A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO Aprendizagem Continuada Nossas Novas Alfabetizações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO Aprendizagem Continuada Nossas Novas Alfabetizações"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO Aprendizagem Continuada Nossas Novas Alfabetizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO SEMINÁRIO Aprendizagem Continuada Nossas Novas Alfabetizações

2 Aprendizagem Continuada
Equipe Danilo Campestrini Jaqueline Amamby Medeiros Lúcia Helena Marques Sebastião Dos Reis Netto Professores Francisco Antônio Pereira Fialho Christianne C. S. Reinisch Coelho Disciplina Ergonomia Cognitiva

3 Aprendizagem Continuada Nossas Novas Alfabetizações
Objetivo Geral: Mostrar como o acesso a um crescente número de fontes de informação e de conhecimento pode mudar as perspectivas de educação  EDUCAÇÃO CONTINUADA

4 Aprendizagem Continuada Nossas Novas Alfabetizações
Objetivo Específicos: Refletir sobre as diversas alfabetizações que ocorrem em nossas vidas Apresentar o contexto de mudanças que devem ser feitas para o novo paradigma da aprendizagem (LEARNING).

5 GENTILEZA - MARISA MONTE
EDUCAÇÃO CONTINUADA GENTILEZA - MARISA MONTE APAGARAM TUDO PINTARAM TUDO DE CINZA A PALAVRA NO MURO FICOU COBERTA DE TINTA SÓ FICOU NO MURO TRISTEZA E TINTA FRESCA

6 EDUCAÇÃO CONTINUADA NÓS QUE PASSAMOS APRESSADOS PELAS RUAS DA CIDADE
MERECEMOS LER AS LETRAS E AS PALAVRAS DE GENTILEZA POR ISSO EU PERGUNTO A VOCÊS NO MUNDO SE É MAIS INTELIGENTE O LIVRO OU A SABEDORIA

7 EDUCAÇÃO CONTINUADA O MUNDO É UMA ESCOLA A VIDA É O CIRCO
AMOR PALAVRA QUE LIBERTA JÁ DIZIA O PROFETA

8 Aprendizagem Continuada
O homem Ser Holístico Visto na sua Total Com Potencial para desenvolver múltiplas inteligências Multidimensional

9 Aprendizagem Continuada
O fenômeno da cognição Humana é

10 Aprendizagem Continuada
“O que é uma pessoa educada?” A maioria dos entrevistados respondeu que uma pessoa educada é a que tem respeito com as pessoas. Sabe ocupar seu lugar Sabe se realcionar com os outros

11 Aprendizagem Continuada
O respeito foi entendido como: aos mais velhos aos outros a si mesmo às crianças aos direitos viver em grupo viver em sociedade

12 Aprendizagem Continuada
“O que é uma pessoa alfabetizada?” A maioria das pessoas entrevistadas respondeu que é a pessoa que... domina o mundo das letras. se apropriou dos códigos, dos símbolos. participa da cidadania. sabe perceber as coisas do mundo. aprende sempre mais. tem capacidade criadora.

13 Alfabetização - Conceituação
Aprendizagem Continuada Alfabetização - Conceituação É uma construção histórico-cultural. É um processo contínuo. É termo polissêmico. Abrange diferentes linguagens Ler e produzir significados

14 Novas alfabetizações baseiam-se no Learning
Aprendizagem Continuada Novas alfabetizações baseiam-se no Learning O aprender por si (auto-aprendizagem) Na construção das próprias competências. Nas mudanças de visão de mundo. Nas novas possibilidades tecnológicas. escola virtual métodos alternativos aprendizagem continuada   No surgimento de um novo paradigma: “A ética da solidariedade ou beoética.”

15 Baseia-se nos princípios
O novo paradigma que são DA AUTONOMIA DA JUSTIÇA DA BENEFICIÊNCIA

16 Bioética É o paradigma Bioética que:
“Estudo sistemático da conduta humana na área das ciências da vida e dos cuidados da saúde, quando examinada à luz dos valores e princípios morais.” É o paradigma Bioética que: restaura o diálogo como método amplia o campo da compreensão humana do saber viver ético como sabedoria prática

17 Formas de alfabetização
Como existem várias maneiras de entender a cognição humana e os processos cognitivos, existem também diversos modelos para entender ALFABETIZAÇÃO.

18 ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA
A Arte pode ser vista como: harmonia / equilíbrio processo criativo (criatividade) transcendentalização / auto-conhecimento perpetuação do imanente e transedental eternização do amor cósmico, humano, místico síntese dos sonhos

19 ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA
Os objetos criados pelo Homem Falam à imaginação Orientam as ações para o poder ser da realidade Representam simbolicamente o homem e o mundo, atribuindo-lhes sentido.

20 São pouco valorizadas na formação do Homem Moderno
ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA As Manifestações da Arte plásticas dramáticas musicais São pouco valorizadas na formação do Homem Moderno

21 ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA
Alfabetização pela arte é. . . sensibilizar o homem para o mundo. provocar a releitura do mundo é mudar a relação do homem consigo, com o outro, com o mundo despir-se de preconceitos, quebrar paradigmas, tornar-se disponível,

22 Se do alfabeto político
ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA Se do alfabeto político (BRECHT) - nascem: A injustiça social, a prostituta Alfabetização Artística Menor abandonado, político vigarista ...

23 Ao analfabeto artístico é sonegado
ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA Ao analfabeto artístico é sonegado A interpretação dos códigos e símbolos A leitura do mundo, da vida A oportunidade de uma vida mais feliz.

24 EMOÇÃO ALAFABETIZAÇÃO EMOCIONAL
“Agitação ou perturbação da mente, sentimento, paixão, qualquer estado mental veemente ou excitado”. (Goleman) É o mecanismo que desencadeia objetivos sub-objetivos sub-objetivos , etc

25 Alfabetizar Emocionalmente é:
ALAFABETIZAÇÃO EMOCIONAL Alfabetizar Emocionalmente é: Produzir experimentos e estratégias vivenciadas que agucem as funções cerebrais (ANTUNES,Celso) ensinando a dominar as emoções e a gostar de si mesmo. As funções: Abastecer a memória de longo prazo Produzir apredizagem significativa

26 ALAFABETIZAÇÃO EMOCIONAL
Para GOLEMANN Inteligência Emocinal Autoconhecimento Administração das emoções Empatia Automotivação Capacidade de relacionamento pleno

27 Alfabetização Ecológica
Tornar o homem ecosófico “Reconectar-se com a teia da vida significa construir, nutrir e educar comunidades sustentáveis, nas quais podemos satisfazer nossas aspirações e nossas necessidades sem diminuir as chances das gerações futuras.” (CAPRA)

28 Alfabetização Ecológica
Eco-alfabetizado significa . . . “entender os princípios básicos da ecologia, dos ecossistemas e usá-los para criar sociedades humanas sustentáveis.” (Capra)

29 Alfabetização Ecológica
Nova visão de mundo: ECOCÊNTRICO NOVO MODELO 1 - Sistêmico 2 - Ecológico Pensar 3 - Holístico

30 Alfabetização Ecológica
1 - Sistêmico pertencemos a uma rede trabalho em rede NETWORK

31 Alfabetização Ecológica
2 - Ecológico interdependência reciclagem cooperação parceria flexibilidade diversidade PRINCÍPIOS

32 Alfabetização Ecológica
3 - Holístico um todo integrado sustentabilidade VISÃO DE MUNDO

33 Alfabetização Ecológica
A Educação Ambiental é: Uma exigência educacional Uma contribuição filosófica e metodológica à educação geral. Realização da utopia da sociedade justa. Inter, multi e transdisciplinar.

34 Alfabetização Ecológica
A Educação Ambiental Busca: Estabelecer nova aliança entre o homem e a natureza. Desenvolver uma nova razão. Consolidar a democracia. Solucionar problemas ambientais. Melhorar a qualidade de vida.

35 Alfabetização Ecológica
A Educação Ambiental Exige: Ética nas relações econômicas, políticas e sociais. Uma atitude, não só reflexiva, mas ativa ou comportamental.

36 As ciências predominantes na sociedade do saber são:
Alfabetização Ecológica As ciências predominantes na sociedade do saber são: A ecologia  ciências da vida A antropologia  ciências do homem A cosmologia  ciências do cosmos

37 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA
É uma necessidade: Na vida profissional passamos por várias revoluções tecnológicas. O domínio do código da linguagem tecnológica é fator de democratização. Para a interação participativa e crítica do homem com o mundo.

38 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA
Tem como objetivos: aprender a aprender criar inventar soluções próprias formar para autonomia (Para não repetir, copiar, imitar) DEMO, Pedro

39 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA
Não é conceito fechado e acabado. As tecnologias mudam. Nos permite uma leitura crítica e criativa.

40 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA
Relaciona habilidades de: Compreensão do mundo Compreensão da linguagem tecnológica Manipulação técnica das tecnologias

41 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA
Ferramenta para o trabalho e a comunicação Meio de superação da percepção ingênua do mundo Meio de expressão e libertação do homem

42 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA
Necessária para evitar nova exclusão As facilidades tecnológicas não são usufruídas igualmente por todos Torna o profissional atuante na sociedade (mais cidadania).

43 O NOVO PARADIGMA DE EDUCAÇÃO
Baseado no Conceito Holístico de Homem A mudança é a base da EDUCAÇÂO Para o indivíduo como para as organizações a única forma de sobrevivência é a atualização (mudança). “A única constante é a mudança” Kátia Zero

44 Valoriza: O NOVO PARADIGMA DE EDUCAÇÃO O “aprendente”
A inteligência cooperativa O processo cooperativo As múltiplas competências

45 O modelo da novas aprendizagens se baseia nos princípios
O NOVO PARADIGMA DE EDUCAÇÃO O modelo da novas aprendizagens se baseia nos princípios das múltiplas inteligência da visão ecocêntrica da Bioética das novas tecnologias

46 Visão do Processo de Apredizado Paradigma do Treinamento
(Terra) Paradigma do Treinamento Paradigma do Aprendizado É em processo estritamente racional É em processo ativo e laborioso que envolve todos os sentidos

47 Visão do Processo de Apredizado Paradigma do Treinamento
Paradigma do Aprendizado Ocorre desconectado da realidade É um indissociável processo mental e emocional que depende da experiência

48 Visão do Processo de Apredizado Paradigma do Treinamento
Paradigma do Aprendizado Ocorre, principalmente pela absorção de conhecimento explícito Ocorre através de diversas habilidades dando importância à intuição e ao conhecimento tácito

49 Paradigma do Treinamento
Métodos Cetificados Paradigma do Treinamento Paradigma do Aprendizado Aconselhamento Aprendizado em equipe Aprendizagem Benchmarking Compartilhamento Programas formais de treinamento Treinamento individual

50 Nossa Visão de Educação.
“O homem não é um edifício ou prédio pré-fabricado que alguém monta ... “O homem deve se construir com as próprias mãos, cultivando a si mesmo, promovendo a realização pessoal é um ser cultural”.

51 Nossa Visão de Educação.
A aprendizagem é contínua Existem muitas formas de reciclagem As novas alfabetizações apresentadas podem ser o começo para introduzir um novo paradigma. Fim

52


Carregar ppt "SEMINÁRIO Aprendizagem Continuada Nossas Novas Alfabetizações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google