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Aula Prática 9 Turno P1: Terça, dia 14, das 8:00 às 10:00,

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1 Aula Prática 9 Turno P1: Terça, dia 14, das 8:00 às 10:00,
Sala 1.2 do Edifício VII Turno P2: Segunda, dia 13, das 9:00 às 11:00 Sala 1.16 do Edifício VII Turno P3: À escolha

2 Método Científico: Análise de hipóteses e experiências
Aula Prática 8 Método Científico: Análise de hipóteses e experiências

3 Qual é o problema ou fenómeno? Qual é a pergunta?
Vida em Marte Qual é o problema ou fenómeno? Qual é a pergunta?

4 Vida em Marte Viking 1 e 2, 1976

5 Qual é o problema ou fenómeno? Qual é a pergunta? Há vida em Marte?

6 Vida em Marte Formular hipóteses:

7 Formular hipóteses: H1: Há vida em Marte

8 Formular hipóteses: H0: Não há vida em Marte H1: Há vida em Marte

9 Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.

10 Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
Atenção: não é confirmar uma hipótese (os malefícios do pão...)

11 Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
1º Experiência: Labeled Release

12 Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
1º Experiência: Labeled Release Incubar com meio rico em 14C (10 dias) Detectar libertação de 14C

13 Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
2º Experiência: Gas Exchange

14 Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
2º Experiência: Gas Exchange Incubar com nutrientes (12 dias) Detectar O2, CH4, N2, H2

15 Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
3º Experiência: Pyrolytic Release

16 Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
3º Experiência: Pyrolytic Release Incubar 5 dias com 14CO2 Condições marcianas Detectar incorporação de 14C

17 Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
Como controlar os resultados?

18 Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
Como controlar os resultados? Para cada experiência, duas amostras: -Não tratada -Esterilizada por calor

19 Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
Quais os resultados esperados?

20 Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
Quais os resultados esperados? Se houver vida: Exp. Amostra Controlo GEX O2 ou CO2 Nada LR Gás marcado Nada PR 14C Nada

21 Vida em Marte Desenhar experiências que distingam as hipóteses.
Quais os resultados esperados? Se não houver vida: Exp. Amostra Controlo GEX Nada Nada LR Nada Nada PR Nada Nada

22 Quais os resultados observados?
Vida em Marte Quais os resultados observados?

23 Vida em Marte Quais os resultados observados? Exp. Amostra Controlo
GEX O2 O2 LR Gás marcado Nada PR 14C 14C

24 Vida em Marte Interpretar os resultados:
Quais os resultados observados? LR Gás marcado Nada Libertação rápida de gás, redução do ritmo, seguido de aumento lento. Processo não biológico?

25 Vida em Marte Interpretar os resultados:
Explicação mais provável: não há vida em Marte. Importante: rever crenças acerca dos resultados esperados, redesenhar experiências.

26 Carneiro

27 Carneiro “Tente dizer a um Carneiro para seguir o chefe. Eles fogem! Batem com os pés, esfumaçam e abanam os braços furiosamente. Os Carneiros não seguem, eles são os líderes...” Como testar?

28 Carneiro 22. Cleveland (D) 3/18/1837 23. B. Harrison (R) 8/20/1833 24.
25. McKinley (R)5 1/29/1843 26. T. Roosevelt (R) 10/27/1858 27. Taft (R) 9/15/1857 28. Wilson (D) 12/28/1856 29. Harding (R)4 11/2/1865 30. Coolidge (R) 7/4/1872 31. Hoover (R) 8/10/1874 32. F. D. Roosevelt (D)4 1/30/1882 33. Truman (D) 5/8/1884 34. Eisenhower (R) 10/14/1890 35. Kennedy (D)5 5/29/1917 36. L. B. Johnson (D) 8/27/1908 37. Nixon (R)9 1/9/1913 38. Ford (R) 7/14/1913 39. Carter (D) 10/1/1924 40. Reagan (R) 2/6/1911 41. G.H.W. Bush (R) 6/12/1924 42. Clinton (D) 8/19/1946 43. G. W. Bush (R) 7/6/46 1. Washington (F)3 2/22/1732 2. J. Adams (F) 10/30/1735 3. Jefferson (DR) 4/13/1743 4. Madison (DR) 3/16/1751 5. Monroe (DR) 4/28/1758 6. J. Q. Adams (DR) 7/11/1767 7. Jackson (D) 3/15/1767 8. Van Buren (D) 12/5/1782 9. W. H. Harrison (W)4 2/9/1773 10. Tyler (W) 3/29/1790 11. Polk (D) 11/2/1795 12. Taylor (W)4 11/24/1784 13. Fillmore (W) 1/7/1800 14. Pierce (D) 11/23/1804 15. Buchanan (D) 4/23/1791 16. Lincoln (R)5 2/12/1809 17. A. Johnson (U)6 12/29/1808 18. Grant (R) 4/27/1822 19. Hayes (R) 10/4/1822 20. Garfield (R)5 11/19/1831 21. Arthur (R) 10/5/1829

29 43 Presidentes dos EUA 2 do signo Carneiro... (43/12= 3.6)

30 Touro

31 Touro “Fortes, confiáveis e estáveis, os Touros são quase aborrecidos e o termo não os ofende.” Actores e actrizes?

32 Touro “Fortes, confiáveis e estáveis, os Touros são quase aborrecidos e o termo não os ofende.” Actores e actrizes?

33 Touro

34 Actor ou Actress: 854 no total 55 no signo Touro 854 / 12 = 71.2

35 Gémeos A maneira mais fácil para conhecer um Gémeo é numa festa. Vemo-los entrar em todas as conversas. Querem-se sentar com a banda, meterem-se com as empregadas, e discutirem misturas com o empregado do bar. Eles rodopiam mais rápido do que conseguimos seguir. Se tentar pedir a um Gémeo para se concentrar numa só coisa, eles simplesmente não conseguem. Têm de mostrar o pouco conhecimento que têm sobre todos os assuntos, e procurar saber o que nós sabemos e porquê e onde e como conseguimos essa informação. São faladores, e espalham o seu talento pelo mundo. Adoram receber nova e interessante informação, para de seguida a espalharem. Não esquecer que existem duas pessoas dentro de um Gémeo, e ambas querem mudança, variedade e estimulação mental constante. ...

36 Gémeos “Têm de mostrar o pouco conhecimento que têm sobre todos os assuntos, e procurar saber o que nós sabemos e porquê e onde e como conseguimos essa informação. São faladores, e espalham o seu talento pelo mundo. Adoram receber nova e interessante informação, para de seguida a espalharem” Cientistas?

37 Gémeos Cientistas? Membros da Royal Society: 4950 datas de nascimento
Esperados:412 Observado:409

38 Tartaruga Verde do Atlântico

39 Tartaruga Verde do Atlântico
Migram ~2000 Km até à Ilha da Ascensão

40 Tartaruga Verde do Atlântico
Archie Carr, Patrick Coleman: 40 M. Anos, Atlântico mais estreito

41 Tartaruga Verde do Atlântico
Archie Carr, Patrick Coleman: 40 M. Anos, Atlântico mais estreito Mas evidência genética: Havaí Florida Venezuela ~ anos

42 Tartaruga Verde do Atlântico
1) Qual o problema no mundo real?

43 Tartaruga Verde do Atlântico
1) Qual o problema no mundo real? Porque é que as tartarugas fazem esta viagem tão grande.

44 Tartaruga Verde do Atlântico
1) Qual o problema no mundo real? Porque é que as tartarugas fazem esta viagem tão grande. 2) Modelo

45 Tartaruga Verde do Atlântico
1) Qual o problema no mundo real? Porque é que as tartarugas fazem esta viagem tão grande. 2) Modelo Começaram quando o Atlântico era estreito, há 40 M anos

46 Tartaruga Verde do Atlântico
1) Qual o problema no mundo real? Porque é que as tartarugas fazem esta viagem tão grande. 2) Modelo Começaram quando o Atlântico era estreito, há 40 M anos 3) Previsão O DNA destas tartarugas mostra que divergiram de outras populações há 40 M anos

47 Tartaruga Verde do Atlântico
4) Dados:

48 Tartaruga Verde do Atlântico
4) Dados: DNA indica que se separaram há anos.

49 Tartaruga Verde do Atlântico
4) Dados: DNA indica que se separaram há anos. 5) Evidência negativa?

50 Tartaruga Verde do Atlântico
4) Dados: DNA indica que se separaram há anos. 5) Evidência negativa? Sim

51 Leitura Inconsciente Anthony Marcel, Cambridge
Uma palavra (e.g. blood) mostrada rapidamente, e ocultada no meio de várias palavras sem sentido (e.g. esnesnon) Apesar de incapazes de identificar a palavra, 90% identificava correctamente qual a palavra mais parecida (e.g. flood, week)

52 1) Qual o problema no mundo real?
Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real?

53 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana
Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana

54 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana 2) Modelo
Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana 2) Modelo

55 Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real?
Percepção humana 2) Modelo Memória inconsciente

56 Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real?
Percepção humana 2) Modelo Memória inconsciente 3) Previsão

57 Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real?
Percepção humana 2) Modelo Memória inconsciente 3) Previsão Mesmo sem conseguir identificar as palavras conscientemente, facilita a escolha de palavras semelhantes

58 Leitura Inconsciente 4) Dados

59 4) Dados 90% conseguem identificar a palavra mais parecida
Leitura Inconsciente 4) Dados 90% conseguem identificar a palavra mais parecida

60 Leitura Inconsciente 4) Dados
90% conseguem identificar a palavra mais parecida 5) Evidência negativa?

61 Leitura Inconsciente 4) Dados
90% conseguem identificar a palavra mais parecida 5) Evidência negativa? Não

62 Leitura Inconsciente 4) Dados
90% conseguem identificar a palavra mais parecida 5) Evidência negativa? Não 6) Evidência positiva?

63 Leitura Inconsciente 4) Dados
90% conseguem identificar a palavra mais parecida 5) Evidência negativa? Não 6) Evidência positiva? Sim. Difícil de acertar 90% das vezes escolhendo ao acaso.

64 1) Qual o problema no mundo real?
Viking 1) Qual o problema no mundo real?

65 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte
Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte

66 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo
Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo

67 Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo
Actividade metabólica

68 Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo
Actividade metabólica 3) Previsão

69 Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo
Actividade metabólica 3) Previsão Emissão de gás, incorporação de Carbono no solo não esterilizado, nada no solo esterilizado

70 Viking 4) Dados

71 Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada

72 Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada 5) Evidência negativa?

73 Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada 5) Evidência negativa? Não.

74 Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada 5) Evidência negativa? Não. 6) Evidência positiva?

75 Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada 5) Evidência negativa? Não. 6) Evidência positiva? Não. Os dados podem ser explicados por processos não biológicos.


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