A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Diario De Bordo Fabiana Cristina Cardoso Rodrigues

2 Introdução vivências Fato Significativo Considerações Música Marcante
Finais

3 Este Diário foi elaborado com intuito de relatar fatos importantes que aconteceram no decorrer do semestre. É uma atividade interdisciplinar, desenvolvida no 3º período do Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional da UNIMINAS, proposta pelas professoras das seguintes disciplinas: Ana Carolina Scalia  - Disciplina: Laboratório de Aprendizagem e Gilca dos Santos Vilarinho - Disciplina: Informática Aplicada à Educação II O conteúdo foi desenvolvido a partir das aulas ministradas ao longo da disciplina Laboratório de Aprendizagem e Desenvolvido na Disciplina Informática Aplicada à Educação II

4 Balões que são um estouro
Se eu fosse um fruto Balões que são um estouro Dinâmica da Bala Guia e Cego Remédio para o coração A casa e A lista

5 Considerações Pessoais
Se eu fosse um fruto Metodologia Descrição Considerações Pessoais

6 Número de participantes: 12 a 30 pessoas
Descrição Número de participantes: 12 a 30 pessoas Objetivo: aprofundar relacionamentos, possibilitar a integração do grupo, a heteropercepção, a autopercepção e a criatividade. Recursos: uma folha com desenhos de frutos variados para cada participante, uma caixa cheia de lápis de cores variadas no centro da sala, CD de músicas para acolhida do grupo e equipamento de som. Duração: 1h 15min.

7 Metodologia 1º momento – aquecimento: ao som de uma música animada, solicitar aos participantes do grupo para desenhar números imaginários com seu próprio corpo. Primeiro com as duas mãos, depois com os cotovelos, depois com os pés e em seguida com todo o corpo. 2º momento – ação: colocar uma música de fundo, enquanto os participantes se organizam para a dinâmica. A sala deverá estar em formato de “U” inicialmente. Depois os grupos se formam e se distribuem no espaço da sala. Dizer aos participantes que irão participar de uma atividade onde terão a chance de conhecer melhor os colegas de sala. Distribuir uma folha com os desenhos dos frutos (maçã, morango, caju, melancia, abacaxi, uva, pêra e laranja).

8 Pedir que pensem : “Se eu fosse um fruto que fruto seria. Por que
Pedir que pensem : “Se eu fosse um fruto que fruto seria? Por que? Solicitar que escrevam no verso da folha seu nome, nome do fruto, o porquê da escolha e, a seguir, pintem o fruto escolhido. Convidar as pessoas para que formem grupos, observando as escolhas: maçãs, abacaxis, uvas, etc. Se houver algumas escolhas unitárias, juntá-los em um grupo das preferências raras. Cada grupo deverá preparar uma apresentação bem criativa para os outros componentes dos demais grupos. Conduzir a apresentação dos grupos.

9 3º momento – socialização: em círculo, pedir para que os participantes comentem a técnica vivenciada. Proporcionar troca de experiências. Pedir que todos se expressem, livremente, os sentimentos experimentados ao participar da atividade. Quais as dificuldades e facilidades encontradas na realização da atividade? Como foi o comportamento das pessoas em relação á comunicação, compartilhamento e abertura? E em relação à criatividade? Que aprendizagens importantes podemos tirar desta vivência para o sucesso deste curso? E para nossa vida profissional e pessoal?

10 4º momento - processamento: apresentar slides sobre relacionamentos, autopercepção, autoconhecimento, grupos. 5º momento – avaliação: pedir para que cada um dê sua avaliação expressando através do grupo um gesto que simbolize o aprendizado ou o estado de espírito proporcionado pela vivência.

11 Considerações Pessoais
Foi uma experiência ótima porque fez com que conhecemos um pouco de cada um, porque as cada grupo defendia seu fruto, e esse fruto na verdade representava a personalidade de cada um. Adorei foi muito criativo, meu grupo escolheu o morango e defendemos com todo fervor nosso fruto, destacando sua qualidades.

12 Balões que são um estouro Considerações Pessoais
Descrição Metodologia Considerações Pessoais

13 Balões, cds (Xuxa e relaxamento), cadeiras, e uma sala ampla.
Descrição Objetivo: Levar os participantes a experimentarem sensações diversas como: desconforto que dependendo do indivíduo pode caracterizar-se como ansiedade, receio, tensão, alegria, medo, etc. Exercitar a criatividade mediante expressão corporal ou construção de frases/ pensamentos. Material necessário: Balões, cds (Xuxa e relaxamento), cadeiras, e uma sala ampla. Tempo: 70 minutos

14 Relaxamento: Alongamento 2° momento: Aquecimento: Dança das cadeiras
Metodologia 1° momento: Relaxamento: Alongamento 2° momento: Aquecimento: Dança das cadeiras

15 3° momento: Vivência Convidaremos os participantes a se postarem em círculo, de olhos fechados, e ao som da musica suave, convidá-los a fazerem reflexões sobre a razão ou objetivo de estarem ali (ou como estão se percebendo naquele momento, etc). Após 1 ou 2 minutos serão distribuídos balões coloridos contendo um papel enrolado onde está escrito uma tarefa a ser cumprida. Ao sinal, cada pessoa soprará o respectivo balão até estourá-lo. Nesse momento, o papel cai e é aberto que então devera ser cumprida a tarefa.

16 Exemplo de tarefas: Cambalhota Declamar um poema Cantar uma cantiga de roda Imitar bichos, etc. 4° momento: Pedir para que eles falem o que sentiram durante ou após a vivência com apenas uma palavra. 5° momento: Encerramento. Com o poema “Grupo”.

17 Considerações Pessoais
Gostei bastante dessa vivencia porque fez com que despertasse em cada um de nós diversos tipos de reações, permitiu uma profunda reflexão sobre quem éramos, porque estávamos ali e despertou muitas risadas porque a cada nova tarefa a ser cumprida todos se colocavam no lugar do outro.

18 Considerações Pessoais
Guia e Cego Metodologia Descrição Considerações Pessoais

19 Descrição Numero de participantes:de 25 a 30 pessoas: 1h15min: exercitar a autoconfiança no outro, liderança, equilibrio emocional, ajuda mútua e quebra de paradigmas.: Ana Paula, Neuton e Cristina

20 Metodologia 1º momento - Aquecimento Informar aos participantes o tema a ser trabalhado. Pedir que façam grupos de quatro, onde serão distribuídos para cada grupo uma peteca. Cada grupo jogará com sua peteca por um determinado tempo, depois serão tiradas as petecas até que reste uma apenas onde os quatro grupos se juntarão formando um circulo e não poderão deixar a peteca cair.

21 2º momento - Ação Formar duas fileiras onde os participantes de cada fileira ficarão lado a lado e em frente uns aos outros - dois a dois, um na frente do outro; distribuir as vendas para os participantes de uma das fileiras; orientar para que os parceiros sem venda coloquem a venda na outra pessoa. Os guias podem ver, mas não podem falar, os cegos podem falar a vontade. Cada guia pegará seu cego e lhe proporcionará um passeio bem criativo. Depois de vendados, durante o trajeto, pode-se trocar os guias

22 sem que os cegos percebam a troca
sem que os cegos percebam a troca. Inverter os papéis: quem foi cego agora será o guia e vice-versa; orientar os mesmos procedimentos anteriores. Após um tempo, serão distribuídas vendas aos que estão como guias, todos agora colocarão a venda, todos serão cegos e mudos e pedir para que dêem um passeio com seus respectivos pares, pelo ambiente da sala

23 3º momento - Socialização
Pedir para que os participantes sentem no chão, sem tirar a máscara, para falarem sobre a técnica vivenciada. Proporcionar troca de experiências. O que foi mais fácil: ser guia ou cego? 4º momento - Processamento Pedir para que tirem a mascara apresentar um slide sobre autoconfiança, liderança, equilíbrio, ajuda mútua. 5º momento - Avaliação Pedir para que cada um de uma avaliação com um trecho de música, a que mais gosta, ou a que esta de acordo com a vivência.

24 Considerações Pessoais
Uma das melhores vivencias, pois fez com nos colocássemos no lugar do outro e também com que experimentássemos os dois lados, fez com que percebêssemos o quanto é importante a participação do outro em nossa vida.

25 Considerações Pessoais
Dinâmica da Bala Descrição Metodologia Considerações Pessoais

26 Descrição Numero de participantes: 25 a 30 pessoas Objetivo: - despertar a importância do outro; despertar a solidariedade; perceber o nosso  individualismo e descobrir soluções em conjunto com outras pessoas. Duração: 45 minutos Material: bala, fitas, CD de musicas, aparelho de som, cartolina, caneta.

27 Metodologia 1º momento: Queda livre
Entregar a cada participante um papel com o nome de um animal, sem que um veja o papel do outro. Em seguida todos ficam em circulo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe. Obs. Todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos cairão de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.

28 Segunda dinâmica – quebra-cabeça
Segunda dinâmica – quebra-cabeça Formar dois grupos na sala e disponibilizar para cada, um quebra-cabeça, cada grupo terá um determinado tempo para montar. O grupo que terminar primeiro é o vencedor. 2 momento: colocar o grupo novamente em circulo. Assim feito pedir para que coloquem as mãos para trás. As mãos serão amarradas pelos auxiliares com as fitas, todos serão amarrados. Logo será colocada nas mãos amarradas uma bala, onde terão que cumprir uma tarefa, com o seguinte comando: "descasquem as balas e chupem". Terão que fazer isso sem desarmar às mãos. Esperar que todos tomem as atitudes que acharem necessárias.

29 3 momento: socialização, fazer as seguintes perguntas:
Como se sentiram? O que o grupo observou? Poderia ter sido diferente? Por que agiram assim? Isso tem alguma coisa com o nosso dia a dia? 4 momento: entrega de uma história para reflexão “a historia das quatro pessoas”.

30 5 momento: avaliação. No quadro terá uma cartolina, onde cada integrante do grupo responderá a seguinte pergunta: "Qual a relevância em uma palavra do seu comportamento em relação ao grupo?". Cada um colocara a sua palavra na cartolina. Essa cartolina após a vivencia será colocada na sala do grupo, para que reflitam sempre que tomarem alguma atitude em relação ao comportamento no grupo no qual estão inseridos.

31 Considerações Pessoais
Muito boa essa vivencia permitiu que enxergássemos o quanto somos individualistas e fez com que entendêssemos o quanto é importante e o quanto precisamos uns dos outros.

32 Considerações Pessoais
A casa e a Lista Descrição Metodologia Considerações Pessoais

33 Descrição Facilitadoras: Ana Cláudia, Débora e Fernanda
Data: 07/11/2006 Objetivos: Respectivamente: Proporcionar a auto-avaliação de valores, história de vida pessoal, “rever-se” ou projetar-se em objetos ou ambientes, rememorando situações visando a fechar gestalts. Refletir sobre a forma de tratamento às pessoas queridas com as quais convivemos. Número de participantes: grupos de qualquer tamanho Duração: Aproximadamente 50 minutos Material: papel sulfite e lápis (ou caneta) Som com CD e disquete Texto de apoio

34 Metodologia Desenvolvimento:
1º momento: Realizar o aquecimento com musica que lembre a infância com objetivo de descontração 2º momento: Relaxamento com musica de fundo “A casa” de Toquinho e Vinicius de Morais. Sugerir que os participantes sentem separadamente no chão (no colchonete). O facilitador ira contextualizar, dizendo que cada pessoa irá visualizar mentalmente, a sua casa (ou um ambiente, local onde já viveu, com que tenha familiaridade) e se identificar com algum objeto, projetando a si próprio nesse objeto. E fazer com que reflitam, o que significa voltar para a casa, como é meu lar.

35 3º momento: O desenvolvimento da vivência “a lista”, onde o facilitador comentará sobre a necessidade de as pessoas terem relacionamentos embasados na afetividade e no amor. Cada pessoa com uma folha de papel em branco Traçar uma linha vertical, ao longo da folha (também posicionada de forma vertical dividindo ao meio)

36 Na metade esquerda, pedi que as pessoas relacionem TODOS os nomes das pessoas que de alguma forma fazem parte do seu circulo de relacionamento – convivência diária ou não, de todas as áreas. Na outra metade (direita), traçar uma linha horizontal dividindo-a ao meio. Inverter a folha, de modo de que ela fique de forma horizontal. Com isso, podem-se perceber DUAS divisórias – esquerda e direita. Na divisória esquerda, “sugerir que cada participante, selecione, da lista inicial, e escreve até sete nomes – pelo grau de importância, um embaixo do outro.

37 Na divisória direita, ditar para as pessoas escreverem, uma embaixo da outra as seguintes palavras – termos: Dialogando Empurrando Dando o melhor de mim Com grosseria Com afeto Com indiferença Orientar para que as pessoas façam o antigo exercício de unir as palavras de cada coluna entre si, respondendo a pergunta “Como eu trato essas pessoas?” Percebe-se que, normalmente, se associa cada pessoa ao gesto amável – dialogando com afeto, dando o melhor de mim Sugerir, por fim, que essas respostas sejam mostradas as respectivas pessoas. O que elas dirão? Vão concordar?

38 4º momento: Processamento: Mensagem em PowerPoint “A partir do próximo amanhecer” no data show com fundo musical para reflexão. 5º momento: Avaliação dos participantes. Cada um deve dizer o nome de um objeto da casa que mais se identifica e porque ele é tão importante e que se relacione com a vivencia.

39 Considerações Pessoais
Adorei foi bem criativa essa vivencia fez com que fizéssemos uma auto-avaliaçao e uma reflexão sobre a forma com que tratássemos as pessoas, no meu caso me ajudou a perceber o que antes eu não percebia em mim.

40 Considerações Pessoais
Remédio para o coração Metodologia Descrição Considerações Pessoais

41 Número de participantes: 20 a 30 pessoas
Descrição Número de participantes: 20 a 30 pessoas Objetivo: aprofundar relacionamentos, possibilitar a auto-ajuda e a motivação. Recursos: vidros simbólicos de remédio feitos de cartolina, equipamento de som, CD de músicas, frases em papeis pequenos, data show. Duração: 1h 15min.

42 Metodologia 1º momento – aquecimento: exercícios de aquecimento, alongamento, flexibilidade e relaxamento. Esses exercícios promovem a integração entre os colegas da sala e o fortalecimento das relações humanas. 2º momento – ação: preparar as frases antecipadamente e colocá-las dentro dos vidros de remédio simbólicos de cartolina. Formar um círculo com cadeiras ( uma para cada participante). Dizer aos participantes que foi lançado no mercado, recentemente, um remédio supermilagroso, e que as pessoas, ao tomá-lo, nunca mais se sentirão doentes.

43 Distribuir os vidros simbólicos de remédio aos participantes e solicitar que não tomem ainda o remédio. Sugerir que cada pessoa abra o seu remédio e leia a mensagem nela contida. Cada um deverá dar a sua mensagem a um componente do grupo. Deverá também falar o motivo que levou a entregá-lo ao outro. As pessoas que já receberam as mensagens podem receber novamente dos demais.

44 3º momento – socialização: pedir para que os participantes comentem a técnica vivenciada. Proporcionar troca de experiências. Qual a sensação de ter recebido a mensagem do outro? Qual a sensação de não ter recebido a mensagem? Outra pessoa precisava mas da mensagem no momento do que você? 4º momento - processamento: apresentar slides sobre relacionamentos, auto- ajuda, companheirismo e motivação. 5º momento – avaliação: pedir para que cada um dê sua avaliação expressando através de uma palavra ou pequena frase que simboliza o remédio que absorveu, com a vivência. Para a cura do seu problema.

45 Considerações Pessoais
Perfeita essa vivencia na minha opinião, fez com que imaginássemos um remédio que pudesse curar o que estávamos sentindo naquele momento e o que é mais importante fez com que pudéssemos, se não nos achássemos com necessidade naquele momento, poderíamos doar à algum colega que estivesse mais necessitado.

46 Considerações Finais Esse diário foi construído baseando em uma reprodução das aulas vivencias esse semestre, que contribuíram e muito para meu enriquecimento pessoal e profissional.

47 Fato significativo para
mim em 2006

48 Acontecimentos imprevisíveis

49 Este semestre passei por varias mudanças em minha vida, foi um semestre relativamente muito difícil, terminei um namoro longo, fiquei um pouco sem rumo mas me recuperei, consegui me reerguer. Bom depois que terminei meu namoro parece que minha vida ficou mais leve, as coisas começaram a dar certo, consegui um novo emprego

50 Fiz novas amizades, tudo parecia muito bem, até que na madrugada de um sábado recebo a noticia de que minha irmã havia sofrido um acidente de moto e estava sendo submetida à uma cirurgia na cabe;a, foi aí que meu mundo pareceu desabar. Minha irmã ficou em coma quase um mês e para mim foi um pesadelo ia para o trabalho e faculdade só pensando nela, final de semana dormia no hospital e as vezes no inicio da semana também.

51 Sofri muito porque tinha que continuar seguindo minha vida, mas naquele momento a única coisa que importava era a saúde de minha irmã. (Ela teve traumatismo craniano e coagulo na cabeça). Bom fui vivendo minha vida como pude, tumultuada e corrida.

52 Depois de muito sofrimento enfrentado por eu e minha família, veio a boa noticia, minha irmã havia acordado do coma, e o medico havia dito que não ficariam seqüelas. Hoje ela esta quase 100% recuperada.

53 Este acidente marcou muito em minha vida porque aprendi a dar valor nas pequenas coisas da vida, como eu ia ao hospital todos os dias e final de semana passava a noite, fiz amizade com muitos pacientes e pude perceber o quanto são carentes. Percebi que nós “saudáveis” só damos valor em nossa saúde quando estamos doentes.

54 Vi o quanto é importante agradecermos pela nossa vida todos os dias
Vi o quanto é importante agradecermos pela nossa vida todos os dias. Percebi a importância de deixar as pessoas que amamos com palavras de amor e carinho. Bom tentei reproduzir aqui de uma forma resumida o fato que marcou e muito para mim não só em 2006 como pelo resto de minha vida.

55 Essa musica marcou muito minha vida pois vi o quanto sou querida pelos meus amigos e o quanto as pessoas são solidárias, quando eu mais precisei as pessoas que pensei que fossem me derrubar foram as que me ajudaram a levantar. E essa musica retrata o que sinto desde então.

56 Canção da América Milton Nascimento

57 Amigo é coisa para se guardar Debaixo de 7 chaves, Dentro do coração, assim falava a canção que na América ouvi, mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir, mas quem ficou, no pensamento voou, o seu canto que o outro lembrou E quem voou no pensamento ficou, uma lembrança que o outro cantou.

58 Amigo é coisa para se guardar No lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam não, mesmo esquecendo a canção. O que importa é ouvir a voz que vem do coração. Seja o que vier, venha o que vier Qualquer dia amigo eu volto pra te encontrar Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.

59 Sempre gostei muito dessa musica, me emocionava todas as vezes que a ouvia, mas esse ano ela marcou muito em minha vida e tenho certeza que será lembrada com muita emoção!

60 Beijos a todos que visitaram!!


Carregar ppt "Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google