A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Índice Introdução Porquê a peste negra Formas da peste negra Origem da peste Assistência medica Prevenção e Tratamento Na França Na Hungria Na Itália.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Índice Introdução Porquê a peste negra Formas da peste negra Origem da peste Assistência medica Prevenção e Tratamento Na França Na Hungria Na Itália."— Transcrição da apresentação:

1

2 Índice Introdução Porquê a peste negra Formas da peste negra Origem da peste Assistência medica Prevenção e Tratamento Na França Na Hungria Na Itália Curiosidades Conclusão

3 Introdução O século XIV, em Portugal, e em toda a Europa, foi um período de grandes dificuldades económicas, sociais e políticas. A ocorrência de chuvas abundantes provocou maus anos agrícolas consecutivos, que levaram à falta de produtos agrícolas, provocando fome. Muita gente morreu e a consequente falta de mão-de-obra refletiu-se na diminuição da produção agrícola que já era pouca devido às condições climáticas. Em 1348 chegou a Portugal a Peste Negra. Esta epidemia agravou-se devido à falta de higiene que existia. Complicando-se ainda mais a situação que se vivia. A peste negra transmitia-se através da mordedura das pulgas, alojadas no pelo de ratazanas pretas.

4 Porquê peste negra? O nome de «peste negra» justifica-se porque à volta das mordeduras alastrava uma mancha negra. Além disso, os gânglios das virilhas e dos sovacos inchavam muito, formando uns bubões negros e abriam em ferida.

5 Formas de PESTE NEGRA Forma pulmonar : Os pulmões eram atacados, o doente tinha tosse, cuspia sangue e morria em poucos dias. Forma septicémica : As bactérias invadiam a corrente sanguínea. O doente sentia os primeiros sintomas e morria poucas horas depois.

6 Origem da Peste Negra Progressão anual da Peste Negra na Europa no século XIV. A cor verde indica zonas pouco atingidas Origem A Peste Negra foi uma epidemia que atingiu a Europa, a China, o Oriente Médio e outras regiões do Mundo durante o século XIV ( ), matando um terço da população da Europa e proporções provavelmente semelhantes nas outras regiões. Esta doença era muito contagiosa, até os animais domésticos adoeciam. A peste negra entrou em Portugal em 1348 PESTE RELÂMPAGO: em 3 meses matou cerca de 1/3 da população

7 Assistência medica Assistência médica Os médicos ( chamados físicos) para evitarem o contágio, usavam um traje especial: Uma túnica de tecido grosso e felpudo, com um cheiro intenso; Ilustração 3- médicos luvas grossas; Uma espécie de máscara em forma de bico de pássaro, furada para poderem respirar. Era cheia de ervas aromáticas (para «filtrar» o ar).

8 Prevenção e tratamento A prevenção baseia-se no controlo dos roedores e no uso de repelentes, para evitar as picadas das pulgas. Existe uma vacina, mas ela não é necessária para a maioria das pessoas que viaja para zonas onde se tenham verificado casos de peste. Aqueles que viajam e correm grandes riscos de exposição à doença podem tomar doses preventivas de tetraciclinas. Quando se pensa que uma pessoa tem peste, o médico começa de imediato o tratamento. Na peste septicémica ou pneumónica, deve-se fazê-lo dentro de 24 horas. Isso reduz a possibilidade de morte a menos de 5 %. São muitos os antibióticos que se mostram eficazes contra esta afeção.

9 Tratamento Em FRANÇA: A receita era uma dieta especial: só alimentos frios, húmidos e aquosos como o peixe. Na HUNGRIA : Acreditava-se que o ar podia ser purificado com cheiros muito intensos ( como o dos bodes). Em ITÁLIA: Remédio: Não pensar na morte; Ocupar o espírito em coisas divertidas e agradáveis; Ouvir histórias e lindas canções; Contemplar ouro, prata e pedras preciosas.

10 Curiosidades O Papa Clemente VI, que estava na cidade de Avinhão, foi aconselhado a manter-se sempre entre duas fogueiras, acesas dia e noite. Ele seguiu à risca o conselho, apesar de ser Verão e fazer muito calor naquela zona. O Papa não apanhou a doença. (As altas temperaturas impediram a aproximação das pulgas.)

11 Conclusão Ao realizar este trabalho conclui que a peste deriva de uma bactéria, que é transmitida através de uma pulga. Também conclui que a peste negra, matou cerca de um terço da população da europa. Esta doença não têm cura. Os físicos só davam umas ervas para não ter dor.

12 Bibliografia Manual de história 5º ano; Internet; Livros da biblioteca (manuais); Blog da professora.


Carregar ppt "Índice Introdução Porquê a peste negra Formas da peste negra Origem da peste Assistência medica Prevenção e Tratamento Na França Na Hungria Na Itália."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google