A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.B.I/JI Padre Joaquim Flores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.B.I/JI Padre Joaquim Flores"— Transcrição da apresentação:

1 E.B.I/JI Padre Joaquim Flores
Energia Solar Área de Projecto Janeiro 2009

2 Introdução Com este trabalho queremos demonstrar o que é a energia solar, e quais as suas vantagens e desvantagens. Também elaboramos este trabalho com a finalidade de aprendermos algo de novo.

3 O que é a Energia Solar? É o aproveitamento da energia do Sol.
Designa-se solar a energia produzida por acção directa do Sol em geradores fotovoltaicos ou por acção indirecta do Sol em centrais térmicas solares, que, através, de espelhos curvos, concentram a radiação solar numa caldeira com água, de forma a obter vapor que acciona uma turbina acoplada a um gerador.

4 O SOL É ao sol, através das suas radiações, que devemos, directa ou indirectamente, toda a energia que vulgarmente consumimos. O Sol fornece 99% da energia existente na superfície terrestre. O restante 1% é devido aos efeitos da gravidade da Lua (marés) e do calor interno da Terra.

5 Como pode ser captada a Energia Solar?
A energia solar pode ser captada por colectores solares, para aquecimento de água, e por painéis fotovoltaicos para produção de electricidade.

6 Vantagens * A energia solar não polui durante o seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes actualmente. * As centrais necessitam de manutenção mínima.

7 * Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que o seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. * A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois a sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

8 Desvantagens * Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.

9 * As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroelétrica (água) e a biomassa (matéria vegetal). * Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.

10 Conclusão Com este trabalho ficamos e demos a conhecer o que é a energia solar e quais as suas vantagens e desvantagens. Gostamos bastante de elaborar este trabalho pois foi um trabalho diferente onde aprendemos algo de novo.

11 Bibliografia Livro: “A Energia Passo A Passo”
Livro: “Educação Tecnológica 7/8”

12 Trabalho Elaborado Por:
Rui Pedro Nº19 Vanessa Nº21 Cláudia Nº1 8ºD


Carregar ppt "E.B.I/JI Padre Joaquim Flores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google