A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 – 23 - 24
Moral e Filosofia Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –

2 Moral é diferente de Ética.
Lembrando: Moral é diferente de Ética. Moral = é o conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma dada comunidade

3

4 Ética = é a disciplina filosófica que busca refletir sobre os sistemas morais elaborados pelos homens, buscando compreender a fundamentação das normas e interdições próprias a cada sistema moral

5

6 Podemos dizer que pertencem ao vasto campo da moral a reflexão sobre perguntas fundamentais como:
O que devo fazer para ser justo? Quais valores devo escolher para guiar minha vida? Há uma hierarquia de valores que deve ser seguida? Que tipo de ser humano devo ser nas minhas relações comigo mesmo, com meus semelhantes e com a natureza? Que tipo de atitude devo praticar com pessoa e cidadão ?

7 O ser humano possui a consciência moral, a faculdade de observar a própria conduta e formular juízos sobre os atos passados, presentes e as intenções futuras

8

9 Conheci a ti mesmo – Sócrates.

10 Virtudes da alma humana segundo: Platão
Instinto = manifestação do desejo ligado a Sobrevivência e a reprodução. Coragem = liga o homem à expressão dos desejos superiores, dando vazão à liberdade e à autonomia. Razão = governa a vontade.

11 Ética para Aristóteles: Dividida em duas categorias
Moral = ligada à vontade. Intelectual = ligada a razão. (as virtudes morais são a coragem, a generosidade, a candura, a amizade e a justiça).

12 Provoca uma revolução de ideias
Iluminismo: Provoca uma revolução de ideias Descartes – o erro moral é precedido pela falta de sabedoria. A utilidade da moral consiste em governar o desejo sobre o modo de agir individualmente.

13 Rousseau: A consciência moral e o sentido de dever são naturais dentro do homem, são como uma ação clara da natureza e da figura de deus. “o homem nasce puro, a sociedade é que o corrompe”

14 Immanoel kant Para Kant, a razão é fundamental para o desenvolvimento da moral. Por ser o homem essencialmente egoísta, destrutivo e cruel, a bondade natural tem dificuldade de prevalecer.

15 Professor Romildo Tavares Filosofia Mod. 24
Moral e cotidiano Professor Romildo Tavares Filosofia Mod. 24

16 A sociedade cria uma série de normas e de mecanismos de regulação do comportamento social, que vão desde sanções sociais, até mesmo punição legal. A moral está relacionada ao conjunto de valores que regem a ação humana no âmbito do convívio social, tendo um caráter normativo.

17

18

19

20

21

22

23


Carregar ppt "Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google