A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa: 5S Aplicação na Gestão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa: 5S Aplicação na Gestão."— Transcrição da apresentação:

1 Programa: 5S Aplicação na Gestão

2 Vantagens na sua aplicação
Simples de implementar Baixo custo Resultados a curto prazo Otimo termometro para testar se a organização esta preparada para iniciar projetos mais complexos

3 Implicações do programa 5S
É um processo que deve envolver a todos Envolve mudanças de comportamento, hábitos Defronta com resistências

4 Vontade de mudar A importancia da vontade:
Entre televisores ligados sem ninguem assistindo, luzes acesas em comodos vazios, etc…São gastos anualmente em energia o equivalente gerado pela usina Angra l A cada 10 andares 2 vão para o lixo em forma de entulho

5 Vontade de mudar Acidentes de trabalho
Fortunas pagas ao sistema previdenciario // pagos aos acidentados e aos fraudadores* *Fraudadores devido a impunidade, devido a morosidade, devido a falta de padronização de fazer as coisas,

6 Vontade de mudar Má especificação do serviço, falta de comunicação, falta de costume de recolocar as coisas no lugar após o uso, etc… Nossos exemplos: nosso cotidiano contribui para essa lentidão, perda de tempo procurando as coisas, atrasos a compromissos, retrabalhos, prev. saúde

7 Nascimento e Morte O 5S envolve comportamentos de auto organização do tipo: ABRIU… FECHE! ACENDEU…APAGUE! LIGOU…DESLIGUE! DESARRUMOU…ARRUME! SUJOU…LIMPE! EMPRESTOU…DEVOLVA! PROMETEU…CUMPRA!

8 Enfase nos aspectos individuais
A não observancia desse tema pode gerar: incompreensão, prejuísos individuais, ressentimentos, resistência, má vontade e lentidão

9 Estruturar o caminho Instruções Objetivos Atividades simples

10 Mostrar que trabalhando consegue
Precisamos acreditar que vale a pena se esforçar Uma forma de demonstrar é resolvendo problemas que saltam aos olhos, prosseguindo com a resolução dos demais de forma cada vez mais elaborada e detalhista

11 Facilitar acertos O ser humano deseja sentir-se hábil e inteligente, se erra se sente mal, frustrado e irritado Usar comunicação e controles visuais Criar dispositivos (ex. gabaritos, marcas, sons, etc.)

12 O 5S Fatores críticos de sucesso: Comprometimento Educação
Quando não se obtém sucesso em um ou nos dois pontos acima não se obtém o 5S

13 O 5S O programa atua em 3 dimensões: FÍSICO INTELECTUAL COMPORTAMENTAL

14 O 5S Teve início no Japão na década de 50
Seiri – Descarte, utilização, seleção Seiton – Ordem, arrumação Seiso – Limpeza Seiketsu – Higiene,padronização, conservação Shitsuke – Autodisciplina

15 O 5S Setsuyaku – Economia Sekinin – Responsabilidade
Shitsokoku – Persistência Shukan - Hábito

16 Seiri - Utilização Pergunta: Será que um dia vou precisar disso?
Ponto chave: distinguir o que é e o que não é necessário. Obs.: Homens se apegam mais a coisas do que Mulheres!

17 Seiri - Utilização Evitar desperdício de materiais e esforços

18 Seiri - Utilização Algumas perguntas chave (operacional):
O equipamento tem conserto? As peças ou ferramentas são de algum equipamento? O equipamento será utilizado novamente? Quando?

19 Seiri - Utilização Posso manter tudo aqui ou existe outro local apropriado? Essa quantidade é realmente necessária?

20 Seiri - Utilização Algumas perguntas chave (escritórios):
A quantidade de cadeiras, mesas, armários e estantes são compativeis com a dos funcionários? Qual o tempo de retenção dos relatórios? Estes dados estão atualizados?

21 Seiri - Utilização Algumas perguntas chave (alta direção):
Precisamos mesmo fazer esta reunião? Que beneficios ela trará? Quais tarefas realizadas não agregam valor ao processo? Preciso de todos estes relatórios? O que realmente importa para tomada das decisões?

22 Seiri - Utilização O numero de funcionários está adequado as necessidades da empresa?

23 Seiri - Utilização Alguns hábitos que devemos adquirir:
Não precisa.... Se a pessoa não precisa.... Antes de falar... Está ruim... Não adquira Não forneça Pense e resuma Não aceite

24 Seiri - Utilização Perfeitas condições de uso Quantidade adequada
Frequencia de uso adequada Pode ser utilizado Sem condição de uso Quantidade inadequada Frequencia de uso inadequada Não pode ser utilizado Item Parece desnecessário Preferivelmente não utilizar Utilização improvavel

25 Seiri - Utilização Benefícios: Liberação de espaço
Diminuição de acidentes Diminuição dos custos com manutenção Reutilização de recursos Melhoria no ambiente de trabalho

26 Seiton - Arrumação Arrumar simplesmente não basta!
A ideia é: Organize-se e não terá mais de passar por isso!

27 Seiton - Arrumação Freqüência de uso Local adequado Todo dia
Junto a estação de trabalho Toda semana De fácil acesso, próximo à estação de trabalho Todo mês Onde possa ser compartilhado com os demais, almox. Biblioteca, etc...

28 Seiton - Arrumação Ações que podem ajudar na implementação:
Padronizar nomenclatura dos objetos Utilizar cores para identificação Um local para cada coisa e cada coisa em seu lugar Identificar conteúdo de estantes/ armários

29 Seiton - Arrumação Ações que podem ajudar na implementação:
Identificar pastas e documentos Praticar o FIFO Identificar locais perigosos Organizar quadros de aviso

30 Seiton - Arrumação Benefícios: Ambiente mais agradável e funcional
Economia de tempo Diminuição do cansaço físico Facilidade de implementação

31 Seiso - Limpeza Hábitos que devem ser criados: Atenção a detalhes
Não sabe consertar, chame quem sabe Sujou...crie forma de não sujar Limpando...escute e sinta o local

32 Seiso - Limpeza MACRO Limpar todas as areas e procurar
Lidar com as causas gerais da sujeira INDIVIDUAL Limpar areas e equipamentos especificos MICRO Limpar parte dos equipamentos e Ferramentas especificas

33 Seiso - Limpeza Ações que devem ser realizadas para ajudar:
Cada um deve ser responsável por sua estação de trabalho Deve se limpar inclusive locais não observados Utilizar a limpeza como inspeção Deixar paredes livres

34 Seiso - Limpeza Eliminar causa da sujeira
Dispensar especial atenção aos wcs Limpeza e clareza na comunicação Mais importante que limpar é não sujar

35 Seiso - Limpeza Benefícios: Melhoria do ambiente
Possibilidade de detectar falhas em equipamentos Aumenta vida útil dos equipamentos Melhoria do moral dos colaboradores

36 Seiketsu – Padronização/ higiene
Ações: Ter implementado os 3S anteriores Manter os 3S iniciais Palestras, auditorias, etc... Incentivar as areas a elaborarem projetos de melhoria Incentivar a todos a cuidar da saude

37 Seiketsu – Padronização/ higiene
Alguns comportamentos desejáveis: Mãos sempre limpas Evitar consertos provisórios Não mexer sem saber Se for prejudicial, não faça Não está de acordo...esclareça

38 Seiketsu – Padronização/ higiene
Benefícios: Melhoria das condições de higiene Melhoria do moral e saúde de todos Melhoria da segurança Melhoria da produtividade

39 Shitsuke – Disciplina O 5S exige mudanças de comportamento e sem disciplina eles não ocorrem Para mudarmos temos que usar a seguinte tática: “Só hoje vou fazer diferente”

40 Shitsuke – Disciplina Ações a serem tomadas:
Reconhecer a importância de regras Não gerar dúvidas Não tolerar erros Tomar providencias no menor espaço de tempo quando algo dá errado Saber criticar e receber críticas Saber elogiar

41 Shitsuke – Disciplina Ações a serem tomadas: Cumprir horários
Programar com antecedência Saber colocar-se no lugar do outro A conseqüência disso é um maior respeito Mutuo e comprometimento dentro da empresa

42 Shitsuke – Disciplina Benefícios:
Conscientização da adm. Participativa Melhoria nos relacionamentos Diminuição de acidentes devido cumprimento de normas Aumento da liberdade com responsabilidade dos colaboradores


Carregar ppt "Programa: 5S Aplicação na Gestão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google