A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem Foco da análise Direção do estudo Introdução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem Foco da análise Direção do estudo Introdução."— Transcrição da apresentação:

1

2 Origem Foco da análise Direção do estudo Introdução

3 Perguntas de Pesquisa

4 Conduzir a elaboração de uma estrutura conceitual de referência para incorporar a sustentabilidade na vida das organizações. Objetivo Geral

5 Hipótese Geral Se a Terra é um sistema dinâmico complexo e interconectado no qual nós humanos somos apenas uma parte, então a maneira como interagimos com esse mundo natural o afetará de forma mais ou menos destrutiva.

6 Justificativa Relevância Não trivialidade Ineditismo

7 Sustentabilidade É a capacidade de sustentar, de prover a longo prazo.

8 Sustentabilidade Ecológica É um relacionamento entre sistemas econômicos dinâmicos e sistemas ecológicos maiores e também dinâmicos, embora de mudança mais lenta, em que: a vida humana pode continuar indefinidamente; os indivíduos podem prosperar; as culturas humanas podem desenvolver-se; mas em que o resultado das atividades humanas obedeçam a limites para não destruir a diversidade, a complexidade e a função do sistema ecológico de apoio à vida. (Constanza,1994)

9 Desenvolvimento Sustentável Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.

10 O Desafio do Desenvolvimento Sustentável

11 Características dos Sistemas Complexos

12 Sistemas Adaptativos Complexos Os SAC são sistemas compostos de um grande número de agentes que interagem uns com os outros para produzir uma estratégia de sobrevivência adaptada para eles mesmos e, portanto, para o sistema ou partes do sistema as quais eles pertencem.

13 Sistemas Adaptativos Complexos Os SAC são, sem exceção, constituídos de um grande número de elementos ativos que são diferentes na forma e na capacidade.

14 Sistemas Adaptativos Complexos

15 Organizações como SAC Organizações são redes que consistem de um grande número de agentes – pessoas – que interagem uns com os outros de acordo com um conjunto de regras de conduta que nós chamamos de esquemas. (Stacey, 1996)

16 3 agentes

17 Sistemas... e... suas representações

18 Espaço de Possibilidades

19 Pesquisa Exploratória Os estudos exploratórios colaboram para desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com um ambiente, fato ou fenômeno, para a realização de uma pesquisa futura, para modificar e clarificar conceitos. Consoante Marconi e Lakatos (1996)

20 Referencial Bibliográfico Prêmio Expressão de Ecologia Disciplina Organizações como Sistemas Complexos Três focos:

21 15 Conceitos Centrais Estrutura de Referência

22 Como os conceitos centrais formam uma Estrutura de referência coerente?

23 Agentes, de uma variedade de tipos, usam suas estratégias, em interações padronizadas, entre si e com artefatos, formando populações de agentes e/ou estratégias. As interações são afetadas pelo tempo e pelos espaços físico e conceitual em que os agentes estão inseridos. Medidas de desempenho com base em critérios de sucesso dos eventos resultantes direcionam a seleção de agentes e/ou estratégias através de cópia e recombinação, mudando assim a freqüência dos tipos dentro do sistema. A capacidade interna de auto- organização quanto o status de adaptação externa do sistema vão determinar a sua evolução. A trajetória de evolução do sistema pode ser representada por um atrator.

24 O que o usuário da estrutura de referência pode fazer ?

25 Vencedores do Prêmio Expressão de Ecologia

26

27

28 Vencedores na Categoria Controle da Poluição

29 Coopercentral – População de Estratégias

30 Estratégias das Empresas Concorrentes

31 Coopercentral – População de Agentes

32 Conclusão a necessidade da construção de identidade (self), a necessidade de despertar o sentimento de pertencer, a importância de estarmos conectados com o espaço e o tempo, a transição de pensamento linear ( ), para um pensamento complexo ( )

33 Recomendações para Trabalhos Futuros Utilização da estrutura de referência para estudos de exemplos práticos; a discussão com outros profissionais para ampliação do entendimento dos conceitos apresentados ; criação de uma Área de Estudos da Complexidade dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

34


Carregar ppt "Origem Foco da análise Direção do estudo Introdução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google