A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Muitas Civilizações Antigas deixaram-nos legados em forma de impressionantes construções que ainda nos sensibilizam pela sua magestosidade e enormes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Muitas Civilizações Antigas deixaram-nos legados em forma de impressionantes construções que ainda nos sensibilizam pela sua magestosidade e enormes."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Muitas Civilizações Antigas deixaram-nos legados em forma de impressionantes construções que ainda nos sensibilizam pela sua magestosidade e enormes dimensões. *** MUITAS PASSAM QUASE DESPERCIBIDAS POR TODO O MUNDO. *** As igrejas dos cristãos coptas, em Lalibela, Etiópia – África, do século XII, que foram construídas escavando a rocha das montanhas, formam um conjunto de construções monolíticas de arquitectura impressionante. Clicar… só nas páginas escritas

4 Lalibela – Etiópia !

5 Misteriosa e enigmática Etiópia!!!

6 Lalibela é um milagre. A tradição diz que os anjos ajudaram o Rei Lalibela, soberano desse país de 1181 a 1221, a cinzelar essas maravilhas esculpidas em pedra. *** Uma aldeia perdida nas terras altas, ao norte de Etiópia, tem um dos conjuntos arquitectónicos mais bonitos do mundo: uma dúzia de igrejas talhadas na pedra viva, blocos únicos abaixo do nível do terreno, cinzelando toneladas de pedra vulcânica, até conseguirem que dali brotassem monolíticas catedrais, em valas profundas. *** O verdadeiramente milagre é que Lalibela permaneceu incomunicável até poucas décadas atrás. *** Os seus templos continuam tão activos como no primeiro dia, mantendo imutáveis os rituais, orações e cânticos tal como se desempenhavam na época de Lalibela.

7

8 As doze igrejas foram escavadas abaixo da superfície da terra, atingindo, em alguns casos, os 15 metros de profundidade. Cercadas por pátios e valas, túneis e passadiços, ligam-se entre si, entre um edifício e o próximo. *** As igrejas são tesouros na Etiópia, assim como as grandes pirâmides o são no Egipto. *** A cidade de Lalibela situada entre penhascos íngremes de mais de 2.500 metros, é uma verdadeira delícia. *** As igrejas esculpidas nas rochas de Lalibela, Etiópia, foram declaradas Património da Humanidade pela Unesco, em 1978.

9

10

11 Nenhuma é igual à outra, esculpidas em blocos únicos, sem ladrilhos, madeira, nem argamassa. *** "Construídas por Deus", dizem os sacerdotes. *** A vida em Lalibela não mudou em séculos, as pessoas ainda vão à missa todos os dias envoltas em túnicas e turbantes de algodão branco para cantar e orar. *** Nas paredes de pedra, decoradas com simplicidade enfática, observam-se dezenas de santos, anjos e virgens de pele morena e expressão ingénua pintadas por antigos artistas. *** Mas logo que os olhos se vão habituando à penumbra, descobrem-se maravilhosos murais policromáticos nas paredes, representando cenas da Bíblia.

12

13

14 O cristianismo chegou à Etiópia no século IV e hoje sobrevive na sua forma ortodoxa. *** Os Templários não participaram na construção destas igrejas; existem provas que foram obra exclusiva da civilização etíope medieval. *** 60% da população professa-o, tal como ocorreu em 1881, em plena tolerância com o Islão de 30%. E este é o outro milagre. ***

15 F I M Traduzido do espanhol por:


Carregar ppt "Muitas Civilizações Antigas deixaram-nos legados em forma de impressionantes construções que ainda nos sensibilizam pela sua magestosidade e enormes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google