A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Face A face constitui um maciço ósseo que se situa por diante e para baixo do crânio. Nela estão situados os órgãos do sentido e o início do aparelho respiratório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Face A face constitui um maciço ósseo que se situa por diante e para baixo do crânio. Nela estão situados os órgãos do sentido e o início do aparelho respiratório."— Transcrição da apresentação:

1 Face A face constitui um maciço ósseo que se situa por diante e para baixo do crânio. Nela estão situados os órgãos do sentido e o início do aparelho respiratório e digestório.

2

3 É constituída por 2 ossos ímpares e 6 pares, totalizando 14 ossos.
O único móvel é a mandíbula que é um dos ímpares, enquanto os demais formam o bloco superior, constituídos pelos pares e mais o vômer.

4

5 O principal osso do conjunto superior é a maxila.
Em torno dela situam-se os outros, isto é, de cada lado da face devemos situar a maxila com a qual os demais se articulam, não só os pares, como também o vômer, que é impar.

6 Os ossos pares são: maxila zigomático palatino lacrimal
concha nasal inferior nasal.

7

8

9 Maxila A maxila é um osso bastante irregular, apresentando um corpo e 4 saliências, que são: Processo zigomático Processo frontal Processo palatino Processo alveolar

10

11 Processo zigomático, que se expande lateralmente, articulando-se com o osso zigomático
Processo frontal, que se projeta para cima, articulando-se com o osso frontal

12 Processo palatino, que se dirige horizontalmente, no sentido medial, indo se articular com o homólogo do lado oposto, constituindo os ¾ anteriores da abóbada palatina.

13

14 O ¼ posterior é representado pelo osso palatino.
O lado superior destes ossos constitui o soalho da cavidade nasal.

15 Processo alveolar, dirigindo-se para baixo e apresentando uma série de pequenas escavações que são os alvéolos, onde se implantam os dentes superiores.

16 Zigomático O osso zigomático (malar) é um osso losângico, e constitui a proeminência da face (maçãs do rosto).

17

18

19

20 Seus ângulos são importantes porque são articulares.
O ângulo superior constitui o processo frontal e vai se articular com o osso frontal.

21

22 O ângulo posterior constitui o processo temporal, que se articula com o processo zigomático do osso temporal (para constituir o arco zigomático) Os ângulos anterior e inferior se articulam com a maxila.

23

24 De sua borda ântero-superior sai uma expansão que é a superfície orbital, a qual entra na formação do soalho da órbita.

25 Palatino É um osso par em forma de L, com uma lâmina vertical e outra horizontal, formando ângulo reto.

26

27

28 A lâmina vertical é chamada de lâmina perpendicular e entra na constituição da parede lateral (de cada lado) da cavidade nasal, enquanto a lâmina horizontal complementa posteriormente o plano horizontal constituído pelos processos palatinos das duas maxilas.

29 Assim sendo, a lâmina horizontal do palatino apresenta uma face nasal (soalho da cavidade nasal) e uma face palatina (abóbada palatina).

30 Lacrimal O osso lacrimal, o menor e mais frágil osso da face, tem a forma de uma unha entra na constituição da parede medial da órbita. Está situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas.

31

32 Em sua face lateral encontramos uma goteira vertical que contribui para a formação do canal nasolacrimal.

33

34

35 Concha nasal inferior A concha nasal inferior é o terceiro e mais inferior enrodilhado ósseo que se situa nas paredes laterais da cavidade nasal.

36

37 A concha nasal inferior se estende horizontalmente ao longo da parede lateral da cavidade nasal e consiste de uma lâmina de osso esponjoso. Superior à concha nasal inferior está a concha nasal média e a concha nasal superior.

38

39

40

41 Nasal O nasal é um osso retangular, formando com o do lado oposto, o dorso do nariz. Articula-se superiormente com o frontal e lateralmente com o processo frontal da maxila.

42

43

44 Vômer È um osso ímpar, representado por uma lâmina sagital em forma de paralelogramo, cujo grande eixo se dirige para baixo e para frente.

45

46

47 O vômer entra na constituição do septo nasal, situando-se por trás da lâmina perpendicular do etmóide.

48 Articulando-se superiormente com o esfenóide e inferiormente com a linha de união das duas lâminas horizontais dos ossos palatinos e dos processos palatinos da maxilas.

49 Mandíbula A mandíbula, osso ímpar, no qual se implantam os dentes inferiores, articula-se pelas duas extremidades com os ossos temporais.

50

51 É constituído essencialmente por uma lâmina vertical em forma de U, que é o corpo.
Das extremidades do corpo ascendem duas lâminas quadrangulares que são os ramos da mandíbula.

52 O corpo apresenta uma superfície externa (face anterior) e outra interna (face posterior).

53

54 A borda superior do ramo apresenta 3 acidentes
Processo condilar = cabeça da mandíbula Processo coronóide Incisura da mandíbula


Carregar ppt "Face A face constitui um maciço ósseo que se situa por diante e para baixo do crânio. Nela estão situados os órgãos do sentido e o início do aparelho respiratório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google