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Dirigíveis Zeppelin O Zeppelin foi um dirigível rígido inventado pelo conde Ferdinand Van Zeppelin nos Países Baixos. Transição automática.

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1 Dirigíveis Zeppelin O Zeppelin foi um dirigível rígido inventado pelo conde Ferdinand Van Zeppelin nos Países Baixos. Transição automática

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3 O projeto, delineado em 1874, foi patenteado em 1895.
Devido ao seu enorme sucesso, o termo "Zeppelin", em uso casual, firmou-se para se referir a todos os dirigíveis rígidos.

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5 De formato alongado característico, foi muito utilizado para travessias transatlânticas com passageiros na década de 1930.

6 O mais bem sucedido Zeppelin foi o Graf Zeppelin.
O Graf Zeppelin (LZ 127) foi um dirigível fabricado pela empresa Luftschiffbau-Zeppelin GmbH, na Alemanha.

7 História O primeiro vôo aconteceu em 1928, ligando Frankfurt a Nova York, e durou 112 horas.

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9 Em 29 de agosto de 1929, comandado por Hugo Eckener, completou o primeiro vôo em redor do mundo ao aterrizar em Lakehurst, Nova Jersey, nos Estados Unidos da América. Essa epopéia ao redor do mundo durou 21 dias, iniciada em 8 de agosto, durante os quais percorreu km.

10 Saiu da Estação Aeronaval de Lakehurst , estado de Nova Jersey, nos EUA, atravessando o Oceano Atlântico e fazendo sua primeira escala em Friedrichshafen, na Alemanha, depois cruzou a Europa, sobrevoou os Montes Urais e atravessou a Sibéria até alcançar Tókio, onde fez escala.

11 Lakehurst – NJ – Hindenburg - Hangar1-36
Posteriormente cruzou o Oceano Pacífico rumo ao Estados Unidos e, em 26 de agosto, depois de 79 horas e 22 minutos de navegação, aterrissou em Los Angeles, Califórnia. Finalmente, em 29 de agosto, retornou a Estação Aeronaval de Lakehurst, seu ponto de partida.

12 Graf Zeppelin sobrevoando a Baía de Guanabara, 25 de maio de 1930.
No Brasil : Apesar desse primeiro vôo (partida e chegada) ter sido nos Estados Unidos, todos os outros fizeram rota no Brasil a ponto de nos anos 30 o Graf Zeppelin chegar a ser parte integrante da paisagem carioca. Graf Zeppelin sobrevoando a Baía de Guanabara, 25 de maio de 1930.

13 Vista aérea do Zeppelin no Rio de Janeiro (superior) e no Recife (abaixo)
O link abaixo leva ao vídeo de 1932, mostra uma viagem para o Rio de Janeiro a bordo do Graf Zepelin. Nele pode-se ver as Ilhas Oceânicas Brasileiras, um barco encalhado e cruzando um dos aviões de correio que passavam pelos nossos céus na época, terminado a viagem na Base Aérea de Santa Cruz.

14 Zeppelin no Rio de Janeiro

15 O LZ 127 Graf Zeppelin em 1º de julho de 1934, sobrevoou a cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina. Passava um pouco das 9 horas da manhã daquele 1º de julho. Rasgando o céu claro, perturbando mais um dia tranqüilo em Joinville - na época com pouco mais de 40 mil habitantes, uma enorme aeronave em forma de charuto atraiu os olhares de quem passava na rua, tirou gente de casa e nunca mais saiu da memória de quem a viu.

16 O LZ-127 Graf Zeppelin era a grandiosidade personificada e simbolizava os avanços do transporte aéreo da época. Ele foi uma única vez para Buenos Aires, no final de junho de Nesta viagem experimental, sobrevoou por cidades como Porto Alegre, Pelotas e Paranaguá, além de Joinville.

17 Ernst August Lehmann Comandou o Graf Zeppelin sobre Porto Alegre

18 Foi na cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal, que a companhia alemã Luftschiffbau Zeppelin GmbH construiu um dos três hangares exclusivos da linha, sendo dois na Alemanha e um terceiro no Brasil, esse subsidiado pelo governo.

19 Para atender os dirigíveis alemães no Rio de Janeiro,a Luftschiffbau Zeppelin recebeu um terreno de 80 mil metros quadrados, no subúrbio de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, doados pelo Ministério da Agricultura, próximo á Baía de Sepetiba. Lá foi construído um aeroporto para dirigíveis,ao qual foi dado o nome de Bartolomeu de Gusmão, em homenagem ao pioneiro balonista brasileiro.

20 rebocados pela torre,que era móvel e se deslocava sobre trilhos.
Em 1933,os alemães vieram ao Brasil,para projetar um hangar para as aeronaves, em Santa Cruz. Tal hangar, pré-fabricado, foi construído pela Guttehoffnungshutte Aktien Geselschaft, na Alemanha, transportado por via marítima e montado em Santa Cruz pela Companhia Construtora Nacional, durante 23 meses,empregando operários, a partir de 1934. O gigantesco hangar, ainda existente,tem 274 metros de comprimento, 58 metros de altura e 58 metros de largura, e é orientado no sentido norte-sul. os dirigíveis entravam pela porta sul, rebocados pela torre,que era móvel e se deslocava sobre trilhos.

21 Em terra, mais de 15.000 pessoas foram assistir ao evento.
Torre de atracação de Jiquiá, em Recife Em seu vôo inaugural, o "Graf Zeppelin" chegou ao Recife, atracando no Campo do Jiquiá em 22 de maio de 1930. Em terra, mais de pessoas foram assistir ao evento. Para recepcionar a aeronave, passageiros e tripulantes, ao local estiveram presentes o próprio governador do estado de Pernambuco, Estácio Coimbra e o sociólogo Gilberto Freyre.

22 No comando da aeronave estava o Professor Hugo Eckener.
Recife No comando da aeronave estava o Professor Hugo Eckener. O primeiro brasileiro a fazer este percurso, da Europa para o Brasil, foi o engenheiro Vicente Licínio Cardoso.

23 Recife Era a primeira viagem de uma longa carreira de vôos, tão regulares que, à época, se afirmava que era possível acertar o relógio por eles.

24 A passagem, na época, custava 6.590 réis.
Não era permitido fumar livremente a bordo; era somente permitido em áreas de bar, com os isqueiros próprios do dirigível presos às mesas. Era verificado no embarque se nenhum passageiro portava isqueiros ou fósforos.

25 Especificações Tinha 213 m de comprimento, 5 motores, transportava 20 passageiros e cerca de 45 tripulantes e um volume de m³, sendo o maior dirigível da história até a data de sua construção em 1928. Sua estrutura era baseada numa carcaça de alumínio, revestida por uma tela recoberta por lona de algodão, pintada com tinta prata, para refletir o calor.

26 Tinha capacidade de carga para até 62 toneladas.
Dentro dela, existiam 60 pequenos balões inflados com gás hidrogênio, juntamente com os seus 5 motores Maybach, com 12 cilindros, desenvolvendo até 550 HP (máximo) cada, alimentados com um combustível leve, o Blau Gas e gasolina, que o mantinham no ar, a uma velocidade de até 128 km por hora. Tinha capacidade de carga para até 62 toneladas. Projetado e montado com peças vindas diretamente da Alemanha, ele foi utilizado apenas nove vezes - quatro pelo LZ-127 Graf Zeppelin e cinco pelo famoso LZ-129 Hindenburg, e que explodiu em 1937, nos Estados Unidos da América. Joinville foi sobrevoada uma segunda vez em 1936, só que pelo LZ-129 Hindenburg.

27 O Graf Zeppelin, contava ainda com 10 camarotes, com dois beliches cada um, que confirmavam a fama de "hotel voador".

28 Quem observava de fora a silhueta elegante e inconfundível do Graf Zeppelin, não imaginava o conforto que a gôndola proporcionava para os passageiros.

29 Possuía banheiros, sala de jantar e estar, cozinha, e salas de rádio e navegação.

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45 Desmanche Nenhum acidente foi registrado com o LZ 127 Graf Zeppelin em cerca de uma década de operação. Após a tragédia com o LZ 129 Hindenburg, ele foi desmanchado em 1940, juntamente com o LZ 130 Graf Zeppelin II, e suas estruturas foram utilizadas para a confecção de material bélico na Segunda Guerra Mundial.

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53 Voou sobre um milhão de milhas (1. 600
Voou sobre um milhão de milhas ( kms, aproximadamente) incluindo um vôo de volta ao mundo em agosto de 1929. Todavia, o domínio dos Zeppelins sobre os aviões neste período, que teve uma faixa de poucas centenas de milhas, foi diminuindo, uma vez que o design dos aviões eram mais avançados.

54 Research and pictures: Songs
Google Songs The Hindenburg History - Music 1937 Voando para o Rio de Janeiro a bordo do Graf Zepelin – vídeo de Diário do Rio de Janeiro Theme Hindenburg Song The Hindenburg History - Through the Veil by Diane Arkenstone Notice Radio Hindenburg Disaster Real Footage (1937) The Song "Through the Veil" is by Diane and David Arkenstone - The Best Of Album

55 Produced by José Carlos Suman, Brazil
The End


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