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Metodologia e Redação Científica

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Apresentação em tema: "Metodologia e Redação Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia e Redação Científica
Apresentações Orais

2 Como Preparar Seminários
Tipos de apresentações Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo

3 Tipos de Apresentação Tipos de apresentação de trabalho acadêmico/técnico/científico: Aula Palestra Conferência/congresso/workshop A estrutura é semelhante A diferença maior é no tempo disponível!

4 A Apresentação Para transmitir informação acadêmica, científica ou técnica com sucesso, devemos tomar cuidado com: O Orador (nós mesmos  ) O Planejamento da Apresentação conteúdo A Arrumação da sala

5 O Orador: Medo Medo de se expor diante dos colegas é natural... Mas pode ser vencido! Timidez não é “para sempre”... Você normalmente é mais crítico com você mesmo do que os seus ouvintes Em alguns casos, você é quem sabe mais sobre o assunto a apresentar

6 O Orador: Dicas! Como vencer o medo?
Inicialmente, é necessário identificá-lo E treinar a apresentação.... Com colegas, marcando o tempo gasto Tente manter o controle da situação Olhe os seus ouvintes de frente! Mantenha uma postura ereta Só comece a falar quando tiver a atenção da platéia

7 O Orador: Mais dicas... Evite... Ficar de costas para a platéia
Ler os slides com muita freqüência treine a apresentação! Ficar com as mãos na cintura ou no bolso Gesticular demais Bocejar Falar muito baixo ou em um mesmo tom Isso é monótono  Ficar olhando o relógio

8 Avaliando o ibope...  Não é possível agradar a todos...
Não perca o entusiasmo se algumas pessoas demonstrarem desinteresse Sinais de alerta Debandada Bocejos Consultas ao relógio Movimentação na cadeira e de cadeiras Discussões alheias ao conteúdo...

9 O Orador: Mais dicas... Dê vida à sua fala!!!!
Movimente-se discretamente... Mude o tom de voz de vez em quando para acordar a platéia Tente ser ouvido por todos Mas não grite! Não diminua o volume de sua voz durante a apresentação Por cansaço ou timidez Articule bem as palavras... Faça pausas, não fale rápido demais

10 O Orador: Mais dicas... Como você diz as coisas faz diferença!!! Evite
Gírias e vícios de linguagem Jargões e palavras difíceis Piadas ofensivas e palavrões Principalmente em ambientes de trabalho Se desculpar... Frases feitas Criar falsas expectativas

11 Preparando a Sala É Importante...
Chegar cedo para descobrir onde é a sala! Descobrir se o layout da sala está como você quer Fechar as cortinas parar diminuir o nível de distração da platéia Verificar todo o equipamento que você vai usar!!!

12 Planejando os Slides

13 Recursos Audiovisuais
Retenção do conteúdo depois de 3 dias... 30% só visão 20% só audição 50% visão e audição 70% a 90% discussão, participações em experiências, etc...

14 Planejando os slides Os slides servem para Como preparar os slides?
Ilustrar a apresentação Ajudar na compreensão e na assimilação da apresentação Como preparar os slides? Faça rascunhos Destaque os assuntos principais Use subitens Inclua figuras e exemplos

15 Planejando os slides Todo slide deve ter um título
Evite fornecer informação demais em um único slide Apresente somente uma grande idéia por slide... Não mais que três temas diferentes No máximo, bote duas figuras por slide

16 Planejando os slides Evite slides demais!
O público precisa de tempo para ver, ouvir e pensar... A média universal é de 2 minutos por slide Alguns slides são mais rápidos E.g., roteiro Outros, porém, são mais demorados E.g., figuras a explicar Se a apresentação tem slides demais, o orador terá que falar rápido Isso contraria todas as dicas que vimos antes...

17 Planejando os slides... Evite abreviações desconhecidas
Cuidado com o tamanho das letras!!! Use cores Porém, não mais que 3 Evite escrever com cores claras em fundo claro cores claras em fundo claro

18 Planejando a Apresentação
Hora de pensar no conteúdo...

19 Primeiro slide “Capa” É necessária uma apresentação
Do orador (escrita e oral) Nome Filiação onde trabalha, formação... Da palestra Título (escrita e oral) Objetivos (oral)

20 Toda a apresentação deve ter
Roteiro breve Introdução e motivação Podem vir em slides separados ou não Diga sobre o que você vai falar e porque esse tema é importante Assunto abordado Desenvolvimento do tema Conclusão Lembre ao ouvinte as partes essenciais do que foi apresentado

21 Introdução Conteúdo: O Título do slide Tema geral da apresentação
Objetivos da apresentação Tópicos abordados O problema que será discutido ou para o qual você vai oferecer uma solução O Título do slide Não é necessário usar a palavra “Introdução” Podemos usar algum título mais sugestivo, relacionado ao tema da palestra E.g., Sistemas de Busca por Conteúdo

22 Motivação Qual a importância (relevância) da palestra
Para mim (a platéia atual) E para a sociedade? Como você vai resolver o problema levantado no slide anterior Título do slide Não é necessário (nem é muito indicado) usar a palavra “Motivação” Tente ser criativo E.g., Sistemas de Busca por palavras-chave

23 Durante a palestra vale utilizar...
Exemplos, testemunhos Se você conhece seu público, pense em exemplos que têm a ver com o contexto deles! Estatísticas Recursos audiovisuais Mas lembre-se: Você é o recurso mais importante da sua apresentação!

24 Na Conclusão, evite... Palavras hesitantes.. Frases feitas
É... Bem... Frases feitas É isso aí...era isto que eu tinha prá falar... Ficar calado 

25 Na Conclusão, vale... Fazer um panorama da área
Do que foi falado Apresentar tendências futuras O que está por vir na área desta apresentação Deixar perguntas para reflexão Solicitar alguma ação dos ouvintes


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