessoas ou organizações que contribuíram para o trabalho, mas cuja contribuição não significa autoria Mencionar a contribuição específica de cada um (suporte financeiro, consultoria, participação na coleta de dados etc) Pedir autorização para ser mencionado Mencionar compensações financeiras que possam representar conflitos de interesse

126 Referências Zeiger M. Essentials of writing biomedical research papers. 2nd ed. New York: McGraw-Hill; 2000 Matthews JR, Bowen JM, Matthews RW. Successful scientific writing: a step by step guide for the biological and medical sciences. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press; 2000 Buckingham TA. How to write medical and scientific papers. Disponível em: http://www.lifescipub.com/e-book.htmhttp://www.lifescipub.com/e-book.htm Day RA. Cómo escribir y publicar trabajos científicos. Washington: OPAS; 1990. Lang TA, Secic M. How to report statistics in Medicine: annotated guidelines for authors, editors, and reviewers. New York: American College of Physicians; 1997 Iverson C et al. American Medical Association Manual of Style: a guide for authors and editors. New York: Lippincott Williams & Wilkins; 1997.


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