A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTIFÓLIO & MIDIATECA Programa Nas Ondas do Rádio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTIFÓLIO & MIDIATECA Programa Nas Ondas do Rádio."— Transcrição da apresentação:

1 PORTIFÓLIO & MIDIATECA Programa Nas Ondas do Rádio

2 Conceito

3 Programa Nas Ondas do Rádio PORTIFÓLIO Originalmente com o sentido de pasta onde se guardam folhas, pode ser entendido hoje como um mostruário mais significativo de trabalhos de um artista ou grupo. MIDIATECA Derivação do termo Biblioteca (biblos = livro) estendendo seu sentido para Mídia (ou Media). Trata-se de um acervo organizado apto a acumular e disponibilizar informação em formato multilinguagem: imagem, áudio, vídeo e hipertexto.

4 Programa Nas Ondas do Rádio Por quê?

5 Programa Nas Ondas do Rádio Por quê? Três bons motivos Registro para conclusão e avaliação de projetos escolares. Compartilhamento das produções com outras escolas e redes. Preservação da memória dos projetos escolares.

6 Programa Nas Ondas do Rádio O que é preciso para começar?

7 Programa Nas Ondas do Rádio É preciso... Organização para: A EQUIPE Quem seleciona o material? Quem formata o material? Quem posta o material? O MATERIAL Texto – projetos, roteiros, relatórios, matérias, formulários, listas e correspondência virtual. Imagens – fotos, desenhos digitalizados, gráficos, GIFs animados Áudio - registros sonoros, músicas, ambiências, efeitos sonoros. Vídeo - registros em vídeo, tutoriais e videoaulas, videoarte, ´reportagens e documentários.

8 Programa Nas Ondas do Rádio Definição para: O REPOSITÓRIO FÍSICO HD – tamanho, preço, local de armazenagem. Discos ópticos – CDs, DVDs, outras mídias (Blu-Ray) Outros – pendrives, cartões de memória. O REPOSITÓRIO VIRTUAL Blog Podcast Canal de vídeo Site Outros (gDocs, Slideshare) É preciso...

9 Programa Nas Ondas do Rádio Definição para: Os Formatos Texto – DOC vs. RTF Foto – TIF/BMP vs. JPG Áudio – WAV vs. MP3 Vídeo – AVI vs. MPG Outros: animações PP, Flash, Planilhas, etc. OBS: Considere o tamanho médio dos arquivos: Foto em boa resolução e tamanho <> 01 a 02 Mb Áudio estéreo em formato WAVE <> 50 Mb cada 05 minutos. Áudio estéreo em formato MP3 <> 04 Mb cada 05 minutos Vídeo AVI em alta resolução <> 250 Mb cada 10 minutos. Vídeo MPEG 2 em baixa resolução <> 20 Mb cada 10 minutos. É preciso...

10 Programa Nas Ondas do Rádio Conclusão: três desafios a superar

11 Programa Nas Ondas do Rádio Perguntas-chave Desafio 1 Como criar, no meio escolar, uma cultura de preservação histórica associada à leitura crítica das produções? IMPLICA EM SABER: O que é valioso e o que é descartável nos dias de hoje? O que é memória coletiva e qual a sua importância? Como ler criticamente a mídia?

12 Programa Nas Ondas do Rádio Perguntas-chave Desafio 2 Que critérios estabelecer para seleção e classificação do material preservado? IMPLICA EM SABER: O que é exercício e o que é produção? O que é original, o que é cópia e o que é re-criação? O que é só mero registro e o que é para ser compartilhado?

13 Programa Nas Ondas do Rádio Perguntas-chave Desafio 3 Como definir soluções técnicas viáveis para armazenamento de dados? IMPLICA EM SABER: Que recursos estão disponíveis? Eles podem ser ampliados? Existem soluções livres para armazenamento? Devem ser adotadas normas de classificação biliográfica?

14 Programa Nas Ondas do Rádio Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessores/as Carlos Eduardo Fernandez Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Mauro Cordeiro Michel Sitnik Patricia Horta Salete Soares


Carregar ppt "PORTIFÓLIO & MIDIATECA Programa Nas Ondas do Rádio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google