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WebQuests aventuras na WEB

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Apresentação em tema: "WebQuests aventuras na WEB"— Transcrição da apresentação:

1 WebQuests aventuras na WEB
Núcleo Minerva/Centro de Competência Nónio da Universidade de Évora 6 de Julho de 2001

2 O que é a WEB? Milhões de páginas, à procura de filtragem, de contexto e de organização In

3 Integração curricular da internet algumas questões (1)
Como podem os professores, fazendo uso da forma motivacional da World Wide Web, enriquecer e diversificar as actividades curriculares, sem grandes acréscimos de tempo e de riscos ? (como conseguir da web uma mais-valia pedagógica ?)

4 Integração curricular da internet algumas questões (2)
Como podem os professores prender a atenção dos alunos quando eles mergulham em mares de informação através de sites eventualmente pouco seguros ? (Como disciplinar o uso da Web na escola ?)

5 Ou como podem os professores resolver as expectativas e receios quando:
...Acreditam no efeito motivacional mas receiam que os alunos se dispersem; ....Valorizam a existência de um mundo de informação à distância de um click mas não querem que os seus alunos se transformem em “info-glutões”.

6 Integração curricular da Internet
Formatos de suporte a actividades Listas temáticas/Topic hotlists Álbum/Scrapbook Caça ao Tesouro/Treasure Hunt Amostragem por assunto/Subject Sampler WebQuests/Aventuras na WEB

7 Conceito Uma WebQuest é uma actividade de pesquisa orientada em que uma grande parte ou a totalidade da informação com a qual os alunos interagem provém de recursos da Web.

8 WebQuests quem – onde - quando
Prof. Bernie Dodge (Projecto EDTEC 596) San Diego State Unversity 1995

9 WebQuests - porquê Utiliza estratégias de motivação:
Confronto com tarefas autênticas Recursos reais Atribuição de papéis em trabalho cooperativo O produto final é sujeito a “feedback”

10 WebQuests - porquê Desenvolve as capacidades cognitivas
(high level thinking skills) Promove a aprendizagem cooperativa Permite a integração de recursos actuais Orienta a navegação na Internet É novidade, é passageira

11 Características actividades de grupo (aprendizagem cooperativa)
contêm elementos de motivação (intrínseca) os alunos são colocados perante um desafio/problema atribuição de um papel a cada interveniente estabelecimento de um cenário simulação de uma entrevista a um personagem .... podem ser disciplinares, interdisciplinares ou ainda multi/transdisciplinares

12 Estrutura Introdução Tarefa Processo Recursos - previamente avaliados
Orientações Conclusão Avaliação

13 Introdução define o cenário e fornece alguma informação de fundo
deve despertar o interesse do aluno através de uma variedade de meios tornando o tópico: relevante para as experiências anteriores dos alunos e para o seu futuro importante pelas suas implicações urgente, pela necessidade de arranjar uma solução num curto espaço de tempo divertida (pelos papéis desempenhados, pelo produto a criar, ...)

14 Tarefa Exequível e interessante Pode compreender:
resolução de problemas participação em debates/discussões temáticas simulação de papéis criação de produtos Planeamento/organização de uma acção (viagens,seminários.) ...

15 Taxonomia das tarefas Compilação Mistério Jornalísticas Analíticas
Design Taxonomia das tarefas Produtos criativos Reconto Científicas Autoconhecimento Consenso Julgamento Persuasão

16 Reconto Dá ênfase a capacidades de síntese
Reconta o que aprendeu através de um poster de uma apresentação em PowerPoint, relatório ... que: deverá ter uma forma diferente da apresentada nos recursos ser flexível tanto no conteúdo como na forma Dá ênfase a capacidades de síntese

17 Compilação Proporciona prática na selecção e explicação das escolhas efectuadas Nota: A informação recolhida deverá ser, de algum modo, transformada O aluno recolhe e organiza informação proveniente de várias fontes em formatos diferentes desenvolve critérios para a selecção dos itens a compilar

18 Mistério Implica um puzzle ou uma história de detectives
Não se encontra a resposta numa página específica Requer síntese de informação de múltiplas fontes Leva a concentrar a informação fazendo inferências ou generalizações a partir de fontes diversas

19 Jornalísticas Actua como jornalista
Reúne dados e organiza-os em textos jornalísticos Maior destaque para o rigor, lealdade e justiça Menor destaque para a criatividade Incorpora opiniões divergentes das dos alunos Toma consciência dos seus próprios preconceitos ou minimiza-os na escrita

20 Analíticas Procura semelhanças, diferenças e suas implicações
Mostra , num determinado tema, como as coisas se relacionam entre elas Especula ou infere o que as diferenças e as semelhanças significam Permite a compreensão de como as coisas funcionam em conjunto Procura relações de causa e efeito entre as variáveis

21 Design Revela recursos e obstáculos como os verdadeiros designers
Exemplos: Criar um itinerário Desenhar uma cripta num estilo de uma dada época Requer que se crie um produto ou um plano de acção que satisfaça uma determinada finalidade Funciona dentro de limites reais Encoraja a criatividade

22 Elaboração de produtos criativos
São menos previsíveis do que as tarefas de design Ênfase à criatividade e à auto-expressão Desempenho do papel de um designer, engenheiro, ... Pode tomar a forma de uma história, poema, pintura, jogo, canção, sátira,... Exemplos recriar um quadro de um pintor criar um porta-fólio de uma família feudal

23 Consenso Requer que sejam considerados diferentes pontos de vista
Expõe os alunos a diferentes sistemas de valores Estimula a capacidade de resolver conflitos Aborda a história e acontecimentos recentes Boa para tópicos que geram controvérsia Leva a: Criação de critérios próprios para seleccionar itens Avaliação do produto Uso de recursos em diferentes suportes (que serão reescritos) Transformação da informação

24 Persuasão Desenhada para Como produto, elaborar um poster, um vídeo...
desenvolver um caso convincente influenciar opiniões simular ou satirizar julgamentos assembleias municipais, .... Como produto, elaborar um poster, um vídeo...

25 Julgamento O aluno desempenha quase sempre um papel
Ordena ou classifica itens Toma uma decisão fundamentada a partir de algumas opções Explica ou defende um sistema de avaliação Requer e apoia os alunos na criação dos seus próprios critérios para a avaliação Fornece um conjunto de critérios para fazer um juízo

26 Auto-conhecimento Assegura um maior conhecimento de si próprio
Leva os alunos a responder a questões sobre si próprios Desenvolvida através duma exploração orientada Organizada a partir de: tópicos autoconhecimento objectivos a longo prazo apreciação de arte resposta a estímulos literários

27 Científicas Ajuda os alunos a compreender como a ciência funciona
Formula hipóteses a partir dos recursos Verifica as hipóteses reunindo dados a partir dos recursos Descreve os resultados e as implicações no formato de relatório científico

28 Processo Descrição dos passos necessários à execução da tarefa
Pode incluir: a divisão da tarefa em sub-tarefas descrição dos papéis a serem desempenhados perspectivas a serem desenvolvidas Pode ainda incluir conselhos sobre a aprendizagem ou sobre relações inter-pessoais (ex: como conduzir um brainstorming) A sua descrição deve ser curta e clara

29 Orientações Indicações sobre a maneira de organizar a informação
Pode tomar a forma de: questões orientadoras indicações para completar sistemas organizacionais tais como tabelas cronológicas, mapas de conceitos, ... indicações para a gestão do tempo, ....

30 Conclusão finaliza a aventura recorda o que aprenderam
encoraja a aplicar a experiência a outras situações

31 Avaliação Referência a formas de avaliação dos alunos (grelhas, questionários, ...)

32 Como desenvolver uma WebQuest
Familiarizar-se com os recursos disponíveis na Internet Organizar os recursos em categorias Identificar tópicos/conteúdos curriculares para os quais há materiais adequados Construir a WebQuest Aplicar a WebQuest Avaliar a WebQuest

33 Tipos de WebQuests Curto prazo (aquisição e integração do conhecimento) 1 a 3 aulas Longo prazo (permite uma análise mais profunda dos conceitos e encoraja os alunos a desenvolver uma apreciação mais profunda do assunto) 1 semana a 1 mês

34 O papel do professor (em dois planos)
Plano da exploração em contexto curricular A WebQuest deve estar ligada às actividades anteriores e posteriores .. Plano da construção das suas próprias WebQuests.

35 Integração curricular da internet – um problema dos professores
O professor como a chave do problema A formação como motor de mudança das práticas educativas O professor como protagonista dessa mudança

36 Potencialidades formativas
Resolução de problemas Personalização e contextualização de recursos Pragmatismo Trabalho cooperativo e/ou colaborativo Inovação Autoria

37 WebQuests e desenvolvimento profissional dos professores
“A chave da competência profissional é a capacidade de equacionar e resolver – em tempo oportuno- problemas da prática profissional (...) é um misto de saber e saber fazer” Pedro Ponte

38 A criação de WebQuests na formação de professores
Um desafio à autoria Núcleo Minerva/Centro de Competência Nónio da Universidade de Évora 6 de Julho de 2001


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