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Painel: Gestão Democrática – avaliação e fortalecimento Cuiabá, MT

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Apresentação em tema: "Painel: Gestão Democrática – avaliação e fortalecimento Cuiabá, MT"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário: Educação Básica em Debate Planejamento de políticas públicas para Mato Grosso
Painel: Gestão Democrática – avaliação e fortalecimento Cuiabá, MT 11 a 13 de Junho de 2007 Erasto Fortes Mendonça Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

2 GESTÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL
Gestão democrática  momento da luta pela democratização da educação no país: Luta pelo acesso universal Luta pela qualidade do ensino Luta pela democratização da gestão Inclusão com permanência e qualidade social como resposta à lógica de exclusão educacional e de construção do fracasso escolar

3 A ESCOLA BRASILEIRA Elementos para compreensão da escola pública brasileira: Inserção no modo de produção capitalista Ordenamentos patrimonialistas do Estado brasileiro Processo colonizador  210 anos de monopólio jesuítico (1549 a 1759) República  poucas mudanças Sistema dual de educação: 1 – elites dirigentes (bacharéis, letrados) 2 – educação do povo livre e pobre (origem da escola pública)

4 ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL
Inspiração liberal da idéia da escola pública como direito: Individualismo, liberdade, propriedade privada, democracia igualdade. Movimento Renovador da Educação  Manifesto dos Pioneiros – 1932 Laicidade do ensino Implantação e expansão da escola pública Igualdade dos sexos no direito à educação Oferta estatal obrigatória, universal e gratuita

5 LEGISLAÇÃO DO ENSINO OBRIGATÓRIO
Expansão do direito ao ensino obrigatório na legislação brasileira: CF 1824: instrução primária para todos CF 1934: União planeja, coordena e executa a educação nacional CF 1946: primário de 4 anos; prerrogativa da União para legislar sobre educação. LDB 1961: a partir dos 7 anos de idade CF 1969: primário de 7 a 14 anos Lei 5692/71: primário = 1º grau 8 anos CF 1988: direito público subjetivo, dever do Estado na oferta em qq idade LDB 1996: conceito de educação básica PNE 2001: meta de universalização do ensino fundamental 2006: Expansão do ensino fundamental para 9 anos

6 Luta pelo acesso universal
Educação como bem público, direito de cidadania Expansão do ensino público no Brasil a partir da década de 1960 Educação  um problema de engenharia? Dilema educação básica e ensino obrigatório PNAD 2005  2,5 milhões de crianças e adolescentes (6,9% dos 36 milhões de 5 a 15 anos) trabalham no Brasil DF 1,6% (7.572) ; PI 16,5% ( ) Acesso e permanência, evasão e repetência

7 Acesso escolar e a lógica da exclusão

8 Luta pela qualidade do ensino
A expansão da escola pública Eqüidade de acesso não promoveu a eqüidade da qualidade do ensino A incorporação das massas populares e a degradação da escola pública degradação física proletarização dos trabalhadores da educação despolítica como política educacional

9 Velhos tempos...

10 Velhos tempos...

11 Velhos tempos...

12 Velhos tempos...

13 ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: O QUE MUDOU?

14 ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: O QUE MUDOU?

15 ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: O QUE MUDOU?

16 ESCOLA CIDADÃ Democratização do acesso Democratização da gestão
Democratização do acesso ao conhecimento Qualidade social da educação

17 Luta pela gestão democrática
Luta pela participação nos processos decisórios A reação pela organização de coletivos de luta Os dois vetores da organização dos educadores Vetor sindical  CNTE e Andes Vetor acadêmico-científico Papel do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública Processo constituinte, LDB, PNE e a intervenção e o acompanhamento das políticas educacionais

18 Luta pela gestão democrática
Contexto do processo de redemocratização no Brasil Crítica aos processos de gerência científica (lógica da fábrica capitalista) e à pedagogia tecnicista Experiências participativas em escolas e sistemas de ensino A luta pela eleição de diretores As conquistas legais

19 MARCOS LEGAIS DA GD: Constituição Federal de 1988
Artigo 206 – O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I VI – gestão democrática do ensino público na forma da lei.

20 MARCOS LEGAIS DA GD: LDB (1)
Art. 3° - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I VIII – gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino

21 MARCOS LEGAIS DA GD: LDB (2)
Art. 14 – Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I – Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II – Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes

22 GESTÃO DEMOCRÁTICA: em busca de um conceito superador
Conceito forjado nas lutas sociais e políticas Superação da idéia de gestão como execução Componentes da Administração Educacional: política > planejamento > gestão > avaliação Gestão democrática ≠ Execução democrática Conceito amplo de Gestão Democrática

23 GESTÃO DEMOCRÁTICA: elementos e mecanismos
Participação Transparência e pluralismo Escolha democrática do diretor escolar Funcionamento dos conselhos escolares Descentralização administrativa, financeira e pedagógica Autonomia escolar

24 DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Compreensão da gestão democrática da educação como processo de luta política. Gestão democrática como processo de resistência. Papel da formação inicial e continuada de professores. Importância da organização dos movimentos em defesa do direito à educação.

25 BOA LUTA!!!


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