Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPaulo Paiva Alterado mais de 9 anos atrás
2
Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP
As novas tecnologias na escola: escolher e implantar hoje pensando no amanhã Prof. Dr. Cesar A. A. Nunes Oort Tecnologia Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP
4
Informe Horizon Edição Iberoamericana 2010
Horizonte de implantação de um ano ou menos: Ambientes colaborativos Meios sociais Horizonte de implantação de dois a três anos: Conteúdos abertos Móveis
5
Quero “ver” o que está acontecendo!
6
Quero “ver” mais! (www.thinkquest.org)
7
Estou gostando!
8
E os alunos?
9
E a avaliação?
10
E a avaliação por pares?
11
Liderando as mudanças (Michael Fullan)
Condutores-chave: Engajamento “moral” das pessoas Desenvolvimento de capacidades Compreensão do processo de mudança Desenvolvimento de culturas de aprendizagem Desenvolvimento de culturas de avaliação Foco na liderança para a mudança Promoção continuada da coerência Cultivo do desenvolvimento nos três níveis
12
A intenção da escola Ético Sistema de Ensino
Ensino para a Compreensão (Wiske, Perkins, Gardner) Competências para o Séc. XXI: pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação, colaboração, tecnologia, compreensão intercultural, autonomia ... Parâmetros Curriculares, Projeto Político-Pedagógico Resultados SAEB, Prova Brasil ...
13
Sabedoria digital – extensões digitais e ampliações
Ampliação do nosso acesso a dados e informações Ampliação da nossa capacidade de fazer análises profundas Ampliação da nossa capacidade de planejar e priorizar Ampliação do nosso conhecimento sobre o outro Ampliação do nosso acesso a perspectivas alternativas
14
Ferramentas do mundo de hoje – google docs, wikis
15
Ferramentas de hoje – Foruns, blogs (moodle, wordpress, blogger …)
16
Ferramentas de hoje – comunidades, grupos (Twitter, YouTube, Facebook …)
17
Ferramentas “Web 2.0” com possibilidades de colaboração
18
Qualificação e ambiente de trabalho
Além do e-Learning – Marc Rosemberg
19
Aprendizado no mundo do trabalho
Além do e-Learning – Marc Rosemberg
20
Integração ao mundo do trabalho
Além do e-Learning – Marc Rosemberg
21
Ambientes para formação e recursos
Aula como lição de casa, lição de casa na aula (projetos, discussões ...) Aprendizagem por projetos, desenvolvimento de competências, rotinas de pensamento, escolas para o pensamento ... Videos, animações, simulações (YouTube, Como tudo funciona, Discovery, banco internacional de objetos do MEC ...)
22
Khan Academy
23
“Atividades abertas” (com ou sem tecnologia)
Schoenfeld (capítulo em “Powerful Learning: what we know about teaching for understanding”. Linda Harling-Dammond, Jossey Bass 2008). Alinhamento entre: Formação Prática Materiais/ Recursos Avaliação
24
A resposta ao meio Out of Control (Fora de Controle) (Kevin Kelly)
Organizações que Aprendem – (A Quinta Disciplina – Cadernos de Campo – Senge et al) Pensamento sistêmico!!! The New Leadership (A Nova Liderança) (Goleman et al) Qualidade Total na Educação (Falconi et al)
25
Conclusão Ferramentas gratuitas: Moodle, ThinkQuest, Google Apps, YouTube, Wordpress ... Tablets, celulares, netbooks ... Formação para a prática, na prática e da prática (com tecnologia, metodologia, estratégias, avaliação ...) Aceitação da diversidade 8 condutores-chave como checklist
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.