A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento de Escolas de Arraiolos EB2,3/Sec. de Cunha Rivara VISITA DE ESTUDO AO ROTEIRO MEGALÍTICO DE ÉVORA Dias 22, 23 e 24 de Novembro de 2005 Paleolítico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento de Escolas de Arraiolos EB2,3/Sec. de Cunha Rivara VISITA DE ESTUDO AO ROTEIRO MEGALÍTICO DE ÉVORA Dias 22, 23 e 24 de Novembro de 2005 Paleolítico."— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento de Escolas de Arraiolos EB2,3/Sec. de Cunha Rivara VISITA DE ESTUDO AO ROTEIRO MEGALÍTICO DE ÉVORA Dias 22, 23 e 24 de Novembro de 2005 Paleolítico Neolítico Turmas – 5º A, 5º B, 5º C, 5º D, 5º E AnoAno lectivo Grutas do Escoural Cromeleque dos AlmendresAnta do Zambujeiro

2 Paleolítico Calhaus truncados e bifacesUnifaces

3 Neolítico Lâminas Mó manual

4 Grutas do Escoural Descoberta em 1963 permitiu, pela primeira vez em Portugal, a identificação de vestígios de arte rupestre paleolítica.Descoberta em 1963 permitiu, pela primeira vez em Portugal, a identificação de vestígios de arte rupestre paleolítica. A mais antiga ocupação humana data de há cerca de anos ( Paleolítico Médio). Do Paleolítico Superior é especialmente a presença de algumas pinturas e numerosas gravuras. Embora apresentando diversos temas, estas representações são sobretudo de equídeos e bovinos. No Neolítico, esta gruta foi usada como necrópole funerária.

5 Cromeleque dos Almendres Este monumento pré-histórico é composto por cerca de 100 megálitos e é considerado um dos mais importantes da Europa. Alguns menires apresentam desenhos – nalguns casos com repetição de formas semelhantes a báculos, noutros com composições aparentemente alusivas ao sol.

6 Anta do Zambujeiro Na direcção da aldeia de Valverde podemos encontrar esta imponente construção megalítica, com uma câmara subterrânea de 6 metros e túnel subterrâneo de acesso.Na direcção da aldeia de Valverde podemos encontrar esta imponente construção megalítica, com uma câmara subterrânea de 6 metros e túnel subterrâneo de acesso. Estava coberta com uma laje gigantesca que se fracturou e está depositada perto. A mamoa, ou seja, o monte de terra que cobria o monumento tinha 50 metros de diâmetro.


Carregar ppt "Agrupamento de Escolas de Arraiolos EB2,3/Sec. de Cunha Rivara VISITA DE ESTUDO AO ROTEIRO MEGALÍTICO DE ÉVORA Dias 22, 23 e 24 de Novembro de 2005 Paleolítico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google