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2 Connector Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.

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2 2 Connector Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.

3 3 Estudo e especificação Desenvolvimento técnico Jul-Set Out-Dez Jan-Mar Abr-Jul 2007 2008 Testes Design funcional Evolução do projecto

4 4 O connector pretende… Promover a criação de redes sociais georeferenciadas, impulsionadas por relações de proximidade e de interesses entre os utilizadores; O connector permite… A comunicação síncrona e assíncrona entre os utilizadores; A partilha e consulta de conteúdos multimédia georeferenciados; Objectivos do projecto

5 5 O connector foi/será testado… Num cenário de conferência académica. O Connector pode ser utilizado… Em múltiplos cenários: conferências, eventos culturais, visitas turísticas, espaços públicos de massas - Ambientes indoor (bluetooth)/ outdoor (GPS).

6 6 Aplicações

7 7 Requisitos técnicos Telemóvel com tecnologia GPS, 3G e Bluetooth. Java MIDP 2.0 com suporte para JSR75, JSR82, JSR179. Eventos Possui 5 áreas: Mapas PesquisaContactosÁrea Pessoal Aplicação móvel

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9 9 Aplicação web

10 10 Aplicação web

11 11 Aplicação web

12 12 Fase de testes Objectivos gerais dos testes: Validar a interface e as tipologias de interacção; Avaliar o grau de satisfação, eficácia e eficiência dos diferentes módulos do Connector num contexto de conferência; Avaliar o impacto do Connector nos processos de criação e promoção de redes sociais; Avaliar a propensão para a utilização futura da plataforma.

13 13 1. Testes preliminares de funcionalidade e usabilidade (Janeiro) 2. Conferência do APEAA (Abril) 3. Testes com alunos do MCMM (a decorrer) 4. Conferência do Second Life - CEFSL 2008 (26 -28 de Junho) Fase de testes

14 14 1. Testes preliminares de funcionalidade e usabilidade (Janeiro) Público – alvo: Equipa de consultores do projecto Características: Alta literacia tecnológica, elevado conhecimento sobre os requisitos e objectivos do projecto; Tipos de teste: Testes de funcionalidade e usabilidade; Técnicas de teste: Thinking Aloud protocol e observação directa. Resultados: Modificações ao nível do design funcional e técnico fundamentais para a evolução do projecto. Fase de testes

15 15 2. Conferência do APEAA (Abril) Público – alvo: Participantes na conferência da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos; Características: Baixa literacia tecnológica, pouca experiência no uso de tecnologias móveis; Tipos de teste: Testes de usabilidade, compatibilidade e acessibilidade; Técnicas de teste: Question-Asking Protocol; Resultados: Pouco expressivos – Baixa literacia tecnológica dos participantes e identificação de alguns problemas técnicos da aplicação móvel. Fase de testes

16 16 3. Testes com alunos do MCMM (a decorrer) Público – alvo: 6 alunos do mestrado em Comunicação multimédia; Características: Alta literacia tecnológica, público jovem, com bastante experiência no uso de tecnologias móveis; Tipos de teste: Testes de usabilidade, compatibilidade e acessibilidade; Técnicas de teste: Question-Asking Protocol, uso de software análise de redes sociais; Fase de testes – testes futuros

17 17 4. Conferência do Cef^SL (26 -28 de Junho) Público – alvo: Participantes do 2º Workshop sobre Comunicação, Educação e Formação no Second Life; Características: Elevada literacia tecnológica, com bastante experiência no uso de tecnologias móveis; Tipos de teste: Testes de usabilidade, compatibilidade e acessibilidade; Técnicas de teste: Question-Asking Protocol, uso de software análise de redes sociais; Fase de testes – testes futuros

18 18 Pajek: permite visualizar e estudar a rede e analisar a sua evolução temporal Software de análise de redes sociais

19 19 Pajek Software de análise de redes sociais

20 20 Obrigada pela vossa atenção!


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