A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Aprendizagem Continuada Nossas Novas Alfabetizações UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO SEMINÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Aprendizagem Continuada Nossas Novas Alfabetizações UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO SEMINÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 1 Aprendizagem Continuada Nossas Novas Alfabetizações UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO SEMINÁRIO

2 2 Equipe Danilo Campestrini Jaqueline Amamby Medeiros Lúcia Helena Marques Sebastião Dos Reis Netto Professores Francisco Antônio Pereira Fialho Disciplina Ergonomia Cognitiva Christianne C. S. Reinisch Coelho Aprendizagem Continuada

3 3 Nossas Novas Alfabetizações Objetivo Geral: Mostrar como o acesso a um crescente número de fontes de informação e de conhecimento pode mudar as perspectivas de educação EDUCAÇÃO CONTINUADA

4 4 Aprendizagem Continuada Nossas Novas Alfabetizações Objetivo Específicos: Refletir sobre as diversas alfabetizações que ocorrem em nossas vidas Apresentar o contexto de mudanças que devem ser feitas para o novo paradigma da aprendizagem (LEARNING).

5 5 EDUCAÇÃO CONTINUADA G ENTILEZA - MARISA MONTE APAGARAM TUDO PINTARAM TUDO DE CINZA A PALAVRA NO MURO FICOU COBERTA DE TINTA APAGARAM TUDO PINTARAM TUDO DE CINZA SÓ FICOU NO MURO TRISTEZA E TINTA FRESCA

6 6 NÓS QUE PASSAMOS APRESSADOS PELAS RUAS DA CIDADE MERECEMOS LER AS LETRAS E AS PALAVRAS DE GENTILEZA POR ISSO EU PERGUNTO A VOCÊS NO MUNDO SE É MAIS INTELIGENTE O LIVRO OU A SABEDORIA EDUCAÇÃO CONTINUADA

7 7 O MUNDO É UMA ESCOLA A VIDA É O CIRCO AMOR PALAVRA QUE LIBERTA JÁ DIZIA O PROFETA EDUCAÇÃO CONTINUADA

8 8 O homem Ser Holístico Visto na sua Total Com Potencial para desenvolver múltiplas inteligências Multidimensional Aprendizagem Continuada

9 9 O fenômeno da cognição Humana é

10 10 A maioria dos entrevistados respondeu que uma pessoa educada é a que tem respeito com as pessoas. Sabe ocupar seu lugar Sabe se realcionar com os outros O que é uma pessoa educada? Aprendizagem Continuada

11 11 aos mais velhos aos outros a si mesmo às crianças aos direitos viver em grupo viver em sociedade O respeito foi entendido como: Aprendizagem Continuada

12 12 A maioria das pessoas entrevistadas respondeu que é a pessoa que... domina o mundo das letras. se apropriou dos códigos, dos símbolos. participa da cidadania. sabe perceber as coisas do mundo. aprende sempre mais. tem capacidade criadora. O que é uma pessoa alfabetizada? Aprendizagem Continuada

13 13 Alfabetização - Conceituação É uma construção histórico-cultural. É um processo contínuo. É termo polissêmico. Abrange diferentes linguagens Ler e produzir significados Aprendizagem Continuada

14 14 Novas alfabetizações baseiam-se no Learning O aprender por si (auto-aprendizagem) Na construção das próprias competências. Nas mudanças de visão de mundo. Nas novas possibilidades tecnológicas. escola virtual métodos alternativos aprendizagem continuada No surgimento de um novo paradigma: A ética da solidariedade ou beoética. Aprendizagem Continuada

15 15 DA AUTONOMIA DA JUSTIÇA DA BENEFICIÊNCIA Baseia-se nos princípios O novo paradigma que são

16 16 Bioética Estudo sistemático da conduta humana na área das ciências da vida e dos cuidados da saúde, quando examinada à luz dos valores e princípios morais. É o paradigma Bioética que: restaura o diálogo como método amplia o campo da compreensão humana do saber viver ético como sabedoria prática

17 17 Como existem várias maneiras de entender a cognição humana e os processos cognitivos, existem também diversos modelos para entender ALFABETIZAÇÃO. Formas de alfabetização

18 18 ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA harmonia / equilíbrio processo criativo (criatividade) transcendentalização / auto-conhecimento perpetuação do imanente e transedental eternização do amor cósmico, humano, místico síntese dos sonhos A Arte pode ser vista como:

19 19 Os objetos criados pelo Homem Falam à imaginação Orientam as ações para o poder ser da realidade Representam simbolicamente o homem e o mundo, atribuindo-lhes sentido. ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA

20 20 As Manifestações da Arte plásticas dramáticas musicais ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA São pouco valorizadas na formação do Homem Moderno

21 21 Alfabetização pela arte é... sensibilizar o homem para o mundo. provocar a releitura do mundo é mudar a relação do homem consigo, com o outro, com o mundo despir-se de preconceitos, quebrar paradigmas, tornar-se disponível, ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA

22 22 Se do alfabeto político (BRECHT) - nascem: A injustiça social, a prostituta Alfabetização Artística Menor abandonado, político vigarista... ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA

23 23 Ao analfabeto artístico é sonegado A interpretação dos códigos e símbolos A leitura do mundo, da vida A oportunidade de uma vida mais feliz. ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA

24 24 ALAFABETIZAÇÃO EMOCIONAL É o mecanismo que desencadeia objetivos EMOÇÃO Agitação ou perturbação da mente, sentimento, paixão, qualquer estado mental veemente ou excitado. (Goleman) sub-objetivossub-objetivos, etc

25 25 Alfabetizar Emocionalmente é: Produzir experimentos e estratégias vivenciadas que agucem as funções cerebrais (ANTUNES,Celso) ensinando a dominar as emoções e a gostar de si mesmo. As funções: Abastecer a memória de longo prazo Produzir apredizagem significativa ALAFABETIZAÇÃO EMOCIONAL

26 26 Para GOLEMANN Inteligência Emocinal Autoconhecimento Administração das emoções Empatia Automotivação Capacidade de relacionamento pleno ALAFABETIZAÇÃO EMOCIONAL

27 27 Alfabetização Ecológica Reconectar-se com a teia da vida significa construir, nutrir e educar comunidades sustentáveis, nas quais podemos satisfazer nossas aspirações e nossas necessidades sem diminuir as chances das gerações futuras. (CAPRA) Tornar o homem ecosófico

28 28 Eco-alfabetizado significa... entender os princípios básicos da ecologia, dos ecossistemas e usá-los para criar sociedades humanas sustentáveis. (Capra) Alfabetização Ecológica

29 29 NOVO MODELO Pensar 1 - Sistêmico 2 - Ecológico 3 - Holístico Nova visão de mundo: ECOCÊNTRICO Alfabetização Ecológica

30 Sistêmico pertencemos a uma rede trabalho em rede NETWORK Alfabetização Ecológica

31 Ecológico interdependência reciclagem cooperação parceria flexibilidade diversidade PRINCÍPIOS Alfabetização Ecológica

32 Holístico um todo integrado sustentabilidade VISÃO DE MUNDO Alfabetização Ecológica

33 33 Alfabetização Ecológica Uma exigência educacional Uma contribuição filosófica e metodológica à educação geral. Realização da utopia da sociedade justa. Inter, multi e transdisciplinar. A Educação Ambiental é:

34 34 Alfabetização Ecológica Estabelecer nova aliança entre o homem e a natureza. Desenvolver uma nova razão. Consolidar a democracia. Solucionar problemas ambientais. Melhorar a qualidade de vida. A Educação Ambiental Busca:

35 35 Alfabetização Ecológica Ética nas relações econômicas, políticas e sociais. Uma atitude, não só reflexiva, mas ativa ou comportamental. A Educação Ambiental Exige:

36 36 As ciências predominantes na sociedade do saber são: A ecologia ciências da vida A antropologia ciências do homem A cosmologia ciências do cosmos Alfabetização Ecológica

37 37 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA Na vida profissional passamos por várias revoluções tecnológicas. O domínio do código da linguagem tecnológica é fator de democratização. Para a interação participativa e crítica do homem com o mundo. É uma necessidade:

38 38 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA Tem como objetivos: aprender a aprender criar inventar soluções próprias formar para autonomia (Para não repetir, copiar, imitar) DEMO, Pedro

39 39 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA Não é conceito fechado e acabado. As tecnologias mudam. Nos permite uma leitura crítica e criativa. Alfabetização Tecnológica:

40 40 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA Compreensão do mundo Compreensão da linguagem tecnológica Manipulação técnica das tecnologias Relaciona habilidades de:

41 41 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA Ferramenta para o trabalho e a comunicação Meio de superação da percepção ingênua do mundo Meio de expressão e libertação do homem Alfabetização Tecnológica:

42 42 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA Necessária para evitar nova exclusão As facilidades tecnológicas não são usufruídas igualmente por todos Torna o profissional atuante na sociedade (mais cidadania). Alfabetização Tecnológica:

43 43 A mudança é a base da EDUCAÇÂO Para o indivíduo como para as organizações a única forma de sobrevivência é a atualização (mudança). A única constante é a mudança Kátia Zero O NOVO PARADIGMA DE EDUCAÇÃO Baseado no Conceito Holístico de Homem

44 44 O NOVO PARADIGMA DE EDUCAÇÃO O aprendente A inteligência cooperativa O processo cooperativo As múltiplas competências Valoriza:

45 45 O modelo da novas aprendizagens se baseia nos princípios das múltiplas inteligência da visão ecocêntrica da Bioética das novas tecnologias O NOVO PARADIGMA DE EDUCAÇÃO

46 46 Visão do Processo de Apredizado Paradigma do Treinamento Paradigma do Aprendizado É em processo estritamente racional É em processo ativo e laborioso que envolve todos os sentidos (Terra)

47 47 Ocorre desconectado da realidade É um indissociável processo mental e emocional que depende da experiência Visão do Processo de Apredizado Paradigma do Treinamento Paradigma do Aprendizado

48 48 Ocorre, principalmente pela absorção de conhecimento explícito Ocorre através de diversas habilidades dando importância à intuição e ao conhecimento tácito Visão do Processo de Apredizado Paradigma do Treinamento Paradigma do Aprendizado

49 49 Métodos Cetificados Programas formais de treinamento Treinamento individual Aconselhamento Aprendizado em equipe Aprendizagem Benchmarking Compartilhamento Paradigma do Treinamento Paradigma do Aprendizado

50 50 O homem não é um edifício ou prédio pré- fabricado que alguém monta... O homem deve se construir com as próprias mãos, cultivando a si mesmo, promovendo a realização pessoal... é um ser cultural. Nossa Visão de Educação.

51 51 Nossa Visão de Educação. A aprendizagem é contínua Existem muitas formas de reciclagem As novas alfabetizações apresentadas podem ser o começo para introduzir um novo paradigma. Fim

52 52


Carregar ppt "1 Aprendizagem Continuada Nossas Novas Alfabetizações UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO SEMINÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google