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SME DOT Educação Infantil REDE EM REDE – FASE 3/ 2008.

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1 SME DOT Educação Infantil REDE EM REDE – FASE 3/ 2008

2 Avaliação 2007 Total: 825 (incluindo as unidades inauguradas após o início da Formação) Inscritos: 742 CPs, ou seja, 89,93% da Rede 1. Avaliações dos Coordenadores Pedagógicos participantes em relação ao impacto do Programa nas Unidades: a. Criança: Porcentual: Valor calculado com base na média obtida nas avaliações (item referente ao Formador Central); Sem Valor (0): refere-se às avaliações que o Formador Local não fez (não desenvolveu a proposta), e/ou dos CPs que não fizeram. AVALIAÇÕES RECEBIDAS TOTAL 439 TABELA II – PORCENTUAL (%) 1 CRIANÇA Grau de mudança observada nas experiências das crianças LINGUAGEM INSCR ITOS AVALIA ÇÕES RECEBI DAS % NadaPoucoMuito Total mente Não Resp. Pólos 1 ao 14: BRINCAR ,380,8425,7963,526,303,52 Pólos 15 ao 18: ARTES ,704,6543,4445,6851,20 Pólos 19 ao 24: ORAL E ESCRITA ,481,9238,4633,7924,451,37 Pólos 25 ao 28: MÚSICA ,800,3726,7463,957,341,53 Pólos 29: DANÇA Pólo 30: TEATRO 16956,257,7746,6645,5500

3 b. Professor: Porcentual: Valor calculado com base na média obtida nas avaliações (item referente ao Formador Central); Sem Valor (0): refere-se às avaliações que o Formador Local não fez (não desenvolveu a proposta), e/ou dos CPs que não fizeram. AVALIAÇÕES RECEBIDAS TOTAL 439 TABELA II – PORCENTUAL (%) 1 PROFESSOR Grau de mudança observada na equipe de professores LINGUAGEM INSC RITO S AVALI AÇÕES RECEB IDAS % NadaPoucoMuito Total mente Não Resp. Pólos 1 ao 14: BRINCAR ,380,4627,4459,9411,101,02 Pólos 15 ao 18: ARTES ,701,7240,1752,584,311,20 Pólos 19 ao 24: ORAL E ESCRITA ,481,096,5941,2051,090 Pólos 25 ao 28: MÚSICA ,800,9326,9758,6012,091,39 Pólos 29: DANÇA Pólo 30: TEATRO 16956,

4 c. Coordenador Pedagógico: Porcentual: Valor calculado com base na média obtida nas avaliações (item referente ao Formador Central); Sem Valor (0): refere-se às avaliações que o Formador Local não fez (não desenvolveu a proposta), e/ou dos CPs que não fizeram. AVALIAÇÕES RECEBIDAS TOTAL 439 TABELA II – PORCENTUAL (%) 1 COORDENADOR PEDAGÓGICO Grau de mudança na prática de atuação LINGUAGEM INSC RITOS AVALI AÇÕES RECEB IDAS % NadaPoucoMuito Total mente Não Resp. Pólos 1 ao 14: BRINCAR ,380,2915,8873,659,151,00 Pólos 15 ao 18: ARTES ,700,5622,7962,4411,672,48 Pólos 19 ao 24: ORAL E ESCRITA ,480,544,1232,9662,360 Pólos 25 ao 28: MÚSICA ,800,6517,9351,4824,235,62 Pólos 29: DANÇA Pólo 30: TEATRO 16956,25048,5551,3300

5 2. Avaliações dos Coordenadores Pedagógicos participantes em relação ao FORMADOR LOCAL: Porcentual: Valor calculado com base na média obtida nas avaliações (item referente ao Formador Local); Coluna Sem Valor (0): refere-se às avaliações que o Formador Local não fez (não desenvolveu a proposta), e/ou dos CPs que não fizeram.

6 Objetivos 2008 Implementar as Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil através do Programa A Rede em rede: a formação continuada na educação infantil; Contribuir para a consolidação do Projeto Pedagógico; Fortalecer a Gestão Pedagógica compartilhada pela equipe gestora de cada Unidade (representada pelo Diretor e Coordenador Pedagógico).

7 Ações que serão Desenvolvidas O Programa A Rede em rede em sua fase 3/ 2008 desenvolver-se-á em quatro frentes: Formação Central (CPs e Diretores) e Local (CPs) Jornadas Pedagógicas: Unidade Seminários: DRE para representantes das Unidades Cursos Optativos: Professores, a critério das DREs

8 Formação Central Formação do Diretor e do Coordenador Pedagógico voltada para uma Gestão Pedagógica compartilhada que qualifique o atendimento oferecido às crianças tendo como subsídio o documento Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil Paulistana (no prelo). Características: 1. Encontros mensais, regionais, dos FCs com os Diretores e Coordenadores Pedagógicos 2. Quinta-feira: 3ª e 4ª (ou 5ª) semana de cada mês 3. Previsão: março a novembro 4. Duração: 4 horas; 5. Manhã e tarde; 6. Grupos constituídos por segmento CEI ou EMEI; 7. Articulação com as Jornadas Pedagógicas, Seminários e Cursos Optativos.

9 Formação Local Contribuir na formação do Coordenador Pedagógico, através da Supervisão de Práticas, para o aperfeiçoamento e consolidação do Plano de Formação desenvolvido pelo mesmo nas unidades, subsidiado pelo documento Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil. Características: 1. Encontros mensais dos Formadores Locais com as Coordenadores Pedagógicos (4 horas); 2. Sugestão: quintas-feiras, 1ª e 2ª semana de cada mês. 3. Previsão: março a novembro 4. Manhã ou Tarde; 5. Grupos constituídos de forma a integrar a participação de CEIs e EMEIs Importante: a. Encontros mensais com Assessor Local e DOT-EI: início em fevereiro b. Terças-feiras: 3ª ou 4ª semana de cada mês. c. Serão formados dois grupos de FLs.

10 Profissionais envolvidos Os formadores locais atuarão na formação dos Coordenadores Pedagógicos, de forma articulada com a equipe da DOT EI. Isso envolverá as seguintes atividades: Encontros mensais de 4 horas para cada grupo de Coordenadores Pedagógicos. Observação: o total de horas de cada formador variará de acordo com a quantidade de grupos locais Encontro mensal com o Assessor Local e DOT-EI Planejamento e elaboração de pautas, roteiros e relatórios dos encontros Acompanhamento e avaliação das Jornadas Pedagógicas, dos Seminários e das Publicações, entre outras atividades

11 Jornada Pedagógica Esta proposta versará sobre o Projeto Pedagógico, seu desenvolvimento e características. Colaboradores: Equipes das Unidades e das DREs, formadores locais e centrais, e assessores.

12 Seminário Será realizado um seminário em cada DRE, visando a a implementação e consolidação das orientações curriculares e expectativas de aprendizagens, a socialização dos processos e produtos do Programa o diagnóstico e avaliação do mesmo. Observação: 1. Estarão envolvidos, direta ou indiretamente, de acordo com interesses, necessidades e possibilidades, todos os participantes do Rede em rede 2. Os trabalhos da Rede, apresentados no seminário, poderão ser divulgados em publicações, revistas eletrônicas ou DVDs, de acordo com os encaminhamentos regionais de cada DRE.

13 Cursos Optativos Serão realizados pelas DREs, em consonância com as diretrizes de SME/ DOT EI, visando o aprofundamento das temáticas propostas nas Orientações Curriculares que contemplem as necessidades dos professores no trabalho cotidiano com as crianças. Estarão envolvidos neste evento as DOTs-P das DREs e os professores (e/ ou outros educadores) das Unidades de Educação Infantil da rede. Para a realização dos cursos serão credenciados Formadores pela SME/ DOT-EI e/ou DRE. A contratação e seu processo serão de responsabilidade da DRE.


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