A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A descoberta do brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A descoberta do brasil."— Transcrição da apresentação:

1 A descoberta do brasil

2 História Em 22 de abril de 1500 chegavam ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. Depois de deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta era um continente ou uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz Após nova exploração descobriu-se que se tratava realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, esta terra passou a ser chamada pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

3 Embora tenha iniciado a viagem com 13 navios, a armada de Pedro Álvares Cabral regressou ao reino com apenas seis Os outros sete navios que compunham a armada tiveram fins diferentes: um deles perdeu-se nos mares do arquipélago de Cabo Verde, outro regressou a Portugal coma notícia da descoberta, quatro afundaram-se num violento temporal durante a viagem e um outro andou à deriva, tendo reencontrado os outros navios a meio da viagem de regresso.

4 A chegada Em Fevereiro de 1500, D. Manuel I (o rei de Portugal na altura) escolheu Pedro Álvares Cabral para ser o capitão-mor de uma armada de 13 navios que deveria seguir para a Índia. A armada de Pedro Álvares Cabral era composta por 13 navios e 1500 homens. Com mais navios, mais homens e mais armamento, seria mais fácil conseguir ficar com o domínio sobre a rota das especiarias que passava pela Índia. Quando já estavam perto de Cabo Verde, os navios começaram a desviar o seu percurso para sudoeste. Não se sabe se este desvio foi propositado ou se foi obra do acaso. O que é certo é que, no dia 22 de Abril de 1500, a armada de Pedro Álvares Cabral avista as Terras de Vera Cruz (o Brasil).

5 Pedro Álvares Cabral Navegador português, nascido em Belmonte, por 1467/68, e a quem D. Manuel I confiou o comando da segunda armada que mandou à Índia. Partiu Cabral de Lisboa em 9 de Março de 1500, e, como se tivesse desviado a sua rota para descobrir novas terras, não tardou a encontrar o Brasil, a 3 de Maio de 1500, no dia de Santa Cruz. Daí seguiu para a Índia. No seu regresso, D. Manuel concedeu-lhe muitas honras, mas nunca mais utilizou os seus serviços. Pedro Álvares Cabral morreu esquecido em Santarém, uns dizem em 1520, outros em Foi-lhe erguido um monumento no Rio de Janeiro e outro em Lisboa, na Avenida que tem o seu nome.

6 Webgrafia: http://descobrimentos.no.sapo.pt/pedro_alvares_cabral.htm
Imagens:

7 Trabalho realizado por: Ana Catarina Sousa
No âmbito da disciplina de: História e Geografia de Portugal Docente: Ana Márcia Silva Discente: Ana Sousa


Carregar ppt "A descoberta do brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google