A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Duas espécies diferentes competem de modo a obterem alimento, espaço, luz (plantas) ou algo que escasseia no seu território. Ex: Duas espécies.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Duas espécies diferentes competem de modo a obterem alimento, espaço, luz (plantas) ou algo que escasseia no seu território. Ex: Duas espécies."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6 Duas espécies diferentes competem de modo a obterem alimento, espaço, luz (plantas) ou algo que escasseia no seu território. Ex: Duas espécies diferentes de Pica-Paus, competem pelo alimento. Há benefício para um ser e prejuízo para o outro (+, -)...

7

8

9

10

11

12

13 Uma espécie (predador) captura e mata outro (presa) para dele se poder alimentar Ex: Aranha e Gafanhoto; Planta carnívora e insecto. Há benefício para um ser e prejuízo para o outro (+, -)...

14 E será que seres de espécies diferentes se ajudam entre si?

15 Vou-te polinizar, mas dás-me alimento...

16 Finalmente vou ficar sem parasitas! Está na hora de me alimentar!

17

18 Um camarão limpa a boca de um outro peixe alimentando- se dos seus parasitas. É uma associação útil para ambos mas n nn não obrigatória: quer o camarão, quer o peixe podem viver independentemente

19 relação facultativa Relação em que as duas espécies diferentes obtêm benefício mútuo (+,+), no entanto ambas podem viver independentemente. Trata- se de uma relação facultativa. Ex: Plantas com flor e Abelha; Boi Almiscarado e Garça Boieira.

20 Fungo Alga Os líquenes resultam da associação de uma alga e um fungo: a alga produz o alimento que é utilizado pelo fungo e este fornece água e minerais necessários à alga.

21 Líquenes = ALGA + FUNGO

22 Ao comer madeira, o bicho da madeira obtém grandes quantidades de celulose, mas não a consegue digerir. No seu seu intestino existem seres microscópicos capazes de realizar essa digestão. Assim, esses microorganismos têm sítio adequado onde viver e o bicho da madeira, por sua vez, beneficia da acção daqueles. Nenhum deles, todavia, poderia viver isoladamente.

23 relação obrigatória Relação em que duas espécies diferentes obtêm benefício mútuo (+,+) no entanto, se ambas não estiverem associadas não sobrevivem (é uma relação obrigatória) Ex: Líquenes

24

25 As plantas trepadeiras saem beneficiadas e não prejudicam e nem beneficiam aquelas plantas pelas quais trepam.

26

27 As rémoras (peixes mais pequenos) acompanham as raias e muitas vezes os tubarões sem os beneficiarem nem prejudicarem. No entanto as rémoras saem beneficiadas pois aproveitam os restos dos alimentos dos peixes de maior porte.

28 Uma espécie obtém benefício, sem prejudicar a outra que lhe é indiferente (+, 0) Ex: Trepadeiras.

29

30 Pulgões sugam a seiva das plantas …

31

32

33

34 As ténias são parasitas que se alojam no interior do corpo de outros seres vivos, inclusivé do Homem, enfraquecendo-os…

35 Uma espécie (parasita, +), vive às custas de outra (hospedeiro, - ), prejudicando-a mas não lhe causando morte imediata. Ex: Piolho e homem; Míldio e Videiras.

36 Ectoparasitismo Endoparasitismo O parasita vive no exterior do hospedeiro O parasita vive no interior do hospedeiro

37 Os parasitas enfraquecem os hospedeiros enquanto que os predadores matam de imediato as suas presas. Os parasitas acompanham e associam-se ao hospedeiro o eu não acontece com os predadores e respectivas presas.

38 Competição Predação Cooperação: mutualismo e simbiose Comensalismo Parasitismo: endo e ectoparasitismo

39 São relações que se estabelecem entre seres vivos da mesma espécie.

40 Agora só tens que seleccionar três destas relações, procurar uma imagem e elaborar um pequeno texto sobre ela.

41


Carregar ppt "Duas espécies diferentes competem de modo a obterem alimento, espaço, luz (plantas) ou algo que escasseia no seu território. Ex: Duas espécies."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google