A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Nascente: local onde o rio tem início Foz: local onde o rio termina. Pode ser o mar, um outro rio ou um sumidouro (uma “caverna” ou passagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Nascente: local onde o rio tem início Foz: local onde o rio termina. Pode ser o mar, um outro rio ou um sumidouro (uma “caverna” ou passagem."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Conceitos Nascente: local onde o rio tem início
Foz: local onde o rio termina. Pode ser o mar, um outro rio ou um sumidouro (uma “caverna” ou passagem subterrânea). A nascente sempre fica em local mais alto que a foz! Afluente: rio ligado a um rio principal ou mais importante Margem do rio: área seca no entorno do rio Curso do rio: é o caminho percorrido pelo rio.

4 Conceitos Meandro: curvas do rio. Quanto mais raso é um rio, mais meandros ele tende a ter. Várzea: área inundada pelo rio, nos períodos mais chuvosos. Cheia: período mais chuvoso, quando o rio tem mais água em seu curso. Planície aluvial: planície, próxima aos rios, onde ocorre constante deposição de sedimentos.

5 Cordilheira do Himalaia - Monte Everest

6 Exemplos de Erosão (ação dos agentes externos)

7

8 Intemperismo e

9

10

11

12

13

14 Bacias Hidrográficas É a ÁREA drenada até um rio principal.
Toda água que passa nessa bacia hidrográfica (área) terá como destino, provavelmente, o rio principal, direta ou indiretamente (através de seus afluentes).

15

16

17

18 Drenagem: é o escoamento da água sobre a superfície terrestre
Rede de drenagem: é o conjunto de “escoamentos” da água sobre a superfície. Inclui tanto os rios permanentes e temporários quanto os locais onde a água escorre, sem ser, necessariamente, um rio.

19

20 Leitura páginas 174 e 176 e exercícios da página 176

21

22

23

24

25 Tratamento de Esgoto

26 Várzeas: o caso do Rio Tietê
Rio Tietê antes da retificação

27 Várzeas: o caso do Rio Tietê

28 Meandro abandonado

29 Rio Tamanduateí

30

31

32

33

34


Carregar ppt "Conceitos Nascente: local onde o rio tem início Foz: local onde o rio termina. Pode ser o mar, um outro rio ou um sumidouro (uma “caverna” ou passagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google