A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo."— Transcrição da apresentação:

1 Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo oceano. Uma massa de ar polar, pode se tornar mais quente ao atingir a linha do Equador. Na América do Sul, 02 regiões funcionam como fontes de massas de ar: Amazônia ocidental (onde passa a massa equatorial continental. Quente e úmida) e a planície do chaco ( massa Tropical continental)

2 Ufpi) A dinâmica atmosférica sobre o espaço brasileiro está representada no esboço gráfico a seguir, tendo as letras A, B e C como símbolos indicativos das posições e trajetórias das principais massas de ar que atuam no Brasil. Essas massas são denominadas, respectivamente: a) polar atlântica, polar pacífica e equatorial continental. b) tropical atlântica, equatorial continental e tropical continental. c) equatorial continental, polar atlântica e polar ártica. d) equatorial continental, tropical atlântica e polar atlântica e) polar atlântica, tropical atlântica e polar continental.

3 - mEc – funciona como célula de divergência dos ventos alísios(dos trópicos para o Equador).
mEa – Quente e úmida. Atua no Meio Norte e no litoral amazônico. mTa – Influencia diretamente o clima da costa oriental brasileira mPa – fria e úmida, origina-se na latitude da Patagônia argentina e atua na parte meridional do Brasil. No inverno, a mPa pode chegar na Amazônia causando a friagem.

4

5 CLIMAS BRASILEIROS Equatorial úmido: Altas temperaturas e elevada umidade e pequena amplitude térmica anual. Litorâneo úmido: Quente e chuvoso. Pluviosidade entre e 2.000mm. Provoca chuvas orográficas ou de relevo pois o ar úmido se eleva e o vapor de água se condensa. Tropical: Inverno seco e verão chuvoso. Pluviosidade de 1.500mm. Nos meses mais frios, a massa polar atlântica avança e se divide em friagem e geada. Clima tropical semi-árido: Abrange o Sertão Nordestino. Pluviosidade de no máximo 750mm anuais.

6 Clima subtropical úmido: Maiores amplitudes térmicas
Clima subtropical úmido: Maiores amplitudes térmicas. Mistura da massa tropical atlântica e polar atlântica.


Carregar ppt "Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google