A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JAIME MAGALHÃES LIMA PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2008-2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JAIME MAGALHÃES LIMA PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2008-2009."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JAIME MAGALHÃES LIMA PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

2 Notas prévias (1/4) O ano escolar de , sob o lema «Aprender para a Vida – Cidadania e Educação Ambiental», ficará ligado a: - Escola em Avaliação Externa; - Manutenção do número dos Cursos de Educação/Formação ( No Ensino Básico - Electricista de Instalações, Operador de Acabamentos de Madeira e Mobiliário, Têxtil e Vestuário, Práticas Comerciais; No Secundário - Assistente Administrativo); - Alunos com Percurso Alternativo ( no Ensino Básico); - Manutenção do número de Cursos Profissionais ( no Ensino Secundário - Informática de Gestão, Técnico de Instalações Eléctricas, Técnico de Comércio, Técnico de Vendas ). - Início da actividade do Centro de Novas Oportunidades;

3 Notas prévias (2/4) - Oferta dos cursos EFA ( Educação e Formação de Adultos): Instalação de Sistemas Solares Térmicos (Protocolo com a Vulcano / Bosch) e Formação Escolar. - Reorganização interna. Tais alterações acarretam, naturalmente: Novos desafios pedagógicos; Novos desafios de inserção no tecido empresarial local; Novos desafios a nível da gestão logística, financeira e administrativa.

4 Notas prévias (3/4) Neste quadro: A Escola procede à revisão do Projecto Educativo; A Escola procede à Avaliação do Desempenho; A Escola prossegue a aplicação do Plano TIC ( a cargo dos Professores Luís Patrício - 3º ano - Carlos Leal e Fernando Lacerda).

5 Notas prévias (4/4) O Plano TIC está subjacente a este PAAE, e prevê: Sessões para formação de professores e funcionários (Excel, PowerPoint, processamento de texto,...…); Rentabilização dos meios técnico-pedagógicos existentes na Escola com a aplicação da plataforma Moodle; Em articulação com os Professores do CRIE e de Informática: gestão e manutenção das salas com equipamento informático.

6 Departamentos Áreas Disciplinares Núcleos de Estágio

7 Departamento de Matemática e Ciências Experimentais (Coord. Prof ª Celeste Caetano) (1/7) Áreas disciplinares de F. Química e Biologia e Geologia: Objectivos: Promover o gosto pela pesquisa e pelo trabalho experimental; Fomentar o rigor científico; Promover a Formação Cívica e Ambiental ( através do respeito pelas normas específicas), bem como o espírito crítico e solidário. Promover o sucesso e evitar o abandono escolar. Actividades Propostas: Olimpíadas de Física / Química. Visitas de estudo adequadas aos vários programas e níveis de ensino : - 7ºAno – Parque Geológico, Serras de Aire e Candeeiros; - 7º e 8º - Multimeios ( Espinho) e ELA (Aguda);

8 Departamento de Matemática e Ciências Experimentais (Coord. Profª Celeste Caetano) (2/7) – 9ºano, Turma C+E – Visita a Londres; – 9ºE- Campo de Férias / campo de trabalho no Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido – Após os exames nacionais; – 11ºAno: – Sevilha ( Proj. Conjunto Espanhol, FQ, BG); – Semana aberta de Ciência e Tecnologia da U. Aveiro; – Dia aberto da U. De Coimbra; – 12º ano – Laboratório aberto - IPATIMUP ; Laboratório Aberto – no Dia da Escola; Transformação das salas D1 e D6 em verdadeiros laboratórios (cont.). Integração nas actividades do Proj. Sócrates Comenius- área do ambiente. Projectos: Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar: - Formação sobre Ecstasy - 9º Ano (sala de aula), outros alunos em horário a definir.

9 Depart. de Matemática e Ciências Experimentais Coord. Profª Celeste Caetano (3/7) Vamos falar de…Vidas; Tutoria – 9ºE; Escola – Electrão- participação no concurso da Amb3, com colocação de um Ponto Electrão para recolha de REEE ( resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos)- articulação com o GOAL- área do ambiente; Vamos cuidar do bloco G – embelezamento do interior; Sala G10 – polivalente de FQ. Área Disciplinar de Matemática: Objectivos: Promover o gosto pelo estudo da Matemática; Fomentar o raciocínio ( concreto e abstracto)e o cálculo mental; Manipular/construir materiais; Apresentação e demonstração das potencialidades do sistema Latex; Estimular o espírito crítico e a criatividade; Investigar em modelação matemática, modelando fenómenos cíclicos; Estudar a regressão sinusoidal;

10 Depart. Matemática e Ciências Experimentais ( Coord. Prof. Celeste Caetano) (4/7) Combater o insucesso na disciplina; Reduzir o abandono escolar; Descobrir novas formas de ocupação de tempos livres; Promover a Educação Cívica e o espírito solidário. Actividades Propostas: Participação no Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos»- (final na Covilhã); Participação no Equamat e Mat12; PM - Plano de Acção para a Matemática (7º, 8º e 9º anos); Participação no Campeonato Nacional de Cálculo Mental, « Supertmatik 2008/09»; Participação no concurso Canguru Matemático; ENIGMAT – Problema do Mês Ligação da Matemática à Vida – Teoria da Partilha, englobado no Projecto Sócrates-Comenius (GOAL)- 10ºE+D (colaboração do Dr. Juiz António Carlos Beça Pereira)- aula aberta.

11 Depart. de Matemática e Ciências Experimentais (Coord. Prof.ª Celeste Caetano) (5/7) Participação nas Olimpíadas de Matemática (12/11;14/01; 26/03). Aveiro Mat (11/10/2008)- Encontro Regional de Professores de Matemática; Elaboração de materiais para o PM; O Cantinho da Matemática – Dia da Escola; Exposição (já requisitada à APM) – Dia da Escola; Painel / sessão de esclarecimento: Como agir perante situações relativas a jovens potencialmente em risco -( Procurador do Ministério Público, Técnica do Serviço social, Juiz) – aberto à comunidade escolar. OBS:- As actividades envolverão todos os professores da área disciplinar. Marés: Matemática e realidade- Trabalho de pesquisa sobre as marés, com aula no exterior - Costa Nova – englobando actividades desportivas (1º período); exposição no Dia da Escola - Parceria com o GOAL- Comenius – 11ºB. Latex, Processamento de documentos- elaboração do manual de instalação; construção de materiais; acção de formação para docentes da área – 3º período.

12 Depart. de Matemática e Ciências Experimentais Coord. Prof.ª Celeste Caetano (6/7) Área disciplinar das Tecnologias Objectivos: Criar uma plataforma Moodle:- partilha e interacção entre os vários parceiros GOAL (Growing with Outside Activity Learning)/Comenius; Fomentar o uso das TIC; Promover o intercâmbio entre a escola e o meio empresarial; Proporcionar contacto com as tecnologias utilizadas no fabrico de aparelhagens e equipamentos eléctricos e informáticos, bem como com ferramentas diversas e específicas; Despertar a curiosidade e o interesse pelas Tecnologias e Robótica: (Montar e programar um Robot; ensaiar e afinar os vários módulos; montar e desmontar computadores,...); Promover o uso de energias alternativas e rentabilizar os recursos energéticos; Implementar a política dos três RRR;

13 Depart. de Matemática e Ciências Experimentais Coord. Prof.ª Celeste Caetano (7/7) Fomentar o trabalho de equipa. Actividades: Manutenção do portefólio digital, bem como dos Laboratórios de Informática Clube de Robótica: - Montagem, programação e afinação de um Robot; Clube de Electrónica: - Planificação e montagem de circuitos impressos e electrónicos; Exposição de trabalhos e Lan Party (12ºG e H) - no Dia da Escola; Colaboração na Feira Vocacional: - Divulgação dos Cursos existentes na Escola; Visitas de Estudo: - Cursos de Electricidade – a definir em Conselho de Turma; à ENDIEL – Exponor, em Maio (alunos de Informática); Projecto: Educação Ambiental - Embelezamento dos espaços escolares. Implementação do Plano TIC: - Formação dos docentes: Quadros interactivos; Plataforma Moodle. Projecto Tai chi chuan – técnicas e exercícios de relaxamento, visando a promoção da saúde em meio escolar. Clube de reparação informática: simulação do contexto real do trabalho (CEFJ e.....)

14 Núcleo de Estágio de Física e Química (Orient. Prof. José Manuel Lopes) Actividades inerentes ao Núcleo de Estágio; Clube de Holografia: Formação de novos alunos; Elaboração de hologramas ; Divulgação de trabalhos.

15 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Profª Edite Silva ) (1/15) Área Disciplinar de EMRC: Objectivos: Formar cidadãos conscientes, autónomos e solidários; Promover o respeito pelo património, diversidade cultural e etária; Promover o sucesso escolar; Promover métodos de trabalho e de estudo; Actividades propostas: Movimento Pijaminha: recolha de roupas e cassetes VHS a entregar no IPO, de 13/10 a 03/11- 12º ano de EMRC; Visitas de estudo: - Lisboa – outras formas de culto – 3º período - 9º Ano; -Centro de Dia de Mataduços - última semana do 1ºperíodo – E. Secundário; -Uma Semana em Taizé - de 7 a 15 de Fevereiro (Carnaval) - E. Secundário Inter - escolas: - Encontro diocesano de alunos de EMRC - Workshops – 24/04; Dia radical: - S. Jacinto ( caminhada orientada na reserva, jogos de pistas)-actividade conjunta com Ed. Física – 8º Ano de EMRC e C. Formação de Desporto – 24/10.

16 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Profª Edite Silva ) (2/15) Intercâmbio escolar : - Encontro diocesano de alunos de EMRC, visando a promoção de atitudes de cidadania – início do 3º período. Área disciplinar de História: Objectivos: Identificar datas, momentos e figuras marcantes da construção da identidade nacional e local, bem como os relacionados com os Direitos Humanos e a evolução da Humanidade; Preservar e valorizar o património artístico; Entender a defesa do património como acto de cidadania, manifestando respeito por outros povos e culturas; Mobilizar conhecimentos; Estimular a solidariedade; Identificar a existência de tensões pluri-étnicas, a discriminação, a problemática dos refugiados; Combater o racismo e a xenofobia, promovendo a igualdade e o espírito crítico. Colocar as novas tecnologias ao serviço do desenvolvimento de competências sociais.

17 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Profª Edite Silva ) (3/15) Actividades propostas: S. Martinho – Magusto; jogos tradicionais (aberto à comunidade); Natal – Recolha de roupas, brinquedos e alimentos a entregar a instituições de solidariedade social; Venda de produtos UNICEF; recolha de tradições natalícias; Semana da Mulher – de 09 a 13 de Abril – Cartazes (evolução da legislação); palestra / debate (Violência Doméstica)- colaboração da APAV; recital de poesia feminina (colaboração das turmas de Teatro); distribuição de flores - feitas pelos alunos; Comemoração do aniversário da ascensão de Aveiro a cidade (11 de Maio)- exposição de trabalhos e conferência com a colaboração da ADERAV. Pesquisa: - Ao longo do ano lectivo - Casos de refugiados no Mundo; as ONG no teatro dos vários conflitos e campos de refugiados e campanhas por elas promovidas; protocolos estabelecidos; recolha de testemunhos e entrevistas; preparação de uma exposição fotográfica e de palestra ( painel de convidados ligados às ONG e ao voluntariado); produção de um filme, um DVD e um artigo para o jornal da Escol e imprensa local.

18 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Profª Edite Silva) (4/15) Parceria com ORBIS e GOAL- Sócrates - Comenius. Ser Diferente – 13 de Abril - (Barreiras arquitectónicas; dificuldades da pessoa com deficiência; o desporto como forma de integração) – jogo goalball; jogo de simulação. Aprender a olhar a arte contemporânea- Parceria com AVEIROARTE e Projecto GOAL (Sócrates – Comenius) Visitas de estudo: (9º Ano) – Museu Joe Berardo; Fundação de Serralves; galerias de arte da cidade; Debate: O que é a Arte – painel com professores de Filosofia e Arte ; Palestra: - Com um professor de UP ; Encontro com um marchand e com o vencedor do Concurso Jovens Criadores; À Conversa com…( Artistas do AVEIROARTE ); Sala de dúvidas e perguntas: - Cada docente marcará uma hora para esta actividade, articulada com o Conselho de Turma, ao longo do ano; Plataformas Moodle de apoio ao Blend-Learning (esjml): gestão e manutenção ao longo do ano; formação e apoio semanal aos docentes.

19 Departamento de Ciências Sociais e Humanas (Coord. Profª Edite Silva) (5/15) Área Disciplinar de Geografia : Objectivos: Desenvolver o trabalho em equipa, aplicando o método de trabalho da Geografia; Fomentar o espírito crítico; Promover a autonomia; Mobilizar conhecimentos das diversas áreas do saber; Desenvolver a consciência da riqueza e fragilidade do nosso planeta; Relacionar modos de vida das populações com a paisagem; Reconhecer factores de distribuição da população, bem como os que condicionam as actividades locais; Reconhecer as perturbações causadas pela sociedade humana; Actividades Propostas : Visitas de Estudo: 8º Ano - Piódão – 18/03/2009; 7ºAno - Serra da Lapa e nascente do rio Vouga; Planeta Mágico – exibições multimédia dos diversos elementos em risco;

20 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Profª Edite Silva ) (6/15) Visita ao Planeta Mágico, sob a orientação do Professor Luís Pinheiro, da U. Aveiro – Outubro ou Novembro – 7º, 8º, 9º Anos - colaboração de professores de F. Química. Visitas de estudo – a planificar nas reuniões intercalares. Debate: Ordenamento do Território - Contacto com o Departamento do Ambiente da U. Aveiro. (Ambiente e protecção da orla costeira; espaço urbano de Aveiro)- 10º e 11º anos - 1ª quinzena de Março. Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos - no Dia da Escola. Clube Europeu : - Promove os Direitos humanos; a vivência do pluralismo democrático; o conhecimento da Europa. - Responsável: Prof.ª Rosa Figueiredo Actividades: Sensibilização e inscrições a 30 e 31/10/2008; Exposição de trabalhos (Cartazes e PowerPoint) - Dia da Escola; Dia da Europa, 25 de Março, Tratados da U.E., actividades do GAERI..... Dinamização da página na Internet (ligação ao Projecto GOAL- Comenius); Protecção, um Direito da Criança

21 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Profª Edite Silva ) (7/15) Parlamento dos Jovens: (colaboração dos alunos de Ciência Política) - Incentivar o interesse pela participação cívica e política, bem como a capacidade de argumentação na defesa de ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; Divulgação do processo de decisão do Parlamento; Inscrição da Escola; Preparação para os temas e das eleições ( listas, campanha, debates); Vinda de um deputado à Escola; Sessão escolar e envio do relatório de Escola; Sessões distritais.... O processo decorre de Outubro a Março. Tema para o E. Básico:Alimentação e Saúde Tema para o E. Secundário:Participação cívica dos Jovens OBS: Actividade transversal: Geografia / ligação ao projecto GOAL, Economia, C. Política, Português, Filosofia, História.

22 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Profª Edite Silva ) (8/15) Áreas disciplinares de Economia / Contabilidade / Direito: Consultório jurídico - financeiro: Visa: Promover a solidariedade e partilha de informação; Fomentar a discussão de assuntos actuais; Apoiar os alunos e a comunidade escolar em situações do quotidiano relacionadas com direito, finanças, contabilidade e economia e promover a pesquisa nestas áreas ( preceitos de contratos; impostos; cálculo de juros;....) Será elaborado um horário para atendimento individual ou colectivo. 430 divulga!: Divulgar a área, os seus campos científicos e as saídas profissionais - Página da Escola, aulas abertas, Feira Vocacional, Workshop (9º e 11º)- último dia de aulas do 1º e 2º períodos, durante a preparação do Parlamento dos Jovens, durante o 3º período; O Momento da Ciência Política; Jovens em risco: olhares cruzados

23 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Profª Edite Silva ) (9/15) 430: Recursos em dia !- projecto a iniciar este ano lectivo mas visa continuar nos próximos. Identificar todos os recursos didácticos da área existentes na Escola: Organizá-los de forma funcional, concentrando os recursos dispersos; Iniciar uma análise de conteúdo dos livros existentes na Biblioteca; Utilizar de forma mais sistemática esses recursos, para apoio ao trabalho dos alunos; Inventariação dos recursos extra Biblioteca, com criação de uma base de dados – computador com sistema adequado que possa ser usado pelos professores e alunos do 12º-CEF-TA-Divulgação no final de cada período.

24 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Prof.ª Edite Silva ) (10/15) Área Disciplinar de Filosofia: Objectivos: Desenvolver a consciência crítica; Desenvolver a prática da exposição (oral e escrita); Tratamento da informação recolhida (pesquisa, tomada de notas); Desenvolver um quadro coerente e fundamentado de valores, bem como atitudes de solidariedade e participação na vida em comunidade; Reflectir sobre a importância da Filosofia no mundo contemporâneo; Desmistificar o papel do Psicólogo na comunidade; Caracterização das várias áreas da Psicologia Aplicada; Promover o sucesso educativo e reduzir o abandono escolar; Divulgar alguns trabalhos de Filosofia. Actividades: Palestra / Debate: Ética Ambiental- Fevereiro / Março – aberto à comunidade. Palestra / Debate: O Dia da Filosofia- aberto à comunidade - 20 de Novembro.

25 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Prof.ª Edite Silva ) (11/15) Palestra / Contacto com a psicopedagoga Marisa Zeferino – em Janeiro. Debate / Palestra: As Instituições e a Família- Oradores: APSIC, CPCI, Associação Crescer e um sociólogo; Protocolo com a APSIC: - Colaboração com os Professores do Gabinete de Conflitos, D. Turma, alunos,... Aveiro Cidade amiga das crianças: Promover a colaboração e parcerias com a autarquia, visando o sucesso do ensino - aprendizagem e o decréscimo do abandono escolar; Promover valores de solidariedade e civismo; Mostrar à comunidade alguns trabalhos / actividades desenvolvidos nas aulas; Fomentar o contacto e convívio entre a comunidade escolar Etapas: Abertura/interesse da Escola na apresentação do projecto pela C. M. Aveiro – fim de Outubro; Reunir com alunos e professores, visando a definição de objectivos, temas e planificação e calendarização do projecto. Visitas de estudo: Crioestaminal e U. Coimbra – 11ºA, D; aguardam-se os C. T. Intercalares.

26 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Prof.ª Edite Silva ) (12/15) Projecto Fotografia na escola : Formação em Fotografia: Módulo Teórico: Conhecer marcos importantes da história da fotografia; Identificar elementos das câmaras fotográficas; Reconhecer factores de qualidade da fotografia; Editar e tratar imagens. Módulo prático: Operar com câmaras analógicas e digitais; Analisar criticamente as imagens recolhidas; Arquivo e partilha de imagens; Apresentação de imagens em vários contextos. Exposição de trabalhos – final do ano lectivo.

27 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Prof.ª Edite Silva ) (13/15) Concurso fotográfico (transdisciplinar - Psicologia A e Área de Integração): Objectivos : Valorizar a família – alicerce do desenvolvimento pessoal e cultural, parceiro social por excelência; Valorizar o idoso e a sua integração na família, reconhecendo a sua função social; Estimular a criatividade, o sentido estético e a interdisciplinaridade; Fomentar o sucesso educativo e combater o abandono escolar. Actividades: Elaboração (reajustamento) do regulamento do concurso, cartaz e ficha de inscrição; Selecção das fotografias recebidas; Exposição fotográfica para divulgação dos resultados do concurso. Obs: Os prémios resultam da AEE e da angariação de patrocínios.

28 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Prof.ª Edite Silva ) (14/15) A Interculturalidade na Escola - actividade transdisciplinar (Filosofia, Área de Integração, História, Português e Português Língua Não Materna) - Dia da Escola (Fevereiro): Objectivos: Reconhecer a riqueza da diversidade cultural, como meio de realização pessoal; Promover a Cidadania e os Direitos Humanos como valores universais; Desenvolver atitudes de solidariedade e de participação na vida da comunidade; Alertar para o consumo responsável e solidário; Desenvolver a consciência crítica dos desafios decorrentes da globalização; Colaborar com os Projectos Sócrates - Comenius e Redes. Actividades: Exposição fotográfica; Exposição dos trabalhos dos alunos; Palestra / Debate sobre o Voluntariado; Barraquinha do Comércio Solidário;

29 Departamento de Ciências Sociais e Humanas ( Coord. Profª Edite Silva ) (15/15) Gabinete de Conflitos: Em horário próprio, para alunos com ordem de saída da sala de aula. Tem a colaboração de professores de vários departamentos. Área de Educação Tecnológica: (Actividades conjuntas com os Departamentos de Expressões e Matemática e Ciências Experimentais): Embelezamento dos espaços exteriores da Escola; Implementação da política dos três RRR, dando continuidade ao projecto iniciado no ano anterior.

30 Departamento de Expressões ( Coord. Prof.ª Isabel Serrano) (1/3) Área disciplinar de Educação Física: Objectivos: Promover modalidades pouco divulgadas na Escola – Aeróbica e Dança; Proporcionar formação aos professores de Educação Física nestas áreas, obrigatórias nos Cursos Profissionais; Aplicação de conhecimentos na execução de uma coreografia; Promover hábitos de vida saudáveis, a cidadania, o convívio e a solidariedade; Promover a educação para a saúde; Fomentar a ligação da Escola à comunidade. Actividades: Saúde em movimento: - actividade de Natal; Aeróbica: Música e Movimento :- Final do 2º período / início do 3º. Descida do Rio Mondego em Kayak – 2ª quinzena de Maio (Prof.,Func.,E.E.) Avaliação do Índice de IMC: - C. Tecnológico de Desporto-11º Ano, articulado com o Projecto GOAL – Sócrates Comenius;

31 Departamento de Expressões ( Coord. Prof.ª Isabel Serrano) (2/2) Visitas de estudo: - (12ºE, 11ºH)- Instalações desportivas : Faculdade de Desporto e Estádio do Dragão. Organização de eventos desportivos: 10ºG –(2º e 3º períodos); Cicloturismo: - 05 de Junho. Projecto CALMA (Clube de Lazer e Manutenção):- horário pós-laboral; actividades lúdicas destinadas à comunidade escolar e local. ( Actividade conjunta de Ed. Física, História e Contabilidade). Área de Educação Visual: Olhar a Arte nas suas variadas vertentes Parceria: GOAL, AVEIROARTE e Câmara M. de Aveiro : Intervenção artística na tua Cidade – Projecto de decoração de um viaduto (C. C. Congressos)-9ºA e 9ºAF- multidisciplinar e pluritécnica. Cartaz da Paz: Parceria com Lions - 7º ano (A e F)- elaboração de cartazes sobre a problemática da Paz - 1ºPeríodo; Um olhar sobre...Júlio Resende: Parceria APECV - 7ºA, F,8ºE, F, 9ºA, AF – 1º e 2º períodos; Jovem criador Parceria C. M. Juventude, Milú Sardinha – 9ºA e AF- aula no exterior – 16 e 17 de Outubro – Galerias Paços do Concelho e Ed. Fernando Távora.

32 Departamento de Línguas (Coord. Profª Ana Roda) (1/) Área Disciplinar de Línguas Germânicas: Projectos Gerais: Comemoração de dias representativos da cultura Anglo-Americana: - Halloween – manhã de 30 de Outubro – todas as turmas do 7º ano; - Flea Market – dois dias da última semana do 1º período; - St. Valentines day – 14 de Fevereiro; -Tea Party – Dia da Escola; -Red nose day – 13 de Março; Testemunhos reais de experiências de voluntariado – 3º período Exposição de trabalhos dos alunos – ao longo do ano; Projecto SOS Inglês – visa o desenvolvimento de competências comunicativas orais e escritas, ao longo do ano, envolvendo todos os professores do departamento, com horário já definido; Projectos Específicos: Reading Challenge – E. B.- promoção da leitura em inglês – de Outubro a Fevereiro; divulgação dos livros no Dia da Escola.

33 Departamento de Línguas ( Coord. Profª Ana Roda) (1/2) A Job for me - 9º ano – 3º período - Contacto com profissionais de várias áreas, visando a divulgação de várias profissões; poster final; CyberHelp – 10ºB;E;H – sala de estudo virtual para apoio individualizado a desenvolver ao longo do ano; Área disciplinar de línguas Românicas: Clube de Teatro; Apresentação dos Trabalhos de Expressão Dramática no final de cada semestre; Sessões de Teatro - 8ºB,C,D – ensaios visando uma soiré / aula aberta. Projecto de Leitura com o 1º Ciclo – sessões de leitura expressiva na EB1/ BEJML. Visitas de estudo das áreas disciplinares de acordo com as propostas que forem aparecendo (-ida ao teatro: Os Lusíadas de Calções, Frei L. de Sousa, O Cavaleiro da Dinamarca; - Convento de Mafra; -Fundação Eugénio de Andrade, Casa de Camilo Castelo Branco,...)

34 Departamento de Línguas (Coord. Ana Roda) (2/2) Projecto PLNM – apoio da DGIDC- Apoio aos alunos estrangeiros; Acção de Formação para os docentes sobre o ensino do PLNM – 15 de Outubro; Avaliação da Oralidade nas Línguas – Sessão de Formação - prof.s da área Workshops: Falsos Amigos entre o Português e o Espanhol – 30 de Outubro; Construção de máscaras em gesso – 30 de Outubro Feira do Livro Saber Português: Um caminho para o sucesso- Fevereiro - 8ºB, F- dinamizada por um docente da U.C. – pode ser alargada a outras turmas. Novos Rumos da Língua Portuguesa- 10ºL – Fevereiro - dinamizada por um docente da U.C.- pode ser largada a outras turmas. Semana das Línguas – projecto conjunto do Departamento - 2º período – cada dia da semana será dedicado a uma das línguas; A questão das perguntas em sala de aula- actividade para docentes; À la rencontre de Molière- Viagem a Paris - 9ºE- tendo como ponto de partida a dramatização de uma das suas peças e pesquisa sobre o autor – 2º período;

35 Departamento de Línguas (Coord. Ana Roda) (3/) Ruta Ibérica – Caja Duero- 11º de Espanhol; Projecto REDES – visando obter o selo de qualidade da Unesco – seguimento do iniciado no ano anterior ; Concurso Pilar Moreno e Viagem a Sevilha – concurso de teatro promovido pela embaixada de Espanha – alunos de Espanhol e Teatro; Conferência sobre Andaluzia- quadro comparativo entre regiões - manhã de 30 de Outubro - Dr. Manuel del Pino, da FLU Coimbra. Dias festivos em Espanha; Teatro em castelhano;

36 Núcleo de Estágio de Português/Espanhol (Orient.: Prof.ª Natália Ferreira e Paula Pinto ) Feira do livro; Divulgação de alguns autores portugueses; Ida ao Teatro – Frei Luís de Sousa; Outras actividades a definir, depois do encontro com o Formador da U.C. e definição do Plano de Formação. As actividades de Espanhol estão integradas nas do Departamento.

37 Departamento de Expressões ( Coord. Prof.ª Isabel Serrano) (1/2) Área disciplinar de Educação Física: Bike Paper: - Visa promover o exercício físico, contribuir para um ambiente ecologicamente sustentável, desenvolver parcerias com elementos exteriores à escola, descobrir o património cultural da cidade; promover competências de organização de actividades não formais – alunos do Curso Tecnológico de desporto - a calendarizar. Desporto Escolar - ( slide próprio) ; Projecto CALMA (Clube de Actividades de Lazer e Manutenção): - actividades lúdicas destinadas à comunidade escolar e local; horário pós- laboral - 3ª e 5ªfeira, das18:30 às 20h e sábado – das 10:30 às 13h, de 1 de Setembro a 31 de Julho. Responsáveis: F. Teixeira Homem, E. Neves e F. Lacerda Cicloturismo: de Junho.

38 Departamento de Expressões (Coord. ) (2/2) Área disciplinar de Educação Visual : Colaboração em actividades várias da Escola; Exposição de trabalhos dos alunos – Dia da Escola. Corte, Costura e Confecção : Divulgação / Exposição de trabalhos de alunas no Dia da Escola – camisas, saias, vestidos e casacos. Desfile das alunas do C. Têxtil e Vestuário (Costureira - modista)- finais de Junho - 8º CEF – A; Divulgação do Curso – Dia da Escola e Feira Vocacional – com actividades ao vivo; Visitas de estudo: 8º CEF-A : Visita à loja do cidadão ( diversidade de serviços; o exercício responsável da cidadania)- 3º período; Clube de Corte, Costura e Confecção – Planear e executar o plano do corte; Confeccionar / alterar peças de vestuário (prof.ª Clara Lopes); Torneio de xadrez no Dia da Escola ( prof. Helmer)

39 Orientação Escolar e Profissional Serviços de Psicologia e Orientação

40 Serviços de Psicologia e Orientação (Psic. ª Paula Sousa) (1/2) Desenvolvimento do programa de orientação escolar e profissional (1º, 2º e 3º Períodos): sessões de informação aos alunos e Enc. de Ed., sessões de orientação vocacional - 9º e 12º anos (2º e 3º períodos)- após divulgação nas turmas. Aconselhamento pessoal e vocacional 10º e 11º anos – ao longo do ano; Visita de estudo à Universidade de Aveiro - 1º período - 9º ano - Novembro; (Semana de Ciência e Tecnologia); Continuação do desenvolvimento do projecto Educação Sexual - com colaboração do Centro de Saúde de Aveiro, do IPJ e do Proj. Saúde em Meio Escolar; Actividades no Dia Mundial de Luta contra a Sida (01/12/08), Dia dos Namorados, Dia do Pai, Dia da Mãe e outros - 9º e 12º anos. Visita ao GASJ-IPJ; Acompanhamento de alunos dos Cursos de Educação e Formação; Atendimento a alunos com N. Ed. Especiais.

41 Serviços de Psicologia e Orientação (Psic. ª Paula Sousa) (2/2) Consulta psicológica individual e apoio psicopedagógico; Participação no Dia da Escola, com passagem de CD- Roms e vídeos sobre várias actividades profissionais e ainda jogos interactivos; Colaboração com as equipas de matrículas; Colaboração na Página da Escola com a elaboração de alguns artigos e actualização da informação dos SPO; Realização de uma Feira de Orientação Escolar e Profissional em data a definir. Avaliação extraordinária 7º e 8º anos – pareceres no 2º e 3º períodos

42 Projectos de Desenvolvimento Biblioteca Prof 2000 Projecto GOAL (Sócrates/Comenius) CRIE

43 Biblioteca (Resp. Profª Fernanda Creoulo) (1/2) Celebração de algumas datas festivas e efemérides; Promoção da leitura: Concursos, Oficina de escrita Criativa, Autor do mês, Semana da Leitura; Enriquecimento do fundo documental e manutenção do existente; Colaboração com os diversos departamentos e projectos; Abertura ao exterior, com situações de partilha de experiência (EB1- Esgueira );

44 Biblioteca (Resp. Profª Fernanda Creoulo) (2/2) Continuação da catalogação do fundo documental livro e não livro; Criação do Boletim Informativo; Continuação da criação de guias de utilização, índices de recursos, listas de sites, dossiers temáticos, etc., para apoio da prática pedagógica. Exposições temáticas; Colaboração na Feira Vocacional e Feira do Livro Conclusão do Manual do Utilizador

45 Prof2000 (Resp. Prof. Ana Roda, F. Lacerda, Rosa Figueiredo, Teresa Beirão...) Reformulação e manutenção da página / portal da Escola; Apoio na construção de páginas específicas e materiais para divulgação de actividades da comunidade educativa; Divulgação de actividades e iniciativas da Escola; Implementação de um sistema dinâmico de recolha e actualização da informação; Gestão de listas de distribuição; Monitorização do sistema dinâmico de convocatórias; Apoio às dinâmicas de Clubes e Projectos; Inquéritos on-line para avaliação do grau de satisfação dos que acedem ao portal.

46 Projecto Comenius de Desenvolvimento Escolar (Resp. Prof. Jorge Guerra) Foi feita nova candidatura, que foi aprovada, no âmbito do tema Long Life Learning O actual tema genérico é GOAL(Growing with Outside Activity Learning); Visa: Reforçar a motivação; Disseminar boas práticas; Premiar a qualidade do trabalho de projecto. A Escola coordena os trabalhos que envolvem escolas da Alemanha, Itália, Chipre e Suécia, tendo recebido o primeiro grupo de trabalho em Setembro; Mobilidades: Fevereiro – IT; Março –SE; Maio – CY; O Projecto conta com a colaboração dos diversos departamentos.

47 CRIE (Resp. Profª Teresa Beirão) Garantir igualdade de acesso às TIC por grande parte dos alunos; Actualização e divulgação do regulamento elaborado; Treinar competências específicas e transversais que potenciem aprendizagens autónomas; Fomentar hábitos de uso sério e adequado das TIC que permitam posturas profissionais e académicas responsáveis; Divulgação do produto final das actividades desenvolvidas e envio para a página da Escola; Acompanhamento do desenvolvimento do trabalho ao longo do ano; Colaboração com o coordenador TIC na resolução de problemas e optimização da utilização dos portáteis.

48 Actividades de Complemento Curricular Outros Projectos

49 As Artes na Escola (Resp. Profª Lúcia Seabra) Apoio ao desenvolvimento de vários projectos de escola, nomeadamente Área de Expressão Dramática, Área de Projecto do 12º ano, Projecto Sócrates, Clube Europeu, AE - Escolíadas; Ocupação de alunos nos seus tempos livres; Exposição no Dia da Escola.

50 Clube de Holografia (Resp. Núcleo de Estágio de Física e Química) Formação de novos alunos; Elaboração de hologramas (em ligação com a HoloRede, projecto coordenado pelo Departamento de Física da UA); Exposição de trabalhos.

51 Clube de Teatro Proskenion (Resp. Prof. ª Conceição Limas) Trabalho com grupos de alunos na área da Expressão Dramática (espaço cénico, expressão corporal, desenho das personagens a interpretar, encenação e cenografia); Promoção da autonomia e da criatividade; Ocupação de tempos livres – 4ª feira – ; Participação nas Escolíadas – Prova de Teatro; Comemoração do Dia Mundial do Teatro; Representação de textos escolhidos; Serenata09.

52 Clube do Desporto Escolar (Resp. Prof. João Guerra) Visa : O desenvolvimento de competências, de hábitos desportivos, a promoção da saúde e bem estar, através do treino de várias modalidades ao longo do ano lectivo. Actividades: Torneios internos de Futsal e Badminton; Campeonato Escolar; Parcerias com entidades externas ( Ass. de Futebol de Aveiro; Casa do Povo de Esgueira; Ass. de Badminton); Participação nas actividades da comunidade escolar e em particular do C. Tecn. Desporto (Corta-Mato, Mega Sprinter, Mega Salto, Basquetebol 3X3 – Compal Air) e Cicloturismo.

53 Outras iniciativas. Dinâmica interna da Escola: - A.P.E.Educação; - Coralima; - JornaLima; - A. Estudantes;.Boas Práticas.

54 Área de Projecto Coord. Profª. Manuela Sarmento Plano da Matemática : aplicado a todas as turmas do Ensino Básico: Manipular e construir materiais, promovendo o gosto pela disciplina; Desenvolver o raciocínio matemático, estimulando o espírito crítico e a criatividade e fomentando o pensamento matemático. 12ºA,B,C,D,E: Área de Projecto / GOAL: Divulgar algumas associações de carácter sociocultural - ADERAVE, AVEIROARTE, ORBIS - e proporcionar o encontro destas organizações com as turmas – IPAM – 30 de Outubro; Promover a interacção escola / meio e a participação cívica dos alunos ; Livro de Curso – 12º Ano : Três momentos: 1º- Dia da Escola - exposição de fotos da turma; 2º - Serenata 09, Junho - exposição de páginas do livro; 3º - Setembro, dia do Diploma - entrega dos livros.

55 Actividades do Coralima (Coord. Prof. Jorge Correia) Ensaios ao longo do ano – 4ª feira – 15,15h – 16,45h; Acções de sensibilização através de audições; Formação de naipes de sopranos, contraltos, tenores e baixos; Aprofundamento dos conceitos da música no âmbito do domínio vocal, colocação da voz e ritmo; Desenvolvimento das capacidades respiratórias, da projecção e colocação da voz e postura; Enriquecimento sócio - cultural através da divulgação de estilos eruditos e populares; Participação em actividades culturais a realizar na Escola, no meio onde se insere e em eventuais locais de interesse sócio - cultural (Dia do Diploma, Natal, Dia da Escola, Feira Vocacional, Páscoa,...).

56 Jornal Escolar - JornaLima Publicação de dois números – Fevereiro e Junho – visando : Tiragem de 300 exemplares com 24 páginas A4; Uso do Jornal Escolar como instrumento cívico para debate de temas relevantes e para a promoção das relações Escola-Meio; Desenvolvimento da educação para os Media; Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação; Divulgação científica; Exercício do espírito crítico e criativo; Promoção da Identidade Escolar. Destina-se a Toda a Comunidade Escolar e aguarda o seu contributo. Coord. Isaque Tomé; Editores: Ana Patrícia Areias, Fátima Fernandes; Redac.: Fátima Fernandes, Fernanda Micaelo, Paula barbado; Rev.: Natália Ferreira.

57 Actividades da Associação de Pais e Enc. Ed. Apoio a alguns projectos (Fotografia na Escola, A Interculturalidade na escola); Participação no Dia da Escola.

58 Actividades da Associação de Estudantes Foi iniciado o processo para a eleição dos novos elementos; Aguardam-se as eleições.....


Carregar ppt "ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JAIME MAGALHÃES LIMA PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2008-2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google