A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Auditoria de Enfermagem nos Hospitais 8º P. Enf. Profª. Luciene.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Auditoria de Enfermagem nos Hospitais 8º P. Enf. Profª. Luciene."— Transcrição da apresentação:

1 Auditoria de Enfermagem nos Hospitais 8º P. Enf. Profª. Luciene.

2 Análise de Contas Hospitalares
Trata-se da análise pericial dos procedimentos médicos realizados, com a análise do prontuário médico. Análise de contas internas ou após o fechamento em seguida da alta do paciente. Neste tipo de auditoria, inicialmente é necessária a ordenação de toda a documentação pertinente relacionada à história do usuário em análise.

3 Protocolos e pacotes Para simplificar a relação entre hospitais e operadoras de planos de saúde é comum combinar protocolos de atendimento e pacotes.

4 Protocolo  Originado da prática médica, é um modelo (standard) de atendimento a ser seguido em determinado caso conhecido;  É a intenção de tratar determinado tipo de doença ou sintoma de forma padronizada, e descreve os detalhes deste padrão;  Mas pode não ser seguido dependendo de fatores externos (ou complicadores) do caso específico;  Não define preço: sua utilidade é descrever em detalhes o que se pretende fazer e quais os insumos a serem utilizados. O preço é definido pelo que foi feito, e o que realmente foi utilizado, podendo ser maior ou menor que o modelo. Serve como base para a discussão do que deve ou não ser cobrado, e direciona a justificativa do apontamento de algo que não é comum.

5 Pacote Define um preço, independente do que será feito ou utilizado;
 Define um preço, independente do que será feito ou utilizado;  Se não existirem intercorrências significativas o preço é mantido;  Havendo intercorrência o pacote é desprezado e a conta passa a ser analisada aberta (como se não houvesse pacote).

6 Conta Hospitalar Conceito: É o conjunto de documentos padronizados e ordenados, destinados à cobrança das despesas havidas com o atendimentos durante o tratamento no hospital, devendo conter todos os comprovantes pertinentes. Pode ser de dois tipos: conta ambulatorial ou de internação

7 Composição das contas Hospitalares
As contas hospitalares são compostas de: Diárias; Taxas: De sala, de serviços, de equipamentos, de instrumentais. Materiais; Gasoterapia; Exames diagnósticos; Materiais especiais.

8 Diária Hospitalar É a permanência de um paciente/cliente por um período indivisível de até 24horas em uma instituição hospitalar. Taxa que remunera o aluguel de uma acomodação durante um dia, calculada a partir de um valor médio.

9 A Diária Hospitalar Remunera
Serviços de hotelaria relacionados a assistência ao paciente/cliente; Local físico (água,energia elétrica,etc.), conveniências (televisão, internet, etc.); Insumos para higiene pessoal; Alimentação básica do paciente/cliente;

10 Tipos de Acomodações Apartamento; Quarto; Enfermaria; Berçário normal;
Berçário patológico; Hospital dia; Isolamento; UTI adulto; UTI pediátrica; UTI neonatal.

11 Formas de Calcular as Taxas
Por porte anestésico; Por hora; Por Procedimento/serviço; Por dia; Obs.: Deve constar no contrato a forma de calcular as taxas.

12 Taxas de Sala Taxa que remunera o uso de um bem (sala, equipamento,etc.) ou da realização de um procedimento complementar ao médico-hospitalar(fisioterapia, enfermagem, nutrição, etc.) é calculada a partir de um valor médio. Ex . Sala de quimioterapia; . Sala de Hemodiálise; . Sala de hemodinâmica. Exemplo de cobrança de taxa de sala C.C.: Foco, ramper, roupas, mesa cirúrgica, etc.

13 Taxas de Serviços Taxas de aplicação de injeção IM, EV, SC.
Taxa de aspiração; Taxas de curativos PMG; Taxa de irrigação contínua; Taxa de sondagem vesical, etc.

14 Taxas de Equipamentos Aspirador;
Aparelhos de vídeo ( ex.: vídeo-artroscopia ); Bisturi elétrico; Balão intra-aórtico; Intensificador de imagem; Arco cirúrgico, etc.

15 Exames Diagnósticos Os exames são classificados em três grandes grupos: Laboratório, sendo as especialidades mais comuns: análises clinicas,gasometria, anatomia patológica e genética. Imagem, Sendo as especialidades mais comuns : Radiologia geral (Rx) ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, angiografia, etc. Métodos gráficos, sendo as especialidades mais comuns: Eletrocardiograma, eletroencefalograma, medicina do sono e medicina esportiva.

16 Exames Diagnósticos Geralmente compõe todos os custos envolvidos:
Honorário médico; Remuneração do técnico; Aluguel do equipamento; Insumos; Produção de laudo(Formalização do resultado). Mas em alguns exames o insumo ¨contraste¨ é cobrado a parte, geralmente quando o exame pode ou não ser realizado com ele.

17 Gasoterapia Repasse do custo de utilização de gases medicinais. Os mais comuns são: Oxigênio; Gás carbônico; Ar comprimido; Vácuo; Oxido nitroso.

18 Materiais Especiais É o repasse do custo de aquisição, recebimento, estocagem, distribuição e controle de materiais de alto custo. São materiais também chamados de OPME, MAC, MC e outras. O alto custo desses materiais define a necessidade de controles diferenciados, exigindo dos hospitais e operadoras de planos de saúde a execução de processos específicos.

19 OPME Órtese: Acessório usado em atos cirúrgicos e que não substituem parcial ou totalmente nenhum órgão ou membro, podendo ou não, ser retirado posteriormente. Prótese: Peças artificiais empregadas em atos cirúrgicos, em substituição parcial ou total de um órgão ou membro, reproduzindo sua forma e/ou sua função.


Carregar ppt "Auditoria de Enfermagem nos Hospitais 8º P. Enf. Profª. Luciene."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google