A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernando Pessoa Ortónimo e heterónimos Fernando Pessoa (sujeito civil) Pessoa ortónimo Alberto Caeiro Álvaro de Campos Ricardo Reis Quatro sujeitos poéticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernando Pessoa Ortónimo e heterónimos Fernando Pessoa (sujeito civil) Pessoa ortónimo Alberto Caeiro Álvaro de Campos Ricardo Reis Quatro sujeitos poéticos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Fernando Pessoa Ortónimo e heterónimos

3 Fernando Pessoa (sujeito civil) Pessoa ortónimo Alberto Caeiro Álvaro de Campos Ricardo Reis Quatro sujeitos poéticos diferentes Heterónimos literários

4 Pessoa ortónimo Gato que brincas na rua Como se fosse na cama, Invejo a sorte que é tua Porque nem sorte se chama. Bom servo das leis fatais Que regem pedras e gentes, Que tens instintos gerais E sentes só o que sentes. És feliz porque és assim, Todo o nada que és é teu. Eu vejo-me e estou sem mim, Conheço-me e não sou eu.

5 Alberto Caeiro Sou um guardador de rebanhos O rebanho é os meus pensamentos E os meus pensamentos são todos sensações. Penso com os olhos e com os ouvidos E com as mãos e os pés E com o nariz e a boca. Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la E comer um fruto é saber-lhe o sentido. Por isso quando num dia de calor Me sinto triste de gozá-lo tanto, E me deito ao comprido na erva, E fecho os olhos quentes, Sinto todo o meu corpo deitado na realidade, Sei a verdade e sou feliz.

6 Ricardo Reis Prefiro rosas, meu amor, à pátria, E antes magnólias amo Que a glória e a virtude. Logo que a vida me não canse, deixo Que a vida por mim passe Logo que eu fique o mesmo. Que importa àquele a que já nada importa Que um perca e outra vença, Se a aurora raia sempre, Se cada ano com a Primavera As folhas aparecem E com o Outono cessam? E o resto, as outras coisas que os humanos Acrescentam à vida, Que me aumentam na alma? Nada, salvo o desejo de indifrença E a confiança mole Na hora fugitiva.

7 Álvaro de Campos Às vezes tenho ideias, felizes Às vezes tenho ideias, felizes, Ideias subitamente felizes, em ideias E nas palavras em que naturalmente se despegam... Depois de escrever, leio... Porque escrevi isto? Onde fui buscar isto? De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu... Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?...

8 Fernando Pessoa Ortónimo e a Heteronímia topo Fernando Pessoa Ricardo Reis - epicurismo: carpe diem - estoicismo - indiferença céptica - semipaganismo; classicismo - fugacidade da vida e fatalidade da morte Alberto Caeiro - paganismo - poesia da Natureza - sensacionismo - simplicidade poética Álvaro de Campos decadentismo ( tédio, cansaço, saudosismo) futurismo (apologia da civilização industrial) sensacionismo: exaltação da força, da violência, do excesso; euforia dos sentidos) Pessoa Ortónimo - sinceridade/fingimento - consciência/inconsciência -sentir/pensar - intelectualização dos sentimentos

9 FERNANDO PESSOA DISSIMULAÇÃO DESPERSONALIZAÇÃO FINGIMENTO FRAGMENTAÇÃO


Carregar ppt "Fernando Pessoa Ortónimo e heterónimos Fernando Pessoa (sujeito civil) Pessoa ortónimo Alberto Caeiro Álvaro de Campos Ricardo Reis Quatro sujeitos poéticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google