A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nas Ondas do Rádio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nas Ondas do Rádio"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nas Ondas do Rádio
Rádio Escola – 2ª Parte

2 Roteiro Programa Nas Ondas do Rádio O que é roteiro?
detalhamento sequencial de todas as ações e recursos técnicos necessários para a realização de um programa. Elementos do roteiro Cabeçalho Técnica (intervenções) Locução (intervenções) Indicação de tempo Ficha técnica

3 Construindo um roteiro
Programa Nas Ondas do Rádio Construindo um roteiro Passo a passo: Escolha o tema Escolha o texto base Adapte o texto básico para a locução (linguagem radiofônica) Escolha as trilhas musicais (background ou bg) Organize a sequência para a produção do programa Grave

4 Programa Nas Ondas do Rádio
Lauda

5 Programa Nas Ondas do Rádio
Dicas: Notícias A notícia, por definição, é uma informação nova, verdadeira e interessante. A eficácia do rádio enquanto veiculador de notícias está diretamente ligada à sua agilidade. Por isso, quanto mais quente for a notícia, melhor. Não descarte nenhuma colaboração: a pauta jornalística pode surgir da percepção de pessoas mais conectadas à realidade que o próprio repórter (inclusive o ouvinte).

6 Programa Nas Ondas do Rádio
Dicas: Notícias A redação radiofônica deve ser coloquial e dirigida diretamente ao ouvinte. Para tanto, sempre leia em voz alta o que escreveu para perceber a sonoridade. Seja econômico e objetivo. Lembre-se de que cada segundo desnecessário exigido da atenção do ouvinte prejudica a audiência da emissora. A pronúncia errada do nome de uma cidade, de uma pessoa, ou de alguma palavra em língua estrangeira é uma falha grave. Estude antes!

7 Dicas: Entrevista Programa Nas Ondas do Rádio
Prepare a entrevista de antemão, procurando conhecer o máximo sobre: o entrevistado, o tema da entrevista e o objetivo da mesma. Ao prever possíveis respostas, tenha à disposição um leque de perguntas suplementares. Antes de realizar a entrevista, discuta previamente as questões com o entrevistado. Dê preferência a questões curtas, diretas e objetivas. Como entrevistador, nunca fale mais do que o entrevistado. Também não convém aparentar erudição ou conhecimentos profundos sobre o tema tratado, do contrário, o ouvinte pode não saber quem está respondendo as perguntas.

8 Dicas: Entrevista Programa Nas Ondas do Rádio
Arredonde os números e, na lauda, escreva-os sempre por extenso. Evite expressões estrangeiras que tenham correspondência em nossa língua afinal, você está transmitindo basicamente, para cidadãos do nosso país! Fuja do “gerundismo” e dos verbos auxiliares dispensáveis. Prefira o discurso direto e os verbos no infinitivo. Preserve sua opinião sobre os fatos noticiados. A maioria dos ouvintes gosta de formar suas próprias opiniões e está muito mais interessada na precisão e objetividade da notícia.

9 Dicas: Entrevista Programa Nas Ondas do Rádio
Utilize o princípio da “ingenuidade esclarecida”: tendo claro seu objetivo, faça perguntas que um ouvinte faria, tentando conhecer aspectos novos sobre o assunto em questão. Evite as perguntas múltiplas que podem confundir o entrevistado e o ouvinte, bem como as afirmações categóricas. Caso a resposta não atenda ao que foi perguntado, insista, polidamente, no questionamento. O entrevistador não deve discutir seus próprios pontos de vista sobre o tema com o entrevistado. As perguntas não devem ser fechadas, intimidatórias, vexativas, autoritárias e nem capciosas. O entrevistador deve direcionar e não conduzir a entrevista. Use a palavra “finalmente” apenas uma vez na entrevista. Encerre sempre agradecendo ao entrevistado.

10 Dicas: Debates Programa Nas Ondas do Rádio
Um debate nada mais é que a transmissão de uma notícia ou tema de interesse, analisada a partir das opiniões conflitantes representadas por um ou mais convidados: No rádio, um debate pode contar com um número limitado de participantes (de dois a cinco), além do mediador. Para que o público não se confunda, é conveniente a presença de participantes de ambos os sexos. Se o debate envolve apenas o mediador e um entrevistado, temos o formato talk-show.

11 Dicas: Debates Programa Nas Ondas do Rádio
A mesa-redonda, é composta por um grupo de experts com opiniões divergentes que se manifestam com liberdade. O mediador intervém minimamente. Um debate com a participação direta do público (ao vivo ou por telefone) entre especialistas que respondem perguntas, pode ser chamado de colóquio. Quando o público participa apenas indiretamente do debate, manifestando-se por meio de cartas ou , temos algo mais próximo de um painel. Se não há participação do ouvinte, temos um simpósio.

12 Dicas: Debates Programa Nas Ondas do Rádio
O mediador é uma pessoa culta e bem preparada que deverá conduzir o debate mantendo as perguntas e respostas numa relação de pertinência com o tema debatido. A função primordial do mediador é controlar o tempo total do debate, distribuindo-o em parcelas equivalentes a cada um dos participantes. O mediador deve evitar assumir uma posição claramente contrária ou favorável aos participantes. Seu papel é o de moderador do debate, evitando descontroles: ele deve refrear os excessos verbais, mas também, incentivar a manifestação dos debatedores menos falantes. Os interlocutores devem saber de antemão o objetivo, o alcance e as limitações do debate. Todos devem saber o nome dos demais participantes. É interessante, a título de encerramento, propiciar a todos os interlocutores uma “palavra final”.

13 Veiculação Programa Nas Ondas do Rádio Como veicular o seu programa
Na Rádio Escola Ao vivo – utilizando o programador Zara Rádio ou qualquer outro recurso de áudio (caixa amplificada, mesa de som com amplificador…) Gravado – utilizando o programa de edição Audacity é possível produzir e apresentá-lo por meio de CD ou através do computador

14 Veiculação Programa Nas Ondas do Rádio 2. Rádio na internet
Podcast – página web destinada a hospedagem de áudio Como veicular no podcast? Produzir seu programa em formato digital (use o Audacity) Salvá-lo em mp3 Entrar no podcast Publicar seu programa no podcast Divulgar o link para os amigos

15 Clique aqui e conheça a biblioteca sonora!
Programa Nas Ondas do Rádio Exemplos Vamos ouvir alguns exemplos e identificar aspectos como gêneros e outras características? Clique aqui e conheça a biblioteca sonora!

16 http://nasondasdoradio.ning.com midianaescola@gmail.com
Programa Nas Ondas do Rádio Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessores/as Carlos Eduardo Fernandez Eveline Araujo Izabel Leão Jairo Martins de França Marciel Consani Mauro Cordeiro Patricia Horta Salete Soares


Carregar ppt "Programa Nas Ondas do Rádio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google