A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSCIÊNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSCIÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSCIÊNCIA
Prof. Dr. Francisco Antonio Pereira Fialho Grupo 1: Elizabete, Magda, Silvia & Paulo CONSCIÊNCIA AMBIENTAL CAPRA FENG SHUI

2 CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
ECOLOGIA PROFUNDA UM NOVO PARADIGMA A TEIA DA VIDA F. CAPRA

3 CONSCIÊNCIA AMBIENTAL A TEIA DA VIDA - F. CAPRA
Existe uma série de problemas globais que estão danificando a biosfera e a vida de uma maneira alarmante e que pode se tornar irreversível muito brevemente. Os problemas não podem ser entendidos isoladamente, e sim de forma sistêmica. Precisamos de uma mudança radical em nossas percepções, no nosso pensamento e nos nossos valores. “Anda, quero te dizer nenhum segredo, falo nesse chão da nossa casa, vem que tá na hora de arrumar ...”

4 CONSCIÊNCIA AMBIENTAL A TEIA DA VIDA - F. CAPRA
Do ponto de vista sistêmico, as únicas soluções viáveis são as soluções sustentáveis. Lester Brow - Worldwatch Institute Uma sociedade sustentável é aquela que satisfaz suas necessidades sem diminuir as perspectivas das gerações futuras. Este é o grande desafio do nosso tempo “... É criar um paraíso agora, para merecer quem vem depois ... “

5 CONSCIÊNCIA AMBIENTAL A TEIA DA VIDA - F. CAPRA
Da visão mecanicista de Descartes e de Newton para uma visão holística, ecológica. A exploração dos mundos atômico e subatômico colocou os físicos e cientistas em contato com uma nova realidade estranha e inesperada. Uma mudança de paradigma dentro de uma mudança cultural mais ampla. ... Terra és o mais bonito dos planetas, tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã ...” “... Vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão ...”

6 CONSCIÊNCIA AMBIENTAL A TEIA DA VIDA - F. CAPRA
A visão holística, o novo paradigma . Ecologia Profunda - reconhece a interdependência fundamental de todos os fenômenos. Enquanto indivíduos e sociedades, estamos todos encaixados nos processos cíclicos da natureza. “...para construir a vida nova, vamos precisar de muito amor, a felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver ...”

7 CONSCIÊNCIA AMBIENTAL A TEIA DA VIDA - F. CAPRA
A Ecologia Profunda reconhece o valor intrínseco de todos os seres vivos; Concebe os seres humanos como um fio particular na teia da vida. Devemos estar dispostos a questionar tudo ... “... Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois, pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão ...”

8 CONSCIÊNCIA AMBIENTAL A TEIA DA VIDA - F. CAPRA
Novos valores: Auto-afirmativo => Integrativo Expansão => Conservação Competição => Cooperação Quantidade => Qualidade Dominação => Parceria Busca de equilíbrio entre ‘velhos’ e ”novos” valores. “... Canta, leva tua vida em harmonia ...”

9 CONSCIÊNCIA AMBIENTAL A TEIA DA VIDA - F. CAPRA
Velho paradigma => valores antropocêntricos centralizados no ser humano Novo paradigma => valores ecocêntricos centralizados na Terra Reconhecimento do valor da vida não-humana. Ética ecológica profunda => padrões “ecoéticos” na ciência. Mudança da física para as ciências da vida.

10 O SAL DA TERRA (Beto Guedes/Ronaldo Bastos)
Anda, quero te dizer nenhum segredo Falo nesse chão da nossa casa Vem que tá na hora de arrumar Tempo, quero viver mais duzentos anos Quero não ferir meus semelhantes Nem por isso quero me ferir Vamos precisar de todo mundo Pra banir do mundo a opressão Para construir a vida nova

11 O SAL DA TERRA (Beto Guedes/Ronaldo Bastos)
Vamos precisar de muito amor A felicidade mora ao lado E quem não é tolo pode ver A paz na Terra, amor O pé na Terra O sal da ...

12 O SAL DA TERRA (Beto Guedes/Ronaldo Bastos)
Terra, és o mais bonito dos planetas Tão te maltratando por dinheiro Tu que és a nave nossa irmã Canta, leva tua vida em harmonia E nos alimenta com teus frutos Tu que és o homem, a maçã.

13 O SAL DA TERRA (Beto Guedes/Ronaldo Bastos)
Vamos precisar de todo mundo Um mais um é sempre mais que dois Pra melhor juntar as nossas forças É só repartir melhor o pão É criar um paraíso agora Para merecer quem vem depois

14 O SAL DA TERRA (Beto Guedes/Ronaldo Bastos)
Deixa nascer o amor Deixa fluir o amor Deixa crescer o amor Deixa viver o amor O sal da Terra. Obrigado !

15 FENG SHUI FENG ( FONG ) = VENTO SHUI ( SUEI ) = ÁGUA Princípio básico:
“Viver em harmonia com o ambiente, de modo que a energia à sua volta trabalhe a seu favor, não contra você.”

16 FENG SHUI O Feng Shui existe a milhares de anos, com diferentes escolas. As referências mais antigas partem dos pontos cardeais; as mais recentes, da porta de entrada da casa. É derivado da filosofia Taoísta, que busca entender a natureza do universo e a harmoniosa integração humana no esquema terrestre e cósmico.

17 FENG SHUI Os taoístas como físicos do antigo mundo.
Energia etéria dos gregos e a energia dos taoístas. Os princípios físicos e matemáticos do Feng Shui. Metodologia: Observar e registrar, formular modelos matemáticos de estruturas, e relatar em linguagem técnica e leiga.

18 FENG SHUI A “energia” usada pelos profissionais de Feng Shui:
Teoria de ondas => Yin Yang Comprimento de ondas eletromagnéticas => Cinco elementos Taoístas => todas as coisas são transmutáveis => Lei da Conservação A energia potencial => Chi => fluxo de ar

19 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSCIÊNCIA
OBRIGADO ! NAVY ROLEBA GARDEN ARMAZÉM DO CHEIRO BRUXA DA ILHA

20 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSCIÊNCIA
OBRIGADO ! ELIZABETE OLINDA GUERRA MAGDA LANGE RAMOS SÍLVIA MARIA BERTÉ VOLPATO PAULO ROBERTO MAY


Carregar ppt "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSCIÊNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google