A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL Tendências e fatores explicativos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL Tendências e fatores explicativos."— Transcrição da apresentação:

1 A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL Tendências e fatores explicativos

2 DENSIDADE POPULACIONAL

3 A DENSIDADE POPULACIONAL E OS CLIMAS

4 A DENSIDADE POPULACIONAL E O RELEVO

5 FATORES NATURAIS QUE INFLUENCIAM A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO Fatores naturais Relevo Favoráveis (planícies, vales, planaltos baixos) Desfavoráveis (montanhas e planaltos altos) Climas Favoráveis (temperados e tropicais) Desfavoráveis (equatorial e frios) Proximidade ao litoral Fertilidade dos solos Exposição geográfica Riqueza do subsolo Proximidade dos rios

6 DENSIDADE POPULACIONAL 3100 milhões de habitantes

7 AS REGIÕES MAIS POVOADAS DO MUNDO Ásia do Sul e Oriental: Ásia do Sul e Oriental: Clima tropical húmido (chuvas abundantes) Clima tropical húmido (chuvas abundantes) Solos muitos férteis devido às planícies aluviais dos rios Ganges e Iansequião; Solos muitos férteis devido às planícies aluviais dos rios Ganges e Iansequião; Natalidade elevada e mortalidade relativamente reduzida Natalidade elevada e mortalidade relativamente reduzida Necessidade de muita mão-de-obra devido ao predomínio de uma agricultura baseada no cultivo do arroz e mais recentemente na intensa industrialização. Necessidade de muita mão-de-obra devido ao predomínio de uma agricultura baseada no cultivo do arroz e mais recentemente na intensa industrialização.

8 DENSIDADE POPULACIONAL 700 milhões de habitantes

9 AS REGIÕES MAIS POVOADAS DO MUNDO Europa Ocidental e Central Europa Ocidental e Central Clima temperado, com temperaturas amenas e precipitações abundantes e bem distribuídas no tempo. Clima temperado, com temperaturas amenas e precipitações abundantes e bem distribuídas no tempo. Relevo pouco acentuado. Relevo pouco acentuado. Boas vias de comunicação. Boas vias de comunicação. Abundância de recursos minerais e energéticos. Abundância de recursos minerais e energéticos. Dinâmica económica (indústria e comércio) Dinâmica económica (indústria e comércio)

10 DENSIDADE POPULACIONAL 140 milhões de habitantes

11 AS REGIÕES MAIS POVOADAS DO MUNDO Nordeste dos EUA Nordeste dos EUA Clima temperado, com temperaturas amenas e precipitações abundantes e bem distribuídas no tempo. Clima temperado, com temperaturas amenas e precipitações abundantes e bem distribuídas no tempo. Fertilidade do solo Fertilidade do solo Relevo pouco acentuado. Relevo pouco acentuado. Boas vias de comunicação. Boas vias de comunicação. Abundância de recursos minerais e energéticos. Abundância de recursos minerais e energéticos. Dinâmica económica (indústria e comércio) Dinâmica económica (indústria e comércio) Antiga área de colonização por parte dos Europeus Antiga área de colonização por parte dos Europeus

12 DENSIDADE POPULACIONAL

13 AS REGIÕES MAIS POVOADAS DO MUNDO Focos secundários de povoamento: Focos secundários de povoamento: Delta do Nilo (100 milhões) Delta do Nilo (100 milhões) Golfo da Guiné - África Ocidental (160 milhões) Golfo da Guiné - África Ocidental (160 milhões) Litoral da América do Sul (90 milhões) Litoral da América do Sul (90 milhões)


Carregar ppt "A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL Tendências e fatores explicativos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google