A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Idade Moderna e suas transformações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Idade Moderna e suas transformações"— Transcrição da apresentação:

1 Idade Moderna e suas transformações
Prof. Lucas Villar

2 Relembrando a Idade Média
Imobilidade Social: sociedade estamental. Teocentrismo. Produção limitada. Feudalismo. Descentralização política. Renascimento Comercial e Urbano. Surgimento da burguesia.

3 A Peste Negra Feudo Cidade medieval Arte carolíngia

4 A crise geral do feudalismo.
“A sociedade feudal sofreu, ao longo do século XIV e XV, uma sucessão de problemas cuja periodicidade, continuidade e resultados não deixam dúvidas ao historiador de que se trata de uma crise geral do feudalismo. As razões dessa crise devem ser encontradas internamente ao modo de produção feudal: o sistema mostrava-se incapaz de continuar a favorecer o desenvolvimento que se iniciara no século XI, o feudalismo chegara ao esgotamento. A população não parava de aumentar, mas a produção de alimentos não acompanhava esse crescimento. As fórmulas encontradas para aumentar a produção chegaram ao limite. Os progressos técnicos mostravam-se insuficientes para vencer a queda acelerada da produtividade. Ao lado dessa produção decrescente, o aumento das exigências senhoriais fazia com que aos camponeses pouco restasse para satisfazer suas necessidades básicas”. (MONTEIRO, Hamilton M. O feudalismo: economia e sociedade. Adaptado)

5 A Idade Moderna Período: 1453 a 1789.
Transição do feudalismo para o capitalismo. Mobilidade social. Racionalismo. Expansão marítima europeia. Nova forma de ver o mundo: Renascimento e Reforma Protestante.

6 Modos de Produção

7 Transição do feudalismo para o capitalismo

8

9


Carregar ppt "Idade Moderna e suas transformações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google