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Lógica para Programação Curso de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Docente : Elisabete Raposo Freire

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Apresentação em tema: "Lógica para Programação Curso de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Docente : Elisabete Raposo Freire"— Transcrição da apresentação:

1 Lógica para Programação Curso de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Docente : Elisabete Raposo Freire Objectivos, Programa, Bibliografia e Avaliação

2 Apresentação 2 Objectivos P retende-se que os alunos obtenham conhecimento sobre os componentes de uma lógica, sejam capazes de desenvolver provas no sistema dedutivo, sejam capazes de utilizar o formalismo semântico, sejam capazes de relacionar o sistema dedutivo e o sistema semântico e provar propriedades sobre estas relações. Deverão obter noções sobre o raciocínio automático e ser capazes de desenvolver programas utilizando o paradigma da programação em lógica. Linguagem suporte: Prolog ( )

3 Apresentação 3 Programa (tópicos) Proposições e argumentos, Componentes de uma lógica, Lógica proposicional (sistema dedutivo e semântica), Lógica de primeira ordem (sistema dedutivo e semântica), Solidez e completude, Resolução, Programação em lógica.

4 Apresentação 4 Bibliografia Principal Mathematical Logic for Computer Science, M. Ben-Ari, 2001, Springer-Verlag Logic in Computer Science: Modelling and Reasoning about Systems, M. Huth e M. Ryan, 2004, Cambridge University Press

5 Apresentação 5 J. W. Lloyd, Foundations of Logic Programming, Extended Second Edition, Springer-Verlag, 1987 U. Nilsson e J. Matuszynski, Logic, Programming and Prolog, Second Edition, John Wiley & Sons, 1995 Delfim F. M. Torres, Introdução à Programação em Lógica, Ed. Universidade de Aveiro, 2000 L. Sterling e E. Shapiro, Art of Prolog: Advanced Programming Techniques, MIT Press, Series in Logic Programming, 1994 W. F. Clocksin e C. S. Mellish, Programming in Prolog, Springer-Verlag, 2003 (5ª Edição) D. Callear, Prolog for Students, Thomson Learning, 2001 H. Coelho e J. Cotta, Prolog by example, Springer-Verlag 1988 Bibliografia Secundária

6 Apresentação 6 Avaliação Avaliação por frequência Duas provas de frequência (F1 e F2), Avaliação contínua (AC) Nota final = 70%(F1+F2)/2 + 30% AC Data das avaliações: F1 – 4 de Abril F2 – 28 de Maio Avaliação por Exame e Exame de Recurso NE=nota do Exame escrito Se NE >= 8,5 então a Nota Final é melhor nota entre a) e b) onde a)Nota Final = NE b)Nota Final = 70% NE+ 30% AC Senão Nota final = NE (não há provas orais)

7 Apresentação 7 Atendimento / Material de apoio Atendimento para esclarecimento de dúvidas durante o período de aulas (proposta) Sexta-feira das 9:15h-10:15h no gabinete da docente As sessões de dúvidas consideram-se encerradas se 15 min. após o seu início nenhum aluno tiver comparecido. Estas e outras informações bem como material de apoio à disciplina serão disponibilizados em (ou na página da docente se houver problemas no acesso ao Moodle)

8 Apresentação 8 Funcionamento da Avaliação Contínua (AC) Serão feitos pequenos exercícios na aula (alguns com consulta, outros sem) que serão entregues para avaliação. Contará também a participação na aula em outras actividades. A classificação dos trabalhos da AC tem 3 níveis: 0 – Se não fez ou se fez errado 0,5 - Se fez mas incompleto ou com pequenas incorrecções 1- Se fez correctamente e na totalidade No final é feita a média da AC e convertida para a escala [0-20]. As duas notas mais baixas não contam para o cálculo da média. A qualquer altura poderão contactar a docente para saber qual a sua AC até ao momento.


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