A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Castelo de almourol. Informação No século xx foi classificado como monumento nacional. No século xx foi classificado como monumento nacional. No início.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Castelo de almourol. Informação No século xx foi classificado como monumento nacional. No século xx foi classificado como monumento nacional. No início."— Transcrição da apresentação:

1 Castelo de almourol

2 Informação No século xx foi classificado como monumento nacional. No século xx foi classificado como monumento nacional. No início de Junho de 2006,foram inaugurados novos cais para embarcações turísticas: um na margem direita do rio Tejo e outro na zona sul da ilha. No início de Junho de 2006,foram inaugurados novos cais para embarcações turísticas: um na margem direita do rio Tejo e outro na zona sul da ilha.

3 Informação: A época da reconquista cristã da península ibérica, quando esta região foi ocupada por forças portuguesas, Almourol foi conquistado em 1129 por D. Afonso Henriques. A época da reconquista cristã da península ibérica, quando esta região foi ocupada por forças portuguesas, Almourol foi conquistado em 1129 por D. Afonso Henriques. O soberano entregou-o aos templários, então encarregados do povoamento do território entre o rio Mondego e Tejo. O soberano entregou-o aos templários, então encarregados do povoamento do território entre o rio Mondego e Tejo.

4 Lendas Um senhor árabe de almourol foi atraiçoado pelo cavaleiro cristão por quem a sua filha estava apaixonada, e a quem revelou os segredos da entrada do castelo o cavaleiro usou a informação para fazer uma invasão e o emir e a sua filha preferiram lançar se das muralhas ao rio do que ficarem presos. Um senhor árabe de almourol foi atraiçoado pelo cavaleiro cristão por quem a sua filha estava apaixonada, e a quem revelou os segredos da entrada do castelo o cavaleiro usou a informação para fazer uma invasão e o emir e a sua filha preferiram lançar se das muralhas ao rio do que ficarem presos.

5 Lenda 2 D. Ramiro, um cavaleiro cristão, regressava com orgulho de combates contra muçulmanos quando encontrou duas mouras, mãe e filha. A jovem trazia uma bilha de água que deixou cair quando lhe pediu de beber com maus modos. Enfurecido, acabava de tirar a vida ás duas mulheres, de seguida apareceu um jovem mouro que era irmão das duas vitimas que o cavaleiro fizera falecer, que foi logo preso. D. Ramiro levou o preso para o seu castelo onde vivia com a sua mulher e a sua filha, as quais que o prisioneiro logo planeou envenenar por vingança. Mas enquanto tentava envenenar lentamente a mãe, acabou apaixonando-se pela filha, que o pai planeava casar com o cavaleiro da sua fé. Correspondido o seu amor pela jovem, os jovens desapareceram para sempre.Reza a lenda que nas noites de São João o casal pode ser visto no alto das torres de menagem e a seus pés, implorando perdão ao cruel D. Ramiro. D. Ramiro, um cavaleiro cristão, regressava com orgulho de combates contra muçulmanos quando encontrou duas mouras, mãe e filha. A jovem trazia uma bilha de água que deixou cair quando lhe pediu de beber com maus modos. Enfurecido, acabava de tirar a vida ás duas mulheres, de seguida apareceu um jovem mouro que era irmão das duas vitimas que o cavaleiro fizera falecer, que foi logo preso. D. Ramiro levou o preso para o seu castelo onde vivia com a sua mulher e a sua filha, as quais que o prisioneiro logo planeou envenenar por vingança. Mas enquanto tentava envenenar lentamente a mãe, acabou apaixonando-se pela filha, que o pai planeava casar com o cavaleiro da sua fé. Correspondido o seu amor pela jovem, os jovens desapareceram para sempre.Reza a lenda que nas noites de São João o casal pode ser visto no alto das torres de menagem e a seus pés, implorando perdão ao cruel D. Ramiro.

6 Características: O castelo era feito de granito, reflexo da irregularidade do terreno, apresenta uma divisão demarcada em dois níveis um exterior e inferior e outro interior mais elevado. O castelo era feito de granito, reflexo da irregularidade do terreno, apresenta uma divisão demarcada em dois níveis um exterior e inferior e outro interior mais elevado.

7 Subindo alguns degraus e atravessando outra porta entrasse no segundo nível, a zona interior mais elevada, onde se ergue a torre de menagem quadrangular, elemento característico dos templários, erguida no séc.XII. Subindo alguns degraus e atravessando outra porta entrasse no segundo nível, a zona interior mais elevada, onde se ergue a torre de menagem quadrangular, elemento característico dos templários, erguida no séc.XII.

8 A comunicação entre as diversas partes do castelo pode ser feita através de varias passagens de cantaria. A comunicação entre as diversas partes do castelo pode ser feita através de varias passagens de cantaria.

9 Castelo de almourol Trabalho realizado por: Bruno nº4, Catarina nº7,Pedro nº 19 e Vitor nº 22. 7ºA Trabalho realizado por: Bruno nº4, Catarina nº7,Pedro nº 19 e Vitor nº 22. 7ºA


Carregar ppt "Castelo de almourol. Informação No século xx foi classificado como monumento nacional. No século xx foi classificado como monumento nacional. No início."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google