A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Psicologia dos Objetos do Dia-a-dia

Cópias: 1
numa promoção de FRANCISC FIALHO BETH SCHIRMER ILSA G. SILVA ADRIANE CAMARGO JOEL LACERDA MARILEI LEMOS Apresentam:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Psicologia dos Objetos do Dia-a-dia"— Transcrição da apresentação:

1 A Psicologia dos Objetos do Dia-a-dia

2 O homem é constituído por um esqueleto delgado...

3 recoberto de matéria branda, frágil, delicada, sensível, gostosa !!

4 por isto necessita de objetos que compensem esta fragilidade...

5 ... à compressão

6 ... ao calor

7 ... ao corte

8 ... à abrasão por atrito!

9 O que você vê de comum nas estruturas destes objetos?

10 Eles são ferramentas e se compõem de uma parte operativa e uma interface

11 A ergonomia é a ciência das interfaces

12 Adaptar os objetos ao homem e não o contrário

13 Há também os objetos decorativos
(função estética)

14 ... objetos rituais (função transcendental)

15 ... E os objetos do desejo.

16 Que valores você atribui a um objeto?

17 Valor intrínseco => custo de produção

18 Valor funcional => utilidade

19 ...Valor simbólico ( o que representa em nossa sociedade).

20 ? Qual destes três valores (intrínseco, funcional, simbólico) a
publicidade usa para te pegar ?!

21 Na década de quarenta as publicidades eram assim:
racionais, objetivas, ingênuas...

22 Agora são assim: emocionais, subjetivas.

23 Mais de 80% das compras feitas em shoppings são emocionais. Você sabia?
A turma do marketing já !

24 A toda esta tralha que nos acompanha chamamos de cultura material

25 De quantos objetos você precisa para viver
?

26 A cultura material é resultado das tecnologias que usamos para nos mediar com a natureza

27 Imagine a falta de energia elétrica numa metrópole por uns 20 dias
Imagine a falta de energia elétrica numa metrópole por uns 20 dias. Vai faltar: Luz Água Alimentos Segurança Transporte Saúde Ordem Informação

28 Katimba foi reconhecido em sua aldeia como excelente fazedor de lanças.

29 ( Você é um excelente fazedor de quê? )

30 Katimba não foi mais caçar
Katimba fazia lanças Katimba experimentava lanças Katimba projetava lanças

31 Katimba inaugurou o dilema dos projetistas
Katimba inaugurou o dilema dos projetistas. Como projetar o que ele não usa? ? ? ? ? ? ? ?

32 Katimba agora necessita da descrição do Modelo de boa lança feita pelos caçadores

33 “ Um objeto abstrato é só uma definição, um objeto concreto não pode ser completamente definido ”
Régnier

34 A comunicação está sujeita aos “tropeços” da linguagem

35 Como você compreende a frase:
“ Colombo pôs um ovo em pé” ?

36 Dois sujeitos não percebem a mesma coisa
Jnjngnf Bnvjkbnvcjkbn Dois sujeitos não percebem a mesma coisa

37 “ A idéia do universo não é minha. A minha idéia do universo é minha. ”
Fernando Pessoa

38 Objetos desejáveis que existem em quantidade limitada podem virar produtos

39 Intangíveis – são objetos abstratos: serviços
PRODUTOS: Tangíveis – são objetos concretos: bens Intangíveis – são objetos abstratos: serviços

40 Em 1971 a INTEL lançou um circuito integrado contendo todas as unidades de uma CPU - o 4004.
Ele foi uma das sementes da revolução da informação.

41 A lógica digital aliada à eletrônica vem desmaterializando os objetos

42

43 Quantos relógios há na sua casa?

44 de pulso despertador do vídeo da TV do microondas do som do celular da TV digital

45 Alguns deles são tangíveis outros são intangíveis

46 A onda da informação como as demais aumentou a dependência e alienação das pessoas

47 É cada vez mais difícil criar um modelo mental do funcionamento dos objetos

48 Há cada vez mais funções em objetos cada vez menores

49 Já não é possível acessar diretamente todas as funções, falta espaço para tanto botão!

50 O acesso por navegação implica em uso de modelos mentais mais complexos

51 Quem sabe descrever o procedimento para programar um VCR para gravar o programa do canal 13 às 20:00h na próxima quarta-feira?

52 Ao usar um objeto você recorre a memória: de longo termo de curto termo e a memórias externas

53 Um bom design facilita o uso do objeto funcionando como a memória externa

54 A forma icônica facilita a decodificação porque não implica no conhecimento de um código
A informação da memória externa pode ser passada de forma icônica ou simbólica

55 A lógica do engenheiro não é a lógica do usuário. Lembra do Katimba?

56 Uma historinha de lógicas diferentes:
“ Uma professora querendo “trazer para o concreto” , propõe: Zequinha: - Em um fio há 5 periquitos. Você dá uma pelotada e mata um. Quantos ficaram?

57 Só o morto, professora! - Lógica interessante, Zequinha, mas está errado. Ficaram 4 periquitos.

58 A professora pensou e arriscou: - Seria a que chupava?
- Raciocínio interessante, professora, mas está errado. A casada era a que estava de aliança !!! A REVANCHE - Professora, ontem na piscina havia três moças tomando picolé. Uma lambia, uma chupava e a outra mordia. Qual delas era a casada?

59 A ambiguidade surge quando a forma do objeto não denuncia sua função e uso

60 A ambiguidade pode acontecer por complexidade...

61 ... por ser um objeto de outra cultura ...

62 ... ou por excesso de estilização do objeto:

63 O que é isto?

64 Dois patrícios recém-chegados sentaram no bar e pediram duas gasosas
Dois patrícios recém-chegados sentaram no bar e pediram duas gasosas. O garçom pôs dois copos emborcados diante deles e foi buscar a bebida.

65 - Opa ! Já estão a nos testar, o meu copo não tem boca !
- Se tivestes reparado bem terias visto que nem fundo eles têm !!

66 A ergonomia cognitiva é o ramo da ciência que estuda a relação entre homem e objeto através da cognição.

67 A ergonomia auxilia no projeto de interfaces indicando como formamos os mapas mentais e como colocamos e recuperamos dados na memória.

68 Também considera os estereótipos de interpretação
H? AH? Para que lado devemos girar o botão para mover o dial como indicado?

69 Uma outra característica interessante da nossa mente é a tendência a não aceitar o aleatório, procurando modelos para tudo.

70 O que é?

71 O que é?

72 O que é?

73 Resposta: 6 mexicanos comendo tortilhas

74 Confesse, você já ficou procurando formas nas nuvens !!!

75 Os objetos também podem facilmente nos impor significados
Os objetos também podem facilmente nos impor significados. Algumas relações Freud explica.

76 “ A ausência do objeto tem o mesmo valor semântico do objeto .”

77 A semiótica se ocupa do estudo dos significados.

78 Qual é o sexo deste bebê ?

79

80 Lembra do valor simbólico dos objetos
Lembra do valor simbólico dos objetos ? A propaganda abusa da semiótica para nos sugerir idéias muitas vezes de forma subliminar, inconsciente.

81 Sugere: Sofisticação

82 Agilidade

83 ... poder

84 A propaganda faz isto porque sabe que o primeiro passo para uma compra é a identificação.

85 Porque: “ Usamos os objetos para darem a imagem que queremos que os outros tenham de nós” Ettore Sottsass

86 “ Terão os primeiros objetos sido as jóias ? ”

87 “ Até a revolução industrial as necessidades da sociedade impulsionavam a tecnologia. Atualmente a tecnologia gerada pelas empresas dirige nosso comportamento. “

88 “ A tecnologia tem nos oferecido objetos que prometem fazer tudo, mas que de tão complexos de usar não conseguem fazer nada.” Donald Normann

89 “ Confesso que não sei aquecer uma xícara de café em um de nossos microondas ”
Kenneth Olsen - Engenheiro Chefe da Digital Equipment Corp.

90 “O que fazemos com todas as frustrações com as quais os objetos nos brindam diariamente por não tê-los ou por tê-los ? ” Donald Normann

91 “ Então virei pro meu filho e disse:
- Olhe o circo da tecnologia. Não é lindo, incrível, maravilhoso?

92 É. Mas não há leões, tigres, caramelos, maçãs-do-amor, nem palhaços
É. Mas não há leões, tigres, caramelos, maçãs-do-amor, nem palhaços.” Grupo Yes FIM


Carregar ppt "A Psicologia dos Objetos do Dia-a-dia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google