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As empresas e o combate à pobreza, ao desemprego e à exclusão

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Apresentação em tema: "As empresas e o combate à pobreza, ao desemprego e à exclusão"— Transcrição da apresentação:

1 As empresas e o combate à pobreza, ao desemprego e à exclusão
18 de Abril de 2009 Logoplaste

2

3 factos Fundada em 1976. 53 fábricas em 17 países: Angola, Austria, Brasil, Canada, Espanha, E.U.A, França, Holanda, Irlanda, Italia, Malásia, México, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia e Ucrânia. Entre as 5 maiores empresas europeias transformadoras de matérias plásticas. 2ª maior empresa brasileira transformadora de matérias plásticas. Numero 1 em unidades integradas na Europa e Brasil. toneladas de matéria-prima processada em 2008. 5.689 milhões de embalagens vendidas em 2008.

4 Taxa de Crescimento Anual
evolução das vendas milhões de euros 1992 LOGOPLASTE COMEÇA EXPANSÃO INTERNACIONAL Taxa de Crescimento Anual 18% Compound Annual Growth Rate 18%

5 53 fábricas ANGOLA AUSTRIA BRASIL CANADA EUA ESPANHA FRANÇA HOLANDA
IRLANDA ITALIA MALÁSIA MEXICO PORTUGAL REINO UNIDO REP. CHECA RUSSIA UCRÂNIA 53 fábricas

6 objectivo: garantir o futuro
Satisfação dos clientes. Confiança. Inovação e diferenciação Crescimento. Capacidade de resposta global Rentabilidade e equilíbrio financeiro Mobilização de talentos. Qualidade, motivação e cultura Responsabilidade social e ambiental activa Best practices e next practices One Logoplaste. Promover sinergias

7 evolução dos recursos humanos

8 necessidade de talentos
Talento: Capacidade técnica, valores, alma e paixão Base de competitividade. Cultura e conhecimento. “Empresa não é o que faz mas sim o que sabe” Paradoxo: Quanto mais somos mais a empresa depende de cada um de nós

9 responsabilidade social
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil

10 Crianças e adolescentes com problemas de desenvolvimento
Autismo Síndrome de Asperger Dislexia Síndrome de défice de atenção e hiperactividade Síndrome de Down Síndrome de X Frágil 1 em cada 1000 4 em cada 1000 6 em cada 1000 3 a 5% de crianças em idade escolar 1 em cada 2000 Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil

11 objectivos do CADin Ser um dos principais centros Europeus no tratamento das disfunções de desenvolvimento infantil. Ser uma referência europeia na investigação nas áreas de neuropediatria, pedopsiquiatria e pedofisiatria. Ser acessível aos segmentos mais pobres da população Ajudando à integração das crianças com deficiência na sociedade portuguesa Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil

12 o projecto Iniciativa de cidadania promovida em Janeiro de 2003 por várias empresas focadas na responsabilidade social. Fundadores Logoplaste Banco Comercial Português Banco BPI Caixa Geral de Depósitos CAP GEMINI Portugal Fundação Calouste Gulbekian Fundação Oriente Fundação Stanley Ho GALP Energia

13 estrutura de suporte 13 Medicos 39 Especialistas 11 Administrativos
2 Voluntários Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil

14 evolução 2004-2008 Número de pacientes
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil

15 actividade 2008 Diagnosticar, avaliar, intervir 2004 2006 2008
Novas familias 1.059 1.306 2.000 Consultas 2.528 4.221 4.289 Avaliações 276 735 714 Sessões de apoio 5.839 14.392 22.398 Apoiar (Bolsa Social)  2004  2006  2008 250 631 584 16 86 94 1.542 5.073 7.430 % de utilizadores em intervenções suportadas pela Bolsa Social 26% 35% 33% Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil

16 opções estratégicas Garantir o futuro. Sustentabilidade a longo prazo
Valorizar as pessoas. Mobilizar talentos Promover uma política activa de responsabilidade social.

17 responsabilidade social
Valores profissionais iguais aos valores pessoais Solidariedade é uma necessidade / dever ético num país com carências profundas e não “o tributo que o capitalismo presta à virtude”

18 responsabilidade social
“Oportunidade para criar valor partilhado entre a sociedade e a empresa” Factor de coesão e motivação Vantagem competitiva na relação com clientes

19 pobreza em Portugal Cerca de pobres. 18% da população tem menos de 378 euros de rendimento por mês. Antes de transferências sociais a pobreza atinge 40% da população Após transferências sociais 26% dos portugueses com mais de 65 anos são pobres. A pobreza atinge 21% dos jovens com menos de 17 anos. Das famílias com 3 ou mais crianças 43% são pobres após trasnferências sociais.

20 evolução da educação Portugal UE 15 1997 2007 1997 2007
Jovens anos com ens. secundário ,1% ,4% ,6% ,2% Abandono escolar jovens anos ,6% ,3% ,6% ,9% População anos com ens. secundário % ,5% ,4% ,5%

21 crescimento económico
Desde 2002 estamos a empobrecer relativamente à UE. Crescemos em média metade da zona Euro. Nos últimos 10 anos apenas crescemos mais que a Itália no conjunto dos 27 países da UE. Passámos de 25º em 2004 para 43º no ranking de competitividade do World Economic Forum A produtividade tem evoluído marginalmente. De 67,7% de média da UE em 1998 passámos para 70,7% em 2008. Temos aumentado o nosso endividamento externo sistemáticamente desde 1996. Taxa potencial de crescimento do PIB caiu para 1,2% - 1,5%.

22 novas políticas públicas
Promover a qualificação dos recursos Alterar a afectação de recursos Valorizar as empresas em especial as PME para potenciar capacidade de criar riqueza e reduzir pobreza

23 novas políticas públicas
promover a qualificação de recursos Ensino secundário. Abandono escolar jovens que nos últimos dez anos abandonaram o ensino

24 novas políticas públicas
alterar a afectação de recursos Despesa pública Investimento público Sistema fiscal Legislação laboral Lei das rendas Licenciamento dos investimentos Lei das falências etc

25 novas políticas públicas
valorizar as empresas Novo discurso e nova prática. País depende de empresas competitivas em especial das exportadoras Visão global da economia. Medidas transversais. Importância das PME

26 renovação das estratégias empresariais
novo pensamento estratégico e nova filosofia de gestão Visão alargada dos mercados. Novo mundo deve ser o próprio mundo. Pelo menos a Europa. Melhorar a qualidade do investimento. Sustentabilidade depende da rentabilidade dos activos e não do valor dos activos e vendas. Dar um novo valor às pessoas. Qualificar. Desenvolver e reter talentos é decisivo. Apostar na inovação e no conhecimento. Empresa não é o que faz mas o que sabe. Promover alianças e integrar redes de empresas. Quem compete são ofertas e não empresas.

27 obrigado! Logoplaste


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